8 Dicas infalíveis de um Serviço ao cliente eficaz

Neste artigo, falaremos sobre as 8 Dicas infalíveis de um serviço ao cliente...

Publicado quarta, 05 de agosto de 2020
[Capa 8 Dicas infalíveis de um Serviço ao cliente eficaz]

O serviço ao cliente é parte fundamental de uma compra, seja de um produto ou serviço. Hoje, vivemos um tempo que os clientes não aceitam qualquer tipo de produto e qualidade inferior, e prezam por um bom atendimento, do início ao fim da compra.

Estatísticas mostram, que 96% dos consumidores acham que o atendimento ao cliente é de suma importância, a ponto deles se tornarem leais a uma marca específica. 30% destes, acreditam que colaboradores experientes e que demonstram empatia e conhecimento, também fazem a diferença numa decisão de compra.

Com a modernização das formas de atendimento ao cliente, hoje o consumidor possui muito mais canais de atendimento e condições para ter um controle maior sobre seu poder de compra.

Para as empresas, vender mais e melhor se tornou desafiador, pois é preciso que elas dominem todos os canais de vendas, que saibam negociar e criar inúmeras opções de pagamento, além de dar ao cliente, mais facilidade em possíveis trocas e atendimento personalizado.

Neste artigo, falaremos sobre as 8 Dicas infalíveis de um serviço ao cliente eficaz, dando as empresas e consumidores, todos os caminhos necessários para uma compra e venda muito mais satisfatória.

Conheça seus clientes

Segundo um relatório anual feito pela Microsoft, 54% dos clientes possuem uma expectativa muito mais elevada quanto ao atendimento ao cliente, do que em anos ou décadas anteriores. Ou seja, isso significa que que o cliente está muito mais exigente, esperando que as empresas ofereçam muito mais do que o produto ou serviço que ele quer, mas que ele seja conhecido.

O mesmo relatório, mostrou que 72% dos consumidores, querem que a empresa conheça seu histórico de compra, além de saber o máximo sobre ele, facilitando e agilizando os processos futuros de compra. A empresa que entende isso, com certeza sai na frente para esse cliente.

Portanto, a primeira dica deste artigo é: conheça seu cliente e ofereça um serviço ao cliente de excelente qualidade! Quanto maior as expectativas do cliente, mais a empresa deve estar preparada para atende-las com qualidade.

Dê voz aos clientes

Ouvir o cliente é a melhor forma de conhece-lo, portanto a empresa deve ter todos os tipos de canais de comunicação, desde o SAC convencional por telefone e email, além de outros recursos como aplicativos de mensagens e chat ao vivo e 24 horas quando possível.

Além disso, manter formulários para que o cliente mantenha seus dados pessoais sempre atualizados, também fazem a diferença na hora de manter contato eficiente. Os dados da Microsoft, atestam também que empresas que prezam por uma comunicação e notificações com qualidade ao cliente, são vistas como mais confiáveis por 68% dos clientes.

Fique de olho na concorrência

Cuide do seu cliente, mas não perca o olhar na concorrência. Analise seus números e o que é preciso fazer para ser um diferencial competitivo em seu ramo, dando mais e melhor aos clientes, deixando a concorrência em segundo plano.

Se um dos pontos fortes da concorrência é justamente o serviço ao cliente, é hora de analisar o que faz dele esse sucesso. Se o concorrente tem um ótimo serviço de chat, é hora de oferecer algo parecido e ampliar para um whatsapp e Telegram, ou seja, dando mais opções de atendimento.

Invista no Marketing Digital

8 Dicas infalíveis de um Serviço ao cliente eficaz

O mercado do Marketing Digital nunca esteve tão aquecido como agora, e investir nele é essencial para um negócio de sucesso.

Manter uma página nas principais redes sociais e ter profissionais que respondam aos comentários, dando ao cliente a tranquilidade de um contato direto, são sem dúvida algumas dicas que deixarão o marketing da empresa mais efetivo.

Invista em um blog, mantenha sempre atualizado e com conteúdo relevante ao que o cliente mais procura, que ofereça todo suporte para que a compra dos produtos e serviços seja o mais facilitado para ele.

Tenha links e botões com fácil acesso a loja virtual, garantindo que o cliente tenha a liberdade total para decidir e finalizar suas compras com tranquilidade.

Acompanhe as novidades do mercado

O mercado atual muda constantemente, por isso as empresas precisam acompanhar as novidades em treinamento, as melhorias em produtos e garantir que os aparelhos e técnicas mais atuais, estejam ativos no negócio, dando aos clientes o que existe de melhor.

Por isso é tão importante que a empresa tenha conhecimento e saiba o que está fazendo, para que o cliente se sinta seguro para sempre comprar com ela e indicar para outras pessoas.

Pós venda: garanta mais vendas e fidelidade do cliente

Depois que o cliente faz a compra, é preciso continuar com contato total com ele, buscando seu feedback quanto ao produto e serviço adquirido. 77% dos clientes valorizam marcas e empresas que prezam pelo feedback na pós venda.

Por isso é tão importante que a empresa não abandone o cliente porque fechou a venda. É preciso continuar com um bom relacionamento e apostar na fidelização deste cliente, garantindo vendas futuras.

Especialização e conhecimento

Eis um dos fatores que faz uma grande diferença quando o assunto é qualidade. Uma empresa com profissionais especializados e conhecedores das práticas de vendas e atendimento ao cliente, são valiosos para qualquer negócio.

Por isso, é importante investir em especialização, treinamento e conhecimento dos colaboradores, para que o contato com os clientes seja mais fluido e tenha mais sucesso a longo prazo.

 Curso online Serviço ao Cliente EW Cursos

8 Dicas infalíveis de um Serviço ao cliente eficaz

Com todas as dicas deste artigo, sua empresa poderá corrigir alguns erros quanto ao atendimento ao cliente e oferecer mais qualidade, mas é preciso conhecer a fundo o mercado, se seu negócio quiser ter um crescimento sustentável e fiel com seus clientes.

Para isso, faça o curso online Serviço ao Cliente EW Cursos, um curso básico, mas com conteúdo muito completo, para que você tenha todo conhecimento em vendas, formas de vender e como oferecer ao cliente o melhor atendimento antes, durante e depois da compra.

Além disso, a EW Cursos é uma escola online com experiência no mercado online e com cursos pagos e gratuitos com opção de certificado, que além de enriquecer seu currículo, ainda darão credibilidade no mercado profissional. Matricule-se agora na EW Cursos e garanta um futuro melhor para sua carreira!

Leia também