fazer login

Áreas do direito: conheça algumas para se especializar

Todo estudante das leis procura por boas áreas do Direito para se...

Publicado quinta, 26 de novembro de 2020
[Capa Áreas do direito: conheça algumas para se especializar]

Todo estudante das leis procura por boas áreas do Direito para se especializar. Afinal, não existe um advogado que atue em todos os segmentos e seja especialista em todos os aspectos da Lei. Afinal, é fato que a questão é muito complexa e não dá para dominar profundamente cada detalhe de cada área. Por isso, é importante se especializar em algum segmento e começar a atuar nele.

No entanto, também é verdade que é importante acertar na escolha do segmento para não chegar no futuro e ficar sem casos. Veja o Direito Trabalhista, por exemplo. Depois da aprovação da Reforma Trabalhista, o número de processos caiu drasticamente, fazendo com que os advogados da área ficassem com poucos casos para pegar e trabalhar. Por isso, é essencial escolher uma área que tenha muita demanda e prospecção de crescimento.

Quer saber quais as melhores áreas do Direito para se especializar? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 áreas do Direito para se especializar

1. Direito Desportivo

O Direito Desportivo é uma área muito interessante do Direito para se especializar. Basicamente, ele trata de todos os segmentos envolvendo esportes, desde a representação de atletas até a composição de regras e regulamentos, passando pela negociação de direitos de transmissão, doping e muito mais.

Essa área é importante para se especializar pois o Brasil é um país que valoriza muito o esporte, especialmente o futebol. Assim, há uma demanda significativa na área, além de um bom fluxo financeiro. Para completar, são poucos os advogados especializados, o que é ainda mais vantajoso.

2. Direito Digital

O Direito Digital é uma área ainda em desenvolvimento, mas que promete se tornar de vital importância em alguns anos. Basicamente, é uma área que trata de todas as leis relacionadas ao ambiente digital.

Isso inclui, claro, o comportamento nas redes sociais, mas também as regras para a gestão de dados (com a efetivação da Lei Geral de Proteção de Dados isso se tornou mais importante) e crimes digitais, como divulgação de fotos, hackeamento ou ameaças.

Uma das vantagens de se especializar na área é que você pode crescer com ela e ajudar a moldar as leis e normas do segmento, já que ele está em constante evolução atualmente.

3. Direito Eleitoral

Os últimos anos mostraram a importância de ser especializado em Direito Eleitoral. Centenas de chapas foram cassadas nas últimas eleições por não cumprirem as regras determinadas pelo jogo. Inclusive, vimos processos de alta importância para a sociedade sendo discutidos amplamente pelas pessoas nas ruas.

Como temos eleições a cada 2 anos (e é necessário se preparar para isso no meio tempo), o advogado especializado em Direito Eleitoral tem uma demanda constante de trabalho. Essa é uma vantagem da área.

4. Direito Ambiental

O ambientalismo é cada vez mais importante, conforme avançamos e a janela para reverter as mudanças climáticas vai diminuindo consideravelmente. Por isso, é importante que advogados entrem na área do Direito Ambiental e possam propor soluções dentro desse segmento.

5. Direito Tributário

No Brasil, as empresas gastam quase 2000 horas por ano preenchendo e pagando impostos. É uma área muito complexa, com diferentes caminhos e que, com um erro, pode gerar um prejuízo enorme para uma empresa.

Por isso, negócios de todos os tamanhos estão dispostos a pagar fortunas para os profissionais que sabem como navegar toda essa complicação burocrática e elaborar o melhor arranjo jurídico para que o negócio pague menos impostos sem quebrar a lei.

Pronto! Agora você já conhece essas áreas do Direito para se especializar e já pode começar a estudar os fundamentos básicos dela. Faça uma pesquisa por conta própria para descobrir qual delas tem mais a ver com a sua personalidade e desperta o seu interesse. Afinal, sem você ser minimamente interessado pelo assunto, será difícil se especializar nele e dedicar tantas horas da sua vida para isso.

Gostou das opções? Qual dessas áreas tem mais a ver com você? Comente abaixo!

Veja nossos cursos na área do Direito

Leia também