fazer login

Logística: O que é os 5 fatores para uma carreira de sucesso

Nas empresas, a logística tem um papel fundamental, pois é neste setor que...

Publicado quarta, 03 de março de 2021
[Capa Logística: O que é os 5 fatores para uma carreira de sucesso]

Toda espécie de planejamento é um tipo de logística, que vai muito além de estoque e transporte.

Segundo o dicionário online, Logística é "organização, gerenciamento, gestão e pormenores de atividades, além de um planejamento e projeto de filmes ou campanhas políticas, por exemplo."

O ramo da Logística é importante para qualquer setor de atividade profissional, sendo que atualmente, o mercado está com mais necessidade de pessoas capacitadas e com perfil para seguir na carreira.

Confira tudo sobre logística, o que é e os 5 fatores para uma carreira de sucesso nesta área profissional.

O que é logística?

Além da designação feita na introdução, a Logística também tem por definição, o conjunto de estratégias e planos que visam a entrega de resultados em inúmeras áreas de atuação.

Este conceito, geralmente, é abrangido e mais conhecido, para áreas de transporte e entregas, além de organização e armazenamento. A palavra é oriunda do grego, que significa cálculos e lógica.

Nas empresas, a logística tem um papel fundamental, pois é neste setor que são empregadas o estoque, com sistema de organização que trata de fazer entregas e cuida de toda uma cadeia de distribuição.

Atualmente, a Logística funciona da seguinte maneira:

- Demanda;

- Gestão de armazenamento;

- Transporte e entregas;

- Rede de distribuição.

Não só grandes empresas, mas também as pequenas podem se beneficiar de um trabalho logístico de qualidade, como, por exemplo, é o caso do e-commerce. Para isso, é necessário ter uma estratégia e planejamento integrado e otimizado, para obter os melhores resultados.

Para isso, e pensando na questão de modernização e redução de custos, surgiram dois conceitos dedicados a logística: a logística integrada e a empresarial.

Logística Integrada estabelece todo o processo de compra até a entrega do produto nas mãos do cliente. A logística integrada é implementada com base em um planejamento e controle bem desenhado para aumentar o faturamento, porém visando a redução de custos e melhoria e atualização de todo sistema automatizado, ou não, em prol de maior eficiência logística.

Já na Logística Empresarial, o conceito é mais complexo e deve focar em toda rede de suprimentos e gestão de transporte e estoque, com foco na qualidade operacional e numa melhoria na experiência do consumidor final.

Além desses dois conceitos distintos, ainda existe a Logística Reversa, com foco no cuidado da troca e devolução de produtos.

Nesse setor específico, a política de troca e devolução deve ser bem delimitada pela empresa e cabe ao gestor logístico o controle de cada produto retornado e o fim correto para cada item.

Inclusive, em relação a materiais para descarte, porém com essa finalidade com a menor agressão ao meio ambiente ou como gerador de custos para empresa.

Por fim, ainda frisamos a Logística Internacional, especializada em produtos de importação e exportação, seja via terrestre, mar ou ar, contribuindo para todo processo de recebimento do produto, fiscalização, organização, armazenamento e envio, até seu destino.

5 Fatores para uma carreira de sucesso em logística

Logística: O que é os 5 fatores para uma carreira de sucesso

O gestor logístico é um profissional diferenciado, que necessita de inúmeros conhecimentos e habilidades para ser atraente para o mercado.

A seguir, alguns dos X fatores que o profissional deve ter para obter sucesso em Logística:

1 - Relacionamento estreito com tecnologia

O gestor logístico deve ser um profissional que possui conhecimento tecnológico, ou seja, deve ir além de apenas operar um computador, mas conhecer como funciona planilhas, montá-las e saber analisá-las.

Além disso, deve saber criar apresentações e usar a internet para garantir a otimização dos projetos relacionados, através da Internet das Coisas e Big Data.

2 - Conhecimento em práticas estratégicas e planejamento

O profissional em logística, deve ser um exímio estrategista e planejador, tendo uma visão global do negócio e das necessidades de seu setor e quais as alternativas existentes para otimizar a área, inclusive, usando a criatividade e seu raciocínio lógico.

Este profissional deve estar apto a trabalhar em diversas atividades e setores dentro da área logística, sempre com uma visão pautada na solução de problemas o mais rápido e com o menor custo possível.

3 - Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é hoje uma das virtudes mais procuradas em profissionais, e com o gestor logístico não é diferente. Saber como controlar as próprias emoções, agindo de forma coerente diante de dificuldades, é um diferencial que pode fazer a diferença no dia a dia.

Saber agir sob pressão, suportar críticas e ser resiliente diante de desafios como, por exemplo, contratempos negativos, fazem parte de um profissional com Inteligência Emocional e pode ser um fator que não só enriquece a experiência do profissional, mas pode impulsioná-lo para novas oportunidades dentro do negócio.

4 - Dinâmico e espírito de liderança

Profissional de logística deve ser rápido, atento e proativo, além de um líder nato. Seu dinamismo em resolver problemas e promover ideias simples e baratas, são pontos valorizados em qualquer área da profissão.

Um líder que auxilia sua equipe e enaltece seus subordinados, incentivando e desafiando no momento e com as estratégias certas, para crescimento num todo, é outra habilidade válida neste perfil.

5 - Hábil Comunicador

Saber se comunicar entre as diferentes áreas profissionais e com todos envolvidos no setor logístico, é fundamental para o sucesso da área logística.

A fluidez dos contatos da empresa é essencial para que o setor logístico mantenha um trabalho contínuo e de qualidade.

Cursos Online em Logística EW Cursos

A formação de gestor Logístico, é uma das áreas que mais crescem no Brasil e no mundo. Inclusive, durante a pandemia, ela se tornou ainda mais valiosa, já que as lojas virtuais cresceram vertiginosamente e necessitam de um processo logístico consistente, para que seus produtos cheguem ao destino com qualidade.

Para se preparar melhor para esse mercado em expansão, os cursos online em Logística EW Cursos são a escolha ideal para começar na carreira e seguir na profissão.

São 7 cursos online de logística que darão a você o conhecimento perfeito da área, com conteúdo de qualidade, atualizado e metodologia simplificada. Conclua seu curso em até 12 meses, através de cursos de carga horária flexível, favorecendo seus estudos onde, quando e como você quiser!

Conheça a categoria Logística EW Cursos e estude agora! Obtenha ao final do curso, certificado válido e aceito em todo Brasil. Matricule-se já na EW Cursos e conheça seus mais de 200 cursos 100% online para seu futuro não ficar para depois!

Leia também