fazer login

Pedagogia Hospitalar- Tudo o que você precisa saber sobre a educação hospitalar

Saiba um pouco mais sobre educação hospitalar

Publicado quarta, 04 de dezembro de 2019
[Capa Pedagogia Hospitalar- Tudo o que você precisa saber sobre a educação hospitalar]

O mercado educacional cresceu muito nos últimos anos e tem exigido cada vez mais capacitação profissional e especialização dos pedagogos em outras áreas de atuação, como é o caso da Pedagogia Hospitalar.

No país, a primeira sala de aula hospitalar foi criada em 1987 no Hospital A.C Camargo, referência no tratamento oncológico e na época, os desafios impostos com a rotina dos alunos pacientes, criaram novas vivências e ideias para que todos pudessem ter educação de qualidade, mesmo dentro do ambiente hospitalar.

Neste artigo informativo, falaremos sobre o que é a Pedagogia Hospitalar, como ela é feita dentro de hospitais e quais os desafios impostos atualmente para que crianças e adultos continuem seus estudos independente de suas limitações de saúde.

 

Pedagogia Hospitalar

 

A Pedagogia Hospitalar nada mais é do que uma sala de aula dentro do hospital, onde são dadas aulas desde educação infantil até aplicação de provas e cursos específicos, para pessoas que estejam em tratamentos que não podem ser interrompidos e somente dentro do ambiente hospitalar.

Apesar de a Introdução deste artigo afirmar que a primeira sala de aula hospitalar começou efetivamente a partir de 1987, foi em 1969 que ela aparece como decreto na legislação (Decreto-Lei número 1.044-21 de Outubro de 1969). Até o início desse tipo de trabalho no país na década de 80, a Pedagogia Hospitalar passou por alguns desafios sociais, políticos e financeiros, para se tornar viável.

A Pedagogia Hospitalar é focada geralmente nas crianças e jovens em idade escolar e visa oferecer conhecimento e capacitação acadêmica como se estivesse em outro ambiente. A criança que passa por tratamento hospitalar, pode muitas vezes se sentir a parte do mundo e ter seu tratamento e melhora comprometidas.

A Pedagogia Hospitalar tem a função de também oferecer a eles uma nova visão de mundo, onde obtêm fé na cura e se comprometem mais com o tratamento. A Pedagogia Hospitalar humaniza os métodos educacionais em prol de alunos especiais que necessitam de atenção e cuidados hospitalares.

 

Como acontece a Pedagogia Hospitalar nos hospitais

 

O Pedagogo Hospitalar pode agir em um hospital em sala de aula adaptada para um grupo de pacientes de mesma faixa etária ou individualmente, inclusive em domicílio, quando este recebe alta ou pode fazer o tratamento em casa, porém ainda não está apto a freqüentar uma escola.

O Pedagogo Hospitalar pode interagir e com os médicos e familiares e propor aulas e atividades específicas ao paciente/aluno, dentro de sua capacidade atual e buscando seu desenvolvimento acadêmico, sem abrir mão do tratamento, tão importante e fundamental para sua saúde.

Mas é importante que o Pedagogo tenha total certeza que o paciente ou pacientes estejam em condições de freqüentar as aulas em ambiente hospitalar e fazer as atividades propostas, sendo essencial que tenha um relacionamento estreito e parceria com os médicos e familiares, para que o paciente possa ter sucesso em seu aprendizado sem comprometer o tratamento.

 

Desafios

 

Apesar de todos pontos positivos da Pedagogia Hospitalar, ainda existem desafios para os professores, que devem ser profissionais preparados, inclusive emocionalmente para lidar com pacientes em estágios graves de doenças ou até mesmo com perdas.

Outro ponto é que o mercado ainda está pequeno para esse tipo de ramo da Pedagogia, por conta de dificuldade na criação de salas de aulas ou do consentimento médico até mesmo para pacientes que estejam indo bem em seus tratamentos.

Com conhecimento e implementação da Pedagogia Hospitalar, é possível que mais hospitais e convênios médicos venham aderir a esse modelo de educação para pacientes.

 

EW Cursos- Pedagogia Hospitalar

 

O melhor em cursos online com certificado é a EW Cursos! Médicos e profissionais da educação que buscam investir e trabalhar com a educação hospitalar, pode aperfeiçoar seus conhecimentos com o curso online de Pedagogia Hospitalar da EW Cursos e garantir capacitação profissional, com certificado reconhecido em todo Brasil.

 

Acesse já o link e torne-se um Pedagogo Hospitalar especializado para área da saúde e educação com a EW Cursos!

Leia também