6 dicas para economia e conservação da água

Somos privilegiados se temos água em nossas torneiras, que corre sem limite...

Publicado quarta, 01 de abril de 2020
[Capa 6 dicas para economia e conservação da água]

O mundo está tendo uma diminuição da água potável a cada ano e com apenas 2,4% de água doce no planeta, é fundamental cuidar dela. Para termos uma noção do valor da água, até 2050, 45% da população mundial não terá o mínimo de água para sobreviver.

Nos países mais subdesenvolvidos, 50% da população faz uso de água imprópria para o consumo, sendo que anualmente, mais de 2 milhões de pessoas morrem em decorrência de doenças provenientes da água contaminada. 1 bilhão de pessoas não tem acesso fácil e nem barato a água de qualidade.

Por isso somos privilegiados se temos água em nossas torneiras, que corre sem limite e de boa qualidade. Para cuidarmos melhor dela, a seguir, 6 dicas para economia e conservação da água que garantirá esse bem líquido por mais tempo.

1-     Mantenha a torneira fechada

Ao escovar os dentes, fazer a barba e até para lavar as louças, mantenha a torneira fechada durante o processo. Um dica na hora de lavar a louça, é fechar o ralo e deixar que fique somente água suficiente para amolecer a sujeira.

A Barba também pode ser feita debaixo do chuveiro, aproveitando o calor que abre os poros e facilita esse processo.

2-     Tome banhos mais conscientes

Não demore mais que 10 minutos em um banho, pois a perda hídrica pode ser muito significativa. Estima-se que um bom banho necessita de apenas 8 minutos, então crie o hábito de ser mais rápido, que verá na conta no final do mês uma queda importante no valor.

Outra dica é colocar uma bacia ou tomar banho dentro de uma banheira com ralo fechado, usando essa água posteriormente para lavar e limpar o banheiro ou o vaso sanitário.

3-     Dicas para lavagem de roupas com mais economia

6 dicas para economia e conservação da água

A máquina de lavar roupas é um dos equipamentos que mais consomem energia e água e deve ser usado com consciência. A primeira dica é sempre fazer lavagens com a máquina cheia, nunca apenas algumas peças, pois torna um uso desnecessário.

Para lavagem de poucas peças, use um tanquinho ou lave na mão, deixando de molho para facilitar a limpeza. Use a água da máquina para lavar o quintal e lavar banheiros. A água do amaciante por exemplo, deixa um perfume especial na casa.

4-     Cuidando do jardim

Muitas pessoas costumam usar mangueira para molhar as plantas, mas a melhor dica nesse ponto é usar um regador que consome menos água e molhe o necessário cada tipo de planta.

Outra dica é ter plantas que necessitem de menos água como é o caso das suculentas que são lindas plantas ornamentais e não precisam de água constantemente. Em jardins extensos, opte por um sistema automático de rega como sprinters que controlam o uso da água.

5-     Faça reservatórios de chuva

A água da chuva pode ser armazenada em tambores e utilizada para uso doméstico como lavagem de cozinha e banheiros, uso no quintal e até na rega de plantas ou para descarga do vaso sanitário.

É importante que o tambor tenha uma ligação de um cano como de calha e tampa bem fechada, com tela para evitar insetos. Alguns tambores possuem torneira para utilizar a água com mais praticidade. O importante é ter um reservatório bem fechado e seguro para uso da água da chuva.

6-     EW Cursos- Meio Ambiente

E para você que busca mais conteúdo em meio ambiente, o mercado está valorizando cada vez mais os profissionais da área e com um curso online você começa a conhecer o setor para entrar com tudo no mercado.

A EW Cursos é uma escola online com vários recursos incríveis para sua qualificação profissional, perfeito para quem está começando no mercado de trabalho e ideal para quem quer dar um up no currículo. Matricule-se agora nos cursos online de Meio ambiente da EW Cursos, com aulas 100% online e certificado reconhecido em todo Brasil.

Acesse agora a EW Cursos e conheça todos os cursos disponíveis pra você!

Leia também