Cursos online gratuitos os certificados são reconhecidos pelo MEC?

O Ensino a Distância é uma excelente alternativa para quem deseja ampliar a...

Publicado sexta, 03 de julho de 2020
[Capa Cursos online gratuitos os certificados são reconhecidos pelo MEC?]

O Ensino a Distância é uma excelente alternativa para quem deseja ampliar a gama de conhecimentos, mas sem ter que se deslocar até uma instituição de ensino. Com os cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC, você ainda tem a garantia de que a sua certificação será válida em todo território nacional.

 

Contudo, na hora de pesquisar por cursos na internet, é preciso tomar cuidado na hora da escolha da escola, faculdade ou entidade onde você fará a especialização. Isso porque, não são todas as instituições online que oferecem esse tipo de certificação.

Existem sim cursos online com certificação reconhecida, mas não são todos as instituições online que oferecem essa alternativa.

O que faz dos cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC melhores?

De modo geral, a principal vantagem desse tipo de especialização é o fato de você conseguir comprovar a sua formação em qualquer lugar do Brasil. Como o curso é reconhecido, você tem a garantia de que o seu certificado poderá ser usado, por exemplo, em concursos públicos, processos seletivos e até mesmo avalições de nivelamento.

Isso não é possível com cursos à distância sem certificação reconhecida.

Mas além disso, existem outras vantagens de que você também consegue ter ao fazer cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC, tais como:

1.      Comprovação de experiência da instituição

A primeira grande vantagem de realizar uma especialização com certificação reconhecida pelo Ministério da Educação é que isso é uma das provas de que a instituição tem experiência e autoridade dentro da área de ensino. Isso porque não é qualquer escola, faculdade ou entidade online que consegue esse tipo de diferencial.

Na verdade, ela precisa passar por um extenso procedimento realizado pelo órgão, para só então emitir esse tipo de certificação.

2.      Parâmetros elevados de qualidade na metodologia

Mais uma das vantagens de optar por cursos com certificação reconhecida é que você tem a certeza de que estará fazendo uma especialização dentro de altos padrões de qualidade na questão de metodologia, conteúdo e ensino.

Para obter a aprovação de emitir os certificados, a instituição precisa garantir que o curso ofertado cumpre todas as normas e regras estabelecidas pelo Ministério da Educação.

3.      Comprovação garantida em diferentes situações

Muita gente não sabe, mas existem várias situações onde a comprovação de uma competência, habilidade ou experiência só é feita através de certificados reconhecidos.

É o caso dos concursos públicos, a grande maioria exige que os candidatos apresentem certificados validados pelo órgão. Ou seja, se você passar, mas tiver feito um curso onde a certificação não é reconhecida, corre risco de não conseguir a vaga.

4.      Diferencial competitivo

Outra vantagem dos cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC é que eles oferecem um grande diferencial competitivo para quem está em busca de uma carreira de sucesso no mercado de trabalho.

Afinal de contas, o Ministério da Educação é a maior instituição educacional do Brasil, tendo peso nacionalmente e internacionalmente. Ser especializado em um curso que tem o reconhecimento desse órgão com toda a certeza te colocará a frente da concorrência e te dará um conhecimento diferenciado para atuar na área desejada.

Quais os cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC?

Cursos online gratuitos os certificados são reconhecidos pelo MEC?

Atualmente é possível encontrar uma grande gama de alternativas na EW para quem está em busca de um curso online reconhecido pelo Ministério da Educação. Entre as mais populares estão:

- Cursos de Administração;

- Cursos de Contabilidade e Finanças;

- Cursos de Segurança no Trabalho;

- Cursos de Informática;

- Cursos de Educação e muito mais.

Não arrisque, se você quer fazer cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC a EW é a melhor opção. Além de encontrar especializações nas mais diversas áreas, você ainda tem a segurança de que a sua certificação terá validade em todo o território nacional.

Leia também