Como falar em público e fazer apresentações com estas 8 dicas

Veja essas 8 dicas que separamos para você, de como falar em público e o...

Publicado terça, 05 de outubro de 2021
[Capa Como falar em público e fazer apresentações com estas 8 dicas]

"Auditório cheio. Você irá falar e apresentar um projeto importante e que será vital para sua vida profissional, mas começa a dar nervoso, suor frio, preocupação e antecipando dentro da sua mente um grande desastre, travando ou dando um branco e não conseguindo apresentar nada, colocando tudo a perder." Estas sensações e situação lhe é familiar? Pois é, quem nunca se sentiu inseguro ao falar em público?

Se apresentar um trabalho, conversar com um grande público ou mesmo com algumas pessoas desconhecidas, é uma tarefa dificílima para você, é hora de investir em cursos e seguir dicas que ajudem a ficar mais tranquilo na hora de falar com grandes grupos de pessoas.

Na vida pessoal e principalmente profissional, será necessário falar com inúmeras pessoas e é importante passar conhecimento, segurança e desenvoltura ao se expressar. Veja algumas dicas que separamos para você, de como falar em público e o curso certo para te ajudar a ter sucesso em suas apresentações.  

1 - Saiba exatamente para quem você falará

Conhecer o público para quem falará é um dos primeiros pontos que você deve focar, pois cada um é diferente e necessita de uma abordagem diferenciada, por isso é importante conhecê-lo primeiro para saber como deve ser feita sua apresentação, as palavras a serem utilizadas e se o nível será mais descontraído, sério ou até sofisticado.

Além de saber como falar, irá te preparar para esse público, com os recursos certos e o traje que seja mais adequado, pois isso faz uma grande diferença. Sabendo quem é seu público, irá te garantir como deverá agir do início ao fim da apresentação.

2 - Conheça seus pontos fortes e fracos

O autoconhecimento é fundamental para não errar na hora de falar com o público que te ouve. Você é mais afobado? Fala mais baixo do que o normal? É uma pessoa que gosta de olhar nos olhos do expectador ou não consegue ficar parado? São alguns pontos de sua personalidade que você deverá analisar e explorar o que será vantajoso e diminuir a intensidade ou deletar o que trouxer fragilidades a sua apresentação.

Se conhecer bem é entender como agir do início até o fim da oratória e de modo que as pessoas se sintam esclarecidas, satisfeitas e possam tomar suas decisões com segurança, baseado na sua forma de expressar essas ideias.

3 - Desenhe um roteiro para não se perder

Não é uma colinha para quando dar um branco, mas um plano em que você vai começar falando e quais os pontos que irá tocar, o que irá citar para descontrair ou dar um clima mais emocional e como será o desfecho e até como responderá dúvidas do seu público. A ideia do roteiro é tornar sua apresentação natural e você mais seguro.

O roteiro determina passo a passo como você irá falar, quando agir e como agir para que seu público compreenda cada ponto que você tem a lhe dizer. O roteiro pode estar com você e até pode ser um ponto a dar uma ou duas olhadas durante a apresentação, mas depois que pega o ritmo, o céu é limite para você.

4 - Pratique e ensaio bastante

E para que o roteiro acima dê certo, é preciso praticar, ensaiar e falar diante de um espelho duas, três, quatro e tantas vezes que forem necessárias, para que tudo saia direitinho, como foi desenhado no roteiro.

Com tudo bem ensaiado, a apresentação só dependerá de seu estado de espírito calmo, concentrado e tranquilo em apresentar suas ideias e falar sobre aquilo que você já conhece. Então foque nisso e deixe tudo rolar naturalmente.

5 - Observe sua linguagem corporal

A linguagem corporal é tão importante quanto o que dizemos. Você pode dizer que está muito seguro e tranquilo, mas a linguagem corporal das mãos fechadas, pernas balançando, mostram uma ansiedade além do normal.

Numa apresentação, ensaie antes várias vezes para evitar esses nervosismos. Se durante a apresentação a sua atitude ficar muito rígida e fechada, respire fundo até que o nervosismo esteja menos evidente e você mais sereno. Pratique a inteligência emocional e não deixe suas emoções aflorarem e tomarem conta de você nesse momento.

6 - Use os recursos digitais a seu favor

Slides, vídeos e até a participação especial de profissionais da área, que possam agregar informações e interagir, de modo a passar credibilidade e garantir um público mais interessado no que você tem a dizer, te ajuda muito a manter a calma e fazer de sua apresentação um sucesso.

Portanto, explore bastante o que os recursos digitais têm a oferecer atualmente. E uma dica: sempre tenha backups, pois caso um dos recursos não dê certo, trave e enfim, não funcione, você tenha alternativas que não façam perder tempo e ficar com a ansiedade lá em cima.

7 - Prepare-se para imprevistos

E ainda que esteja tudo indo perfeitamente bem até aqui, pode ocorrer imprevistos. É o notebook que não quer ligar, o celular que não sinal ou acabou a bateria. A luz que acaba, uma pessoa que faz um questionamento complexo no meio da apresentação, são muitas as situações, e você não pode perder a linha e fugir.

Para isso, como dissemos no tópico anterior, sempre tenha backups e ferramentas que garantam que tudo irá funcionar. Ou seja, teste o notebook antes, carregue o celular e tenha o carregador próximo a mão caso necessite. A luz acabou, mas tudo tem que continuar, então mude o foco e torne o momento mais descontraído e quanto a pergunta? Responda e aproveite para responder com propriedade. Seja criativo e passe para o público segurança e eles absorverão isso de você.

8- Cursos Oratória e Apresentação em público online grátis EW Cursos

E depois de dicas tão sensacionais como essas, é hora de potencializar seu aprendizado com um curso que te dê ainda mais segurança e conhecimento para falar diante das pessoas e fazer apresentações com total clareza, desenvoltura e tranquilidade.

Com o curso Oratória e Apresentação em público online grátis EW Cursos você aprenderá como falar em público desde a organização de um discurso, passando por técnicas de oratória, até como ter uma linguagem e comunicação profissional.

Veja sua profissão decolar com este curso, que tem opção de certificado válido e aceito em todo país. Não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online grátis EW Cursos.

Leia também