fazer login

O papel dos pais na educação dos filhos na pandemia. Dicas para melhorar o aprendizado

Crianças que vão bem na escola, não são bons alunos apenas por seu esforço e...

Publicado sexta, 27 de novembro de 2020
[Capa O papel dos pais na educação dos filhos na pandemia. Dicas para melhorar o aprendizado]

Crianças que vão bem na escola, não são bons alunos apenas por seu esforço e qualidade do ensino, mas muito também pelo esforço dos pais em se dedicar para ajudá-los no processo de aprendizado.

Segundo pesquisa do Saresp, 7 em cada 10 pais, participam ativamente da vida acadêmica de seus filhos, resultando em crianças e jovens mais confiantes e consequentemente, com melhores notas.

Em outra pesquisa, vemos que 19% dos pais são distantes dos filhos em seu relacionamento, enquanto 12% possuem vínculo bem próximo. No caso dos alunos com pais que não participam da vida acadêmica, o desempenho escolar é abaixo da média.

Com a pandemia do novo coronavírus, ficou claro que pais que participam da vida acadêmica de seus filhos, fazem toda diferença na vida escolar e no futuro, na vida profissional dos filhos.

Os números anteriores, comprovam a importância de uma boa base familiar e neste artigo, falaremos sobre o papel dos pais na educação dos filhos e dicas para melhor aprendizado.

Incentive a rotina de estudos

Os pais devem incentivar numa rotina de estudos consistente, indo além das aulas online. Ou seja, a criança estuda de manhã ou a tarde, não importa, o importante é que ela tenha a rotina de fazer o dever depois e manter esta rotina de estudos, principalmente em períodos de provas.

Os pais devem ajudar as crianças a fazer as tarefas, e isso não significa fazer por elas, mas estar junto auxiliando nas dúvidas e apoiando quando acertam as atividades. Este momento deve ser especial, para que a criança sinta segurança, especialmente nestes tempos de estudos em casa, pois assim, quando voltarem para a sala de aula, se readaptará com mais facilidade.

Aproveite as facilidades da tecnologia

Aplicativos e programas de computador e celular, podem ser grandes parceiros dos pais, na hora de ajudar os filhos no processo de estudos em casa. Alguns aplicativos possuem atividades de matemática, onde a criança faz contas desde as mais simples, até as mais elaboradas, na busca de aprender como lidar com os números.

Outros aplicativos voltados para as palavras, auxiliam a criança aumentar seu vocabulário, criando palavras novas. Existem hoje aplicativos sobre história, geografia, biologia, tudo para que os pequenos fiquem mais espertos e inteligentes e um fôlego a mais para os pais na hora de ajudar os filhos.

Leia com seu filho todos os dias

Especialistas não cansam de afirmar como é importante a leitura para uma criança e nós vamos ressaltar essa importância. Além de ajudar a criança a ler melhor, também faz com que ela se torne mais questionadora e se interesse em buscar respostas as suas indagações.

Além disso, a leitura aumenta significativamente nosso vocabulário e incentiva que busquemos novos livros e estilos literários. É papel da escola incentivar a leitura, porém é em casa, junto da família, que os filhos se tornam apaixonados pelos livros.

Leia um livro toda semana com seu filho, desde os livros pedidos pela escola, até aqueles que você conheça do universo infantil, como clássicos, até livros não tão populares. Com o tempo, seu filho escolherá as próprias leituras e terá gosto por isso.

Não demostre sua insegurança e nem perca a paciência

O papel dos pais na educação dos filhos na pandemia. Dicas para melhorar o aprendizado

Durante as aulas online, o nível de estresse dos pais tem estado mais em alto do que o normal, especialmente das mães, ainda, as maiores responsáveis pelos filhos, e as vezes, as únicas responsáveis.

Em tempos de pandemia, elas têm se sentido mais sobrecarregadas do que o normal e com um nível de estresse e culpa- por não conseguir cumprir todas as obrigações com os pequenos durante o dia- trazendo mais insegurança e menos paciência no dia a dia.

A dica é respirar fundo e buscar válvulas de escape, ou seja, ter momentos para estar só ou com as amigas, e desestressar. Além disso, é preciso conversar com os filhos para manter uma boa relação e não deixar o momento estremecer o vínculo.

Se atente para as regras básicas de boa convivência

Obrigado, com licença, por favor, desculpe e bom dia/boa tarde e noite, são cumprimentos e regras básicas de convivência, que devemos seguir, não só no dia a dia, mas na vida por inteiro, e isso deve ser passado as crianças, que devem transparecer na escola, seja presencial ou online.

Outro ponto que deve ser observado, é ensinar as crianças a manter a organização de suas coisas, do seu quarto e estar sempre inteirada e atenta as obrigações e responsabilidades concernentes a escola e os estudos. 

Não pressione demais: criança precisa brincar também

Por mais que exista hora de estudar e que os pequenos precisem de fato estar atentos aos estudos online e as tarefas, eles são apenas crianças e como tais, precisam de atenção e de momentos de lazer.

Brincar ainda é fundamental para uma criança ser plenamente feliz. Por isso, se não dá para chamar os amigos da escola, permita que conversem por vídeo chamada e até joguem algum jogo online.

Em casa, deixe a criança livre pra jogar os brinquedos no chão e brinque junto, dando uma pausa nos afazeres e curtindo o momento. Além de saudável para eles, deixa seu dia muito mais leve.

Benefícios da Parceria entre Escola e Família- EW Cursos

É benéfico o papel dos pais na educação dos filhos, inclusive na questão acadêmica. Para auxiliá-los, é preciso, porém, a ajuda da escola e não somente isso, mas de material de qualidade que dê aos pais, toda estrutura para orientar seus filhos.

Para isso, a EW Cursos criou o curso online Benefícios da Parceria entre Escola e Família, um curso básico e grátis, porém muito completo, que trata de como a escola e a família podem se unir na busca de uma educação melhor para crianças e jovens em seus estudos.

O curso é perfeito para pais de alunos, mas também para a escola, que precisa se preparar e saber como lidar com as novas tendências acadêmicas, principalmente no que diz respeito a educação a distância.

Acesse agora a EW Cursos e matricule-se! São mais de 600 cursos online para você escolher. Mude sua vida profissional com os cursos online EW Cursos!

Leia também