O CV uma “chave” para o futuro

A nossa vida é feita de uma sucessão de “portas” desde o momento em que...

Publicado sexta, 01 de maio de 2020
[Capa O CV uma “chave” para o futuro]

A nossa vida é feita de uma sucessão de “portas” desde o momento em que nascemos e, por aí em diante, até ao final da nossa vida. 

Após superarmos as várias barreiras da nossa formação acadêmica enfrentamos uma das “portas” mais difíceis da nossa vida, a “porta” da passagem da vida acadêmica para a vida profissional. É nesta passagem que vamos precisar de um Curriculum Vitae, o qual é normalmente designado de CV, sendo que sem um bom CV será mais difícil ser bem-sucedido profissionalmente ao longo da vida.

O que é um Curriculum Vitae?

O nosso Curriculum Vitae funciona como o nosso “cartão de visita”, pois quando distribuímos um CV estamos, basicamente, a mostrar o que nós somos, desde o local de onde somos oriundos, os detalhes mais importantes de nós, os nossos interesses pessoais e profissionais e, principalmente, a nossa formação acadêmica e experiência profissional. Quando apresentamos a nossa candidatura a uma vaga de trabalho temos de ter em conta de que poderá haver dezenas de outros candidatos, pelo que a qualidade do nosso “cartão de visita” será fundamental para podermos estar no lote dos escolhidos para uma entrevista profissional e, mas tarde, poder vir a ser escolhido para ocupar a vaga na empresa.

Como é que poderemos ter um Curriculum Vitae vencedor?

O CV uma “chave” para o futuro

Atualmente existem inúmeras maneiras de criar um Curriculum Vitae e, ao mesmo tempo existem milhões de CV´s no mundo, pelo que a questão que se coloca é sobre como é que poderemos elevar o nosso CV entre esses milhões de outros candidatos, pois não poderá ser apenas mais um numa extensa lista, terá de ser “aquele”, o que irá ser escolhido por ser o melhor e que passará a ser um modelo de sucesso.

Felizmente, nos tempos atuais, a tecnologia tem evoluído constantemente, pelo que poderemos tirar benefícios dessa evolução na elaboração do nosso “cartão de visita”, pelo que, devido à distância geográfica que nos separa numa “aldeia global”, é possível trabalhar numa empresa multinacional sem que nos tenhamos de deslocar da nossa própria casa ou país. Desse modo, poderemos recorrer a um vídeo como CV, onde podemos falar sobre nós e sobre o nosso percurso acadêmico e profissional, ou mesmo através de outra plataforma digital.

Cada vez mais as empresas estão mais interessadas em ouvir dos candidatos as suas expectativas profissionais do que através de um “simples” documento escrito, pelo que para sermos bem-sucedidos, por vezes, precisamos de ajuda de especialistas nessa área ou de conselhos para melhorarmos a nossa performance rumo ao sucesso.

Para podermos ter mais oportunidades de sucesso podemos recorrer ao site tuacarreira.com onde podemos selecionar um dos 29 modelos de Curriculum Vitae propostos, sendo que ao mesmo tempo que estamos a elaborar o nosso “cartão de visita” sabemos que o estamos a fazer com o apoio de uma equipa de especialistas na área.

Além de modelos generalizados, é possível encontrar modelos direcionados para um determinado propósito ou área profissional, como por exemplo: para um primeiro emprego, para um estágio, para um jovem aprendiz, para gestores, para formadores, para analistas, para CEO´s, entre muitas outras opções.

Com o apoio e a experiência adquirida através da tuacarreira.com todas as “portas”do sucesso estarão mais acessíveis e será sempre possível garantir uma carreira direcionada para conseguir atingir um futuro brilhante, onde o seu CV não será apenas mais um, mas sim personalizado para a sua área profissional, tendo em conta os requerimentos que cada área tem e adequado para o perfil ideal do candidato que as empresas pretendem selecionar.

Leia também