fazer login

Aprenda a desenvolver a inteligência emocional em 5 passos

Saiba mais sobre a inteligência emocional em alguns passos

Publicado quarta, 11 de dezembro de 2019
[Capa Aprenda a desenvolver a inteligência emocional em 5 passos]

Baseada em 4 pilares importantes, a Inteligência Emocional é a forma como nós lidamos com nosso emocional e gerenciamos, de modo a buscar melhorar como indivíduo e profissional, além de outras áreas da vida.

A Inteligência Emocional tem por base o Autoconhecimento, que é quando entendemos o que sentimos, o que gostamos e o que nos contraria e como isso nos afeta e as pessoas ao nosso redor.

É importantíssimo que todos nós tenhamos Inteligência Emocional pois ela tem relação direta com nosso sucesso em todas áreas da vida e neste artigo, falaremos de algumas dicas importantes para desenvolver a Inteligência Emocional e ser bem sucedido em tudo o que deseja.

 

Busque se conhecer

 

Como foi dito, a base da Inteligência Emocional é conhecer a si mesmo, por isso comece a prestar mais atenção em seu comportamento, em sua forma de enxergar o mundo e como você lida com problemas e adversidades.

Tudo o que está ao nosso redor, seja positivo ou negativo exerce de alguma forma uma influência em nossas vidas, por isso quando nos conhecemos bem, sabemos como lidar com essas influências de modo a nos satisfazer ou criar uma relação mais suportável, quando as circunstâncias não são favoráveis.

 

Não fuja do que te incomoda

 

Todos nós diante de problemas temos uma vontade gigantesca de fugir e deixar pra lá, seguindo com a vida e ignorando aquela situação negativa, porém isso não é possível sempre e em tudo.

Diante de um problema de saúde que pode ser curável, você pode escolher fazer ou não o tratamento, por mais invasivo que ele seja, mas não poderá fugir das conseqüências de um tratamento não feito e que provocará mudanças ruins e que poderiam ter sido evitadas, se tivesse encarado a situação com coragem.

Se conhecer é também estar no olho do furacão e mesmo assim encará-lo. É ter o medo latente, mas dominando o momento e não deixando se abater. Pense positivo que assim que a poeira baixar você será vitorioso, e jamais sentirá essa sensação e terá tal aprendizado fugindo.

 

Exercite a Empatia

 

A Inteligência Emocional também tem relação com a forma como enxergamos as pessoas ao nosso redor e como nós nos colocamos no lugar delas.

Se um amigo perdeu um ente querido sinta a dor junto com ele, se uma amiga venceu um concurso disputado e está muito feliz, demonstre e transborde de alegria também por ela.

É incrível a sensação boa de estar ajudando ou feliz por outras pessoas, mesmo quando não tem nada a oferecer para você naquele momento. Exercite mais isso!

 

Aprenda dominar suas emoções mais fortes

 

Tem algumas emoções que são mais difíceis de dominar como a ira, principalmente quando expostos em momentos delicados e onde o ódio quando ativo, pode causar situações graves e irreversíveis.

Inteligência Emocional é se conhecer, ser empático e se auto dominar, sabendo quando é o momento de se retirar de locais ou abandonar pessoas que afetam o seu lado mais negativo.

Além do ódio, a tristeza é outro sentimento que se não soubermos dominar poderá se tornar em depressão, nos deixando mais apáticos e infelizes e levando a medidas extremas para aplacar o sofrimento. Aprenda a dar a volta por cima em meio as situações ruins, transformando a dor em algo que não vai te matar mas fortalecer.

 

EW Cursos- Inteligência Emocional

 

O melhor em cursos online com certificado é a EW Cursos! Você que deseja se conhecer melhor, aprenda os conceitos e dicas sobre Autoconhecimento e também a influência na capacitação profissional através do curso gratuito online de Inteligência Emocional da EW Cursos e garantir qualificação com certificado reconhecido em todo Brasil.

Acesse já o link e busque mais autoconhecimento com a EW Cursos!