Dicas Essenciais Para a Primeira Viagem de Avião

Se você está prestes a fazer a sua primeira viagem de avião, então confira já...

Publicado quinta, 25 de março de 2021
[Capa Dicas Essenciais Para a Primeira Viagem de Avião]

Ah… a primeira viagem de avião, para alguns isso é sinônimo de alegria, ansiedade e empolgação, para outros, envolve um pouco de medo, nervosismo e preocupação.

Mas calma! Pois no artigo de hoje nós iremos te dar algumas dicas realmente importantes para que a sua primeira experiência nos ares seja a melhor possível.

Portanto, se você quer ficar por dentro do assunto, continue acompanhando a leitura com atenção. Esperamos ajudá-lo!

Primeira viagem de avião: dicas essenciais

Planejamento

A sua primeira viagem de avião (e as que você fizer depois também) precisam de um bom planejamento e, de preferência, com antecedência.

Isso porque, assim você conseguirá se organizar melhor, resolver o que precisa resolvido e não passar por perrengues, apertos e dores de cabeça depois.

Portanto, tenha em mente que a sua primeira viagem de avião precisa começar com um belo planejamento!

Ok, mas em que consiste esse planejamento? Basicamente em oito aspectos:

1 - Orçamento;

2 - Período da viagem;

3- Documentação;

4- Reservas;

5- Seguro viagem;

6- Bagagem;

7- Roteiro;

8- E moeda estrangeira (se você for para outro país).

Vamos explicar sobre cada um deles a seguir.

1. Orçamento

Como você sabe, fazer uma viagem (ainda mais de avião) envolve uma série de gastos.

Por isso, a primeira coisa que você precisa resolver em seu planejamento é a questão orçamentária.

Você já tem o dinheiro necessário? Se não, quanto falta para isso? Além do mais, quanto, em média, você irá gastar com a viagem? 

Ter todas essas questões bem alinhadas e definidas é fundamental para você se planejar e não ter problemas com dinheiro depois - até porque, ninguém quer fazer uma viagem para ficar no vermelho e com dívidas, não é mesmo?

Sendo assim, com antecedência, pesquise bastante sobre o destino que você vai e veja quanto você irá gastar, por exemplo, com passagens, hospedagem, transporte, alimentação, passeios, seguro viagem, etc.

A dica de ouro para este tópico é: crie uma planilha em seu computador e vá anotando todos os valores para você já ter uma ideia bem clara da quantia que necessitará.

2. Período da viagem

Quantos dias você ficará no destino e em qual período do ano você irá? Você já pensou e definiu isso? Esse é outro ponto importante que você precisa resolver em seu planejamento.

Se você quer economizar e pegar menos filas/concorrência, a baixa temporada é mais interessante para você. Agora, se você quer ter contato com outros turistas, conhecer pessoas de outros lugares, etc., a alta temporada é o mais indicado.

Além disso, ainda neste tópico, tenha em mente o seguinte: quanto mais dias você ficar, mais dinheiro precisará, afinal de contas, todos os dias você precisará comer, se locomover, etc.

3. Documentação

Para poder entrar em outro país (exceto em destinos aqui da América do Sul), você precisará de um passaporte válido.

Além disso, dependendo do lugar que for, talvez você possa precisar de um Visto e/ou de um Certificado Internacional de Vacinação.

Portanto, certifique-se de ter todos os documentos necessários para a sua primeira viagem de avião, ok? Caso contrário, você poderá ser barrado.

4. Reservas

Fazer reservas é algo importante em seu planejamento, pois te dá mais tranquilidade e segurança em relação a sua viagem.

Já pensou se você chega no destino e não há vagas no hotel que você queria ficar? Ou ainda, se o ingresso para uma atração ou passeio está esgotado? Pode acontecer.

Portanto, tudo o que for possível reservar antes de viajar, reserve.

Inclusive, vale uma dica aqui para o dia da viagem. Se você é de São Paulo e pretende ir com seu carro até o aeroporto, não deixe de reservar uma vaga em um estacionamento no aeroporto de Guarulhos.

Dessa forma, o seu veículo ficará um local seguro enquanto você viaja.

5. Seguro viagem

Mesmo que você faça um excelente planejamento, bem detalhado e com antecedência, imprevistos podem acontecer na sua viagem.

Por isso, não deixe de contratar um seguro viagem para que você tenha cobertura em caso de algum problema, ok?

6. Bagagem

Dicas Essenciais Para a Primeira Viagem de Avião

Ah… a bagagem, este é um tópico que muitas pessoas que vão fazer a primeira viagem de avião erram.

E sabe por quê? Porque exageram, levam mais do que o necessário e acabam deixando a mala pesada (correndo risco de pagar uma taxa pelo excesso) e com pouco espaço de sobra (o que afeta as “comprinhas” na volta).

Portanto, para não errar, a dica de ouro é: alguns dias antes de viajar, pesquise na internet como estará o clima do destino durante o período que você estiver lá.

Se for de muito sol e calor, tem sentido levar várias blusas, casacos, calças, toucas, etc.? Não, não é verdade? Então, avalie o clima do local e monte sua bagagem de maneira inteligente e objetiva.

Além disso, veja as regras da companhia aérea sobre os itens que não podem ir à mala, como objetos pontiagudos (tesoura, faca, etc.), substâncias inflamáveis, entre outros. 

7. Roteiro

Quais passeios você quer fazer? Quais atrações quer conhecer? E quais lugares quer visitar? Você já sabe?

Essa é uma parte importante do seu planejamento, pois é com base no roteiro que você irá se organizar e se guiar quando estiver no destino.

Você não vai chegar no destino e fazer o que vier pela frente, de maneira aleatória, né? Portanto, atente-se ao roteiro! 

E uma dica valiosa para este tópico é: pesquise com antecedência os endereços e horários de funcionamento das atrações, passeios e lugares que deseja aproveitar.

Já pensou se você chega, por exemplo, a um museu que quer muito conhecer e ele está fechado? Seria decepcionante.

8. Moeda estrangeira

Por fim, outro item importante que precisa estar em seu planejamento, caso a sua primeira viagem de avião seja para o exterior, é a compra da moeda estrangeira.

Afinal de contas, você precisará dela para usar no destino. Caso contrário, como é que você fará pagamentos e compras?

Portanto, antes de viajar, vá comprando, aos poucos, a moeda do local que você irá. E uma dica importante: não compre tudo de uma só vez, pois você pode perder boas oportunidades com a variação do câmbio.

Vá comprando a moeda de maneira fracionada, com antecedência, e as chances de você fazer bons negócios e pagar um bom preço médio por ela são maiores.

Dicas essenciais para o dia da viagem

Agora que você está ciente dos pontos mais importantes que devem estar em seu planejamento, é hora de falarmos sobre algumas dicas para o dia da sua viagem! Vamos lá?

Antecedência

No dia de embarcar, é fundamental que você chegue ao aeroporto pelo menos duas horas antes do seu voo. Assim, você conseguirá resolver suas coisas de maneira tranquila e evitará qualquer desgaste.

Documentação

Ao entrar no aeroporto, tenha em mãos os seus documentos de identificação e todos os comprovantes/vouchers necessários para a viagem, pois na hora de fazer o check-in você precisará deles.

Check-in

A parte mais importante começa pelo check-in, pois é neste momento que você confirma para a companhia aérea que está presente e pronto para entrar no voo.

E para isso é bem simples, você pode ir até o balcão da companhia e fazer tudo diretamente por lá, com o auxílio de um atendente. Pode utilizar um totem de autoatendimento no aeroporto ou ainda pode fazer isso online. 

Ou seja, há três opções para você fazer o check-in. Porém, geralmente passageiros de primeira viagem preferem a primeira opção.

Além disso, se você não escolheu um assento, é nessa hora também que você escolherá onde ficará sentado.

Se for possível, opte por assentos localizados mais na parte da frente da aeronave, antes das turbinas, pois são mais tranquilos.

Despacho de bagagem

Se você tiver bagagem para despachar (que, normalmente, todo mundo tem), é no balcão de check-in que você, ou melhor, o atendente da companhia fará por você.

Cartão e sala de embarque

Após fazer o seu check-in e despachar a bagagem, o atendente irá te entregar um cartão de embarque. 

Com ele, você poderá se direcionar à sala de embarque (onde passará pelo raio-x) e claro, depois poderá entrar no avião.

Dentro do avião

Na sua primeira viagem de avião é super normal que haja um certo nervosismo e desconforto. Porém, não se preocupe.

Encontre uma posição que fique confortável para você, ouça as informações/recomendações do piloto e das comissárias de bordo, e busque fazer algo que te distraia/relaxe, como ler um livro, ouvir músicas ou simplesmente dormir.

E caso você tenha alguma dúvida ou não esteja se sentindo muito bem, fale com alguma aeromoça. Elas estão lá para te auxiliar também!

Ajuda

Se você ficar com alguma dúvida em relação a onde tem que ir ou ao que tem que fazer no aeroporto ou no avião, peça ajuda. 

Há diversos funcionários no aeroporto e no avião que podem auxiliá-lo! 

Além disso, há diversas placas e telões no aeroporto que te ajudam a se localizar.

Tenha uma coisa em mente: todos os anos inúmeras pessoas fazem a primeira viagem de avião. Ou seja, você não foi o primeiro e nem será o último. Portanto, fique tranquilo e aproveite!

E se você, assim como nós, adora viajar, que tal fazer o Curso de Ecoturismo para ficar por dentro de tudo que é mais importante a respeito deste assunto?!

Leia também