fazer login

Direção Escolar: Os 6 desafios do Diretor na gestão escolar

Gestor do ambiente escolar, o Diretor cuida das obrigações da Direção...

Publicado quinta, 11 de março de 2021
[Capa Direção Escolar: Os 6 desafios do Diretor na gestão escolar ]

Gestor do ambiente escolar, o Diretor cuida das obrigações da Direção escolar, para o funcionamento de qualidade da instituição. Cabe ao profissional, gerir o setor administrativo, pedagógico e auxiliar e dar aos alunos bem-estar em estudar em uma escola de qualidade.

O trabalho que para muitos é visto como fácil e tranquilo, na prática é bastante corrido e cheio de responsabilidades que vão além de dar uma suspensão ou fazer reuniões com os professores. Neste artigo, confira os 6 desafios do Diretor e qual seu papel na gestão escolar.

1-     Ter uma liderança motivadora

Liderar com motivação é um dos pilares que o diretor escolar deve fazer, se quiser ter uma equipe sempre pronta para dar o seu melhor dentro e fora da sala de aula.

O Diretor Escolar não pode esquecer que apenas cobrar eficiência e dinamismo dos professores e outros departamentos, não funciona, mas é preciso, também, focar em maneiras de tornar a vida dos professores mais fácil e menos complexa, já que o dia a dia é bastante desafiador.  

Portanto, elogiar os esforços da equipe, criar planos de carreira dentro da instituição, além de capacitação dos docentes de maneira contínua, são esforços que cabe ao diretor pontuar em prol dos profissionais.

2-     Ser um gestor inteligente

Todo diretor escolar tem em sua formação a pedagogia, e logo, não seria função deste, como professor, saber onde investir este ou aquele valor em prol da escola ou como determinar as necessidades que a escola possui.

Mas como um gestor, o diretor não é um simples docente, mas alguém que deve gerenciar cada ambiente da escola, sabendo onde estão os problemas de infraestrutura, por exemplo, e como e quanto vai custar, a manutenção do espaço.

Como gestor, deve saber como gerir o dinheiro para os gastos considerados fixos e quando houver sobras, como administrá-lo em prol da instituição. Um gestor inteligente, faz orçamentos e investe em benefícios a longo prazo para a escola, sempre pensando em qualidade para os alunos e demais funcionários.

3-     Colocar-se no lugar dos alunos

Além de ser um líder e gestor eficiente, o diretor escolar deve ser, também, alguém que sabe ouvir, um ser empático. Ouvir e entender o que crianças e jovens gostam, ajuda a criar metodologias educacionais inovadoras, tornando as aulas mais atrativas.

Além disso, se colocar no lugar do aluno, pode fazê-lo compreender melhor como é o ambiente socioeconômico que ele vive e que pode ser a realidade de grande parte da escola, se tornando em um importante polo de auxílio social, criando vínculos com outras instituições e tornando a vida dos alunos da região menos desigual.

4 - Resolver e gerenciar conflitos

Direção Escolar: Os 6 desafios do Diretor na gestão escolar

Conflitos sempre existirão onde houver pessoas, pois a forma diferente de pensar e agir, pode criar desde boas ideias, até grandes problemas. O diretor deve se imparcial e sempre resolver possíveis conflitos com seriedade e ouvindo todas as partes envolvidas, buscando soluções que atendam suas reivindicações.

Não é correto o diretor escolher um lado ou se posicionar de forma grosseira e violenta, tornando a situação ainda mais conflituosa. A inteligência emocional nesse momento é fator crucial para garantir a harmonia geral.

5 - Interagir com pais de alunos, mas mantendo a firmeza nas decisões

O Diretor Escolar tem o papel de interagir com pais de alunos, desde recebendo informações sobre a saúde ou algum dado importante do aluno, atendendo os pais em dúvidas quanto ao bem-estar do aluno e principalmente em relação a exigências como reclamações e sugestões da escola em si.

Neste último caso, o diretor deve estar atento a cada solicitação ou posição dos pais, mas sempre mantendo a ordem e planejamento escolar acima de tudo. Muitos diretores perdem o controle da escola, quando permitem que os pais liderem as tomadas de decisão da instituição.

A não ser que a colocação dos pais seja algo que traga ainda mais benefícios a instituição, ainda assim, o diretor deve fazer uma análise das imposições e votar em conjunto com a equipe escolar, garantindo o bom funcionamento da instituição.

6 - Investir em novas tecnologias para a educação do século 21

Quando se fala em investimentos, o diretor escolar pode encontrar dificuldades em como usar o orçamento para trazer mais modernidade e oportunidades para a instituição, e sem sombra de dúvidas, uma forma de fazer um investimento consistente, é em tecnologia.

Escolas com mais segurança, com catracas especiais e câmeras; banheiros com torneiras com sensores para uso consciente da água; livros didáticos físicos e em formato ebook; computadores de última geração e salas adaptadas, são alguns desafios tecnológicos que quando bem geridos e implementados, tornam o aprendizado mais efetivo.

Por conta da pandemia, os diretores de escolas em todo mundo, tiveram que se adaptar a realidade do ensino virtual ou híbrido (parte presencial e parte online).

Neste ponto, cabe ao diretor, criar mais pontos de acesso dentro da escola para que os professores possam ter um contato sem interferência com os alunos e, também, investir em treinamento para o uso dos dispositivos de maneira mais simplificada por estes docentes. 

Na escola, investimento em computadores e ambientes gameficados, são alternativas que auxiliam no aprendizado e na dinâmica com o professor, seja presencial ou online.

Direção Escolar- EW Cursos

A Direção Escolar possui inúmeros desafios e tem papel fundamental na formação de jovens e crianças, auxiliando em sua educação acadêmica e, também moral.

O Diretor escolar é um líder que deve ser responsável por todos os processos e exigência da instituição, criando oportunidades para os professores e sendo um lugar de acessibilidade a todos alunos.

Na EW Cursos, o curso online gratuito Direção Escolar, transcorre sobre esses desafios e os métodos mais usuais para o trabalho do diretor, proporcionando a ele mais segurança em gerir e conhecimento para avançar com sucesso na profissão.

Plataforma simplificada e intuitiva, com recursos e conteúdo de qualidade, para capacitação profissional, com certificado válido e aceito em todo Brasil. Invista em você e não deixe seu futuro para depois. Matricule-se já nos cursos online EW Cursos

Leia também