Quer entrar no mercado de trabalho? Veja o passo a passo para conseguir um emprego

Seguir alguns passos podem ser essenciais para a realização de seus objetivos...

Publicado sexta, 19 de novembro de 2021
[Capa Quer entrar no mercado de trabalho? Veja o passo a passo para conseguir um emprego]

O começo da carreira traz muitas inseguranças e desafios. A falta de experiência e orientação pode dificultar que indivíduos estejam preparados para entrar no mercado de trabalho.

Seguir alguns passos podem ser essenciais para a realização de seus objetivos e conseguir um emprego, independente da área que optou em atuar. É preciso se preparar para estar pronto para um mercado disputado e competitivo.

Estabeleça os seus objetivos

Os jovens profissionais, mesmo ansiosos por entrar no mercado de trabalho devem estar abertos às oportunidades, mas dentro de objetivos estabelecidos para alcançar a realização profissional.

Ter metas bem definidas mantém a organização e faz com que esteja mais bem informado das tendências e demandas no mercado. Antes de fazer candidaturas e competir por vagas, tenha seus valores bem esclarecidos para não perder o foco de onde quer chegar.

Currículo atrativo e atualizado

Por mais que o seu currículo seja mais curto, é importante mantê-lo sempre atualizado, principalmente com os seus contatos para que a empresa possa localizá-lo facilmente em caso de interesse.

Um bom modelo de currículo não pode ser muito longo, pois é necessário ser objetivo e com boa estruturação, seguindo espaçamento adequado e fontes clássicas.

Se a empresa não solicitar que coloque a pretensão salarial, pode ser interessante evitar colocar esse objetivo no currículo. Foque em mostrar a sua experiência mesmo que em outras áreas.

Todas as experiências, cursos, participação em atividades e programas podem definir o seu preparo profissional, a sua capacidade de trabalho e como pode integrar no time da empresa.

Invista na sua formação e capacitação

Se você ainda não possui ou possui pouca experiência, investir na formação profissional e acadêmica irá te preparar melhor para o início da sua carreira.

As empresas estarão mais seguras para apostar em uma pessoa que se dedicou mais em sua formação por meio de graduação, cursos, workshops, palestras, participação em eventos profissionais e científicos, entre outras opções.

O importante é investir no que está ao seu alcance, desde cursos gratuitos até intercâmbios e pós-graduações.

Tenha um networking

Networking é uma rede de contatos profissionais que você cria no decorrer de sua carreira. Entretanto, muitas vezes é necessário ter um bom networking para poder iniciar a sua carreira, ainda na faculdade com professores e colegas.

Fazer networking é importante para fazer com que você seja lembrado entre as pessoas que atuam no seu segmento por meio da sua área de interesse ou capacidade de atuação.

Reconheça os seus pontos fortes

Ter autoconhecimento é essencial para entender e desenvolver as suas características e de que forma elas serão importantes para o cargo ou empresa que almeja.

Sem parecer pedante, mostre de forma implícita as suas habilidades e como elas te ajudam a desenvolver na sua área de trabalho. Não deixe a insegurança e o nervosismo durante a entrevista camuflarem o seu potencial.

Esteja preparado para todas as etapas do processo seletivo

Da mesma forma que você passou a vida toda se preparando para provas e testes, você precisa estar pronto das etapas do processo seletivo para conseguir um emprego..

Se a seleção é feita apenas por entrevista, se prepare da melhor forma possível. Pesquise sobre a empresa, sobre o cargo oferecido. Aproveite os sites de buscas para explorar ao máximo sobre o tema.

Se o processo seletivo dispor de mais etapas, entenda que a interação com os recrutadores é essencial para achar pontos que se destaquem para aquela vaga.

Mantenha sempre a calma nas dinâmicas e lembre-se que servem de testes para que a empresa veja a sua atuação em situações que podem ocorrer na empresa. Demonstre sempre calma e segurança!

Leia também