NR 10: Dicas de segurança para eletricistas iniciantes

Fundamental para garantir a segurança dos eletricistas, a NR 10, compreende...

Publicado terça, 18 de maio de 2021
[Capa NR 10: Dicas de segurança para eletricistas iniciantes]

Fundamental para garantir a segurança dos eletricistas, a NR 10, Norma Regulamentadora 10, compreende todos os serviços que envolvem eletricidade e merecem atenção especial.

A NR 10 tem como objetivo, oferecer todos os parâmetros internacionais e básicos de segurança, para que o trabalho com instalações elétricas e manutenção, ofereçam o menor risco possível.

Hoje o Brasil é um dos países com os maiores índices de doenças e acidentes laborais e inclusive fatais, sendo que casos graves envolvendo eletricidade são um dos mais comuns.

Em busca da diminuição de acidentes, a NR 10 é a forma mais eficaz de conscientizar empresas e trabalhadores de como trabalhar com maior proteção. Confira o que é a NR 10, sua importância e dicas sobre a profissão de eletricista, visando sempre a segurança e saúde em prol de um serviço de qualidade.

Brasil, um dos países com mais acidentes de trabalho no mundo

Segundo dados da Previdência Social, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de acidente ou doença laboral no mundo. No Brasil, foram mais de 21 mil mortes entre 2012 e 2020, representando 6 mortes a cada 100 mil trabalhadores.

No G20, o Brasil é atualmente o segundo colocado em mortes de trabalhadores no mundo, atrás somente do México. Entre acidentes leves e doenças provenientes do trabalho, o Brasil registra mais de 5 milhões de casos entre 2012 e 2020.

Isso mostra o quanto o Brasil ainda precisa mudar muito tanto em melhores condições de trabalho quanto em treinamento para os funcionários, que muitas vezes se colocam em situações arriscadas para desempenhar seu trabalho, sem garantia de segurança e saúde.

Entre as profissões que mais acidentam profissionais, os choques elétricos são os que mais matam, com registro de mais de 4 mil mortes entre 2013 e 2020 e quando não matam, deixam sequelas, muitas vezes graves.

A eletricidade é um conjunto de cargas elétricas que podem estar em movimento ou estáticas, dependendo da corrente. Nas instalações, a eletricidade deve ser manuseada com cuidado pois qualquer erro ou negligência pode causar acidentes fatais e por isso a NR 10 é tão importante, pois evita que o número de casos graves seja ainda maior e preza pela integridade física e de saúde dos eletricistas.

O que é a NR 10 e sua importância

A Norma Regulamentadora 10 estabelece as regras básicas de proteção e segurança a saúde, visando diminuir casos graves e óbitos através de choques elétricos. Em 1978 o Ministério do Trabalho e Emprego decidiu criar esta norma, por conta do alto número de profissionais acidentados e casos de mortes por conta do manejo com a eletricidade.

A NR 10 deve ser seguida por todas empresas e profissionais em manutenção elétrica, pois ele é uma das normativas mais importantes para quem trabalha nesta área profissional.

Por conta do número de casos em mortes e acidentes elétricos, é de suma importância que o profissional elétrico leve em consideração cada obrigação determinada na NR 10.

Dicas de segurança para Eletricistas iniciantes

A NR10 norteia todas as maneiras de segurança para o eletricista e para as outras pessoas que utilização posteriormente o local da instalação. É de sua importância que o profissional invista em sua proteção. Veja algumas dicas:

Preze por sua segurança

Uso de capacetes, luvas e sapatos de borracha, são alguns itens que um bom eletricista não pode deixar de usar. Esses usos podem ser subestimados por um profissional mais experiente, mas acidentes não escolhem quem atingir.

Portanto invista em equipamentos de segurança e não economize neles. Utilize EPI´s de qualidade e que irão garantir sua proteção em qualquer situação, como por exemplo, em choques elétricos, que uma luva ou óculos de proteção, podem ser essenciais para garantir sua sobrevivência.

Utilize apenas materiais de boa qualidade

Ferramentas de boa qualidade como alicates e fitas isolantes, podem fazer a diferença na hora de uma instalação mais complexa.

Amperímetro, fios e enfim, todos os materiais, ferramentas e equipamentos necessários para um bom trabalho, devem oferecer segurança para você para que não só o trabalho seja bem-feito, mas sua segurança garantida.

Preze pela segurança de seus clientes

Um bom eletricista além de seguir à risca o que diz a NR10, ainda passa esses conhecimentos e orientações a seus clientes. Por exemplo, avisar que o ideal é ter mais tomadas em uma parede do que o uso de conectores, irá garantir que o cliente não seja vítima de um incêndio elétrico ou levar um choque.

O eletricista tem por obrigação dar todas as informações sobre as instalações como o que está sendo feito, exigir os melhores materiais e sugerir melhorias ao cliente, que visem sua segurança, bem-estar e saúde.

Trabalhe com total atenção

Uma das causas de acidentes é a falta de atenção quando está fazendo um serviço. Ao lidar com eletricidade, evite conversar ou estar observando outras coisas que não sejam a instalação ou manutenção elétrica daquele momento. A concentração é primordial para evitar acidentes.

Capacite-se profissionalmente

Eletricistas devem estar sempre se capacitando profissionalmente, pois a profissão sempre requer especialização e o preparo garante melhores oportunidades no mercado, principalmente quando o profissional obedecer às normas da NR 10.

Cursos livres como o curso NR10 EW Cursos, oferece conhecimento básico para que o eletricista entenda exatamente quais seus direitos, deveres e pontos a seguir quanto a própria segurança e proteção.

NR 10 EW Cursos

Ao se tornar um eletricista, a NR 10 será fundamental para seu dia a dia como profissional, pois além de dar mais proteção e segurança, como trabalhador estará dentro das normas e terá melhores oportunidades profissionais por ser um profissional especializado e cuidadoso.

Na EW Cursos, aprenda com o curso NR 10 online grátis e descubra todas as lições importantes que a Norma Regulamentadora 10 tem a orientar por um trabalho mais seguro e pelo bem-estar do trabalhador.

EW Cursos oferece este e mais de 600 cursos online gratuitos com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. Não deixe seu futuro profissional para depois e matricule-se já no curso NR 10 e invista em você com a EW Cursos.

Leia também