fazer login

As melhores dicas caseiras para cabelos lindos e saudáveis

Para ter cabelos sempre lindos, macios, cheirosos e com brilho, é preciso...

Publicado quarta, 09 de dezembro de 2020
[Capa As melhores dicas caseiras para cabelos lindos e saudáveis]

Para ter cabelos sempre lindos, macios, cheirosos e com brilho, é preciso fazer alguns tratamentos especiais com produtos selecionados e de qualidade. Mas nem sempre os produtos em questão são cremes caríssimos, mas uma boa hidratação caseira, pode salvar seu dia e principalmente seus fios.

Tratamento caseiros para os cabelos, são ótimos para deixar os fios sedosos e existem várias receitas básicas e algumas mais elaboradas, para deixar seus cabelos saudáveis. Confira neste artigo, as melhores dicas caseiras para cabelos lindos e saudáveis e como manter a rotina de cuidados em casa.

Hidratação com abacate

O abacate é um fruto muito saboroso e usado em inúmeras receitas culinárias, mas também é um hidratante natural para os fios dos cabelos. O Abacate auxilia na retenção da umidade e oferece tratamento para o couro cabeludo, principalmente para os cabelos mais danificados.

O abacate deixa as fibras dos fios mais fortes, pois corrige o quebradiço que possa ocorrer nos cabelos. Atualmente, existem muitos produtos a base de abacate, mas sem dúvida, a melhor receita para recuperar os fios é usando o fruto natural.

Existem várias receitas fáceis e que podem ser feitas com produtos caseiros. Falaremos de 2 que ajudam a tratar os fios em casa. Você irá precisar de:

- 1 abacate grande;

- 1 frasquinho de vitamina A (vendido em lojas de cosméticos e com preço baixo, esta vitamina ajuda a dar mais força aos fios);

- 1 colher de mel;

- 1 clara de ovo.

Modo de preparar e passar nos cabelos:

- Pegue o abacate e corte ao meio, descartando o caroço e retirando toda polpa e amassando à parte com um garfo;

- Coloque a vitamina A, o mel e o ovo e misture bem, passando nos cabelos do couro cabeludo até o comprimento;

- Faça um coque e deixe agir por 30 minutos e depois enxague bem os cabelos. Esta mistura pode ser feita nos cabelos sujos ou lavados;

- Esta receita pode ser feita a cada 15 dias e auxiliar outras hidratações.

Receita de abacate para os cabelos

Esta receita é perfeita para dar definição aos fios dos cabelos e muito fácil de fazer. Você irá precisar de:

- Meio abacate;

- 2 colheres cheias de creme de leite;

- 2 colheres do creme de hidratação de sua preferência;

- Pomada Bepantol, 1 colher.

Modo de preparar e passar:

- Retire a polpa do abacate e misture com o creme de leite, o creme de sua preferência e o Bepantol;

- Passe do couro cabeludo até as pontas, mecha por mecha e depois faça um coque, prenda e coloque uma touca de alumínio por até 30 minutos;

- Lave em seguida e finalize com secador.

Mamão Papaia

As melhores dicas caseiras para cabelos lindos e saudáveis

Outro fruto muito usado em tratamentos caseiros para os cabelos é o Mamão Papaia.

A fruta possui inúmeras vitaminas que auxiliam na recuperação capilar dos fios, seja para quem está com os cabelos danificados pela ação do vento ou sol, até por quem faça procedimentos químicos que podem ressecar os fios.

Um dos grandes benefícios do Mamão Papaia é que ele possui vitaminas que naturalmente ajudam os cabelos a crescerem com saúde, além de ficarem mais fortes e com brilho. Confira estas duas receitas de Mamão Papaia para os cabelos:

- Uma colher de mel;

- Metade de um mamão papaia;

- Creme de hidratação de seu uso preferencial.

Modo de preparar e passar nos cabelos:

- Faça a mistura dos ingredientes, deixando bem homogêneo e depois passe nos fios, mecha por mecha;

- Faça um coque e coloque uma touca térmica ou de alumínio, deixando por 20 minutos. Lave e finalize com o secador;

- Lembre-se que seus cabelos devem estar bem limpos para fazer o procedimento e pode ser feito essa hidratação a cada 15 dias.

Mistura de mamão papaia para os cabelos:

- 1 com mamão picadinho;

- 1 colher de óleo de coco;

- 1 colher de mel

- 1 copo de iogurte natural.

Modo de preparar e passar nos cabelos:

- Misture todos os ingredientes e bata num liquidificador;

- Depois da mistura homogênea, passe nos fios, mecha por mecha e coloque em uma touca de alumínio por até 30 minutos;

- Enxague bem e seque. Os cabelos ficarão perfumados, com brilho e hidratados.

Dicas de ouro para cuidar dos cabelos em casa

Para cuidar dos cabelos em casa, além da hidratação, é importante seguir uma rotina diária que mantém os cabelos saudáveis e bonitos por mais tempo:

1 - Todas as vezes antes de lavar os cabelos, escove bem com um pente de madeira para ativar a circulação sanguínea e deixar os fios livres, sem fios embolados;

2 - Lave os cabelos sempre em água fria ou morna, pois a água quente queima e dependendo da temperatura, pode até danificar a fibra capilar, a tal ponta de quebrar os fios;

3 - Procure manter um corte prático e que combine com sua rotina. Fios longos acabam precisando de um cuidado maior, enquanto cortes mais curtos e estruturados se tornam mais fáceis de manter em casa;

4- Cuidado na hora de apostar em pintar os cabelos em casa. É preciso cuidado e prática para manchar os fios ou deixá-los ressecados por conta da química utilizada. A dica é usar tonalizantes que mantém a cor viva e conseguem garantir a manutenção a curto prazo, até uma visita ao cabelereiro;

5- Todas as receitas de hidratação caseira listadas, são feitas para uso imediato, nunca para serem guardadas e usadas depois.

Cabeleireiro Básico EW Cursos

Um cabelo digno de revista, precisa estar sempre impecável, e aprender como deixá-lo bonito e saudável, além de se tornar um profissional requisitado no mercado, é um dos focos principais de quem quer seguir na carreira de cabeleireiro.

Faça o curso online Cabeleireiro Básico da EW Cursos, onde você aprenderá o básico da profissão de cabeleireiro e conquistará novas oportunidades de trabalho, além de aprender como cuidar da própria aparência.

O curso é 100% online e um dos mais importantes para iniciar no mercado profissional. Acesse agora a EW Cursos e matricule-se já! Além do curso Cabeleireiro Básico, você conta com mais 600 cursos online com certificado válido em todo país! Não deixe o futuro passar e siga uma carreira de sucesso com os cursos online EW Cursos.

Leia também