8 motivos para aprender libras e impulsionar sua carreira

Neste artigo, separamos 8 motivos para que você comece a aprender as libras e...

Publicado terça, 24 de maio de 2022
[Capa 8 motivos para aprender libras e impulsionar sua carreira]

No Brasil além do Português, existe outra língua oficial e muito importante: A Libras. Libras, é a sigla das palavras Língua Brasileira de sinais e a comunicação mais utilizada entre pessoas que possuem deficiência auditiva.

No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas possuem algum grau de deficiência auditiva, sendo que destes, 15% já nasceram com surdez, segundo estudo atualizado. 

Para facilitar a comunicação entre eles e com o mundo ouvinte, as Libras se tornaram uma maneira simples de inclusão das pessoas com surdez na sociedade brasileira. 

Uma dessas inclusões é no mercado de trabalho, onde hoje, os surdos fazem parte de 37% dos colaboradores

Para se comunicar de maneira assertiva e com qualidade com elas, é fundamental conhecer a linguagem de sinais e neste artigo, separamos 8 motivos para que você comece a aprender as libras e tenha mais um conhecimento diferencial em seu currículo. Confira. 

Favorece a comunicação global

Primeiramente, aprender libras te leva a novos caminhos da inclusão e da comunicação interpessoal. 

À primeira vista, muitas pessoas podem achar que só precisam saber libras, quem é deficiente auditivo ou tem contato com pessoas com surdez, mas aprender libras vai além disso. 

Saber libras facilitará sua comunicação com surdos em qualquer lugar do país e lembre-se que libras é considerado um idioma oficial no Brasil, logo, você estará fluente em sua língua nativa, tornando essa comunicação global. 

Torna sua mente mais ágil e dinâmica

Lembra-se que no item acima, falamos que libras é um idioma e na introdução também enfatizamos isso? Então, toda vez que colocamos nossa mente para trabalhar para aprender uma nova língua, desafiamos nosso raciocínio lógico e intelecto, ou seja, tornamos nossa mente muito mais ágil e dinâmica.

Isso facilitará sua vida ao aprender outras línguas como o inglês que pode ser bastante complexo no início, contudo, se torna mais fácil de entender, se soubermos outros idiomas, como a Libras. 

Auxilia em sua coordenação e articulação verbal

Seguindo o mesmo sentido do tópico anterior, quem aprende Libras, principalmente não sendo surdo, tem o bônus garantir uma coordenação motora mais rápida em assertiva, além de exercitar bastante as mãos e as expressões faciais, mantendo o cérebro sempre ativo. 

A articulação verbal se torna mais fluida, clara e conexa, garantindo uma comunicação mais limpa e sem ruídos. Inclusive, esse ponto se torna muito benéfico para comunicação com não surdos, ou seja, em uma palestra por exemplo, você tende a se expressar muito melhor. 

Abre novas oportunidades profissionais

Aprender Libras, também abre várias oportunidades profissionais que antes, não seriam possíveis para você. 

Uma delas, por exemplo, é de intérprete de libras, uma profissão que tem se tornado cada vez mais popular, já que os surdos têm tido mais espaço no mercado de trabalho, assim como mais acesso à tecnologia.

Além disso, pessoas que sabem se comunicar através das Libras, podem trabalhar em ONG, espaços culturais e os profissionais que trabalham no funcionalismo público, terão mais facilidade para se comunicar com pessoas com surdez, agilizando processos e tornando mais humano o atendimento. 

Promove a inclusão digital

No Brasil, menos de 1% dos sites tem acessibilidade em Libras. Essa realidade infelizmente faz parte da vida de muitas pessoas com deficiência auditiva. 

Os surdos acabam não compreendendo todo conteúdo que é disponível nos sites e blogs, logo, se afastam completamente da interação e crescimento da tecnologia, tendo prejuízos, inclusive, em sua vida profissional. 

Hoje, a internet se concentra em todo planeta, e quem não faz parte dela ou não entende como funciona, acaba ficando incomunicável e para trás, principalmente no mercado de trabalho. 

Ao aprender Libras, você pode ajudar pessoas próximas e com deficiência auditiva ou algum grau de surdez, a se desenvolverem em suas profissionais e, principalmente, terem acesso livre a internet e tudo de bom que ela tem a oferecer. 

Ajuda outros surdos a se incluir na sociedade

Um estudo mostra que dos 10 milhões de surdos no país, 30% não sabem ler o que está escrito em português e 70% sabem, porém, não compreendem o que leem. 

Um dos motivos dessa situação, é que principalmente as pessoas surdas de nascença e que não tiveram acompanhamento quando crianças, acabam não sabendo Libras e nem compreendendo os sons fonéticos da gramática brasileira. 

Desse modo, ao aprender Libras, você pode ajudar pessoas surdas e que não tem acesso a educação ou não tiveram conhecimento dessa linguagem anteriormente, a conhecerem e começar a se comunicar com mais eficiência e garantindo sua inclusão na sociedade. 

Instiga sua inteligência emocional

A inteligência emocional é de suma importância para nossas vidas, pois quando sabemos como lidar com nossas emoções, saberemos como agir diante de qualquer situação.

Além disso, a inteligência emocional tem muito a ver com nossa empatia, portanto, quando aprendemos Libras, acionamos esse lado de se colocar no lugar do outro, pois ao saber se comunicar com um surdo, entendemos, ainda que não completamente, as dificuldades que ele possui para expressar seus sentimentos e desejos. 

A partir de agora, aprenda e aperfeiçoe o estudo em Libras, focando cada vez mais na melhoria de sua comunicação, com as pessoas surdas, favorecendo toda sua vida e carreira como um todo. 

Faça um Curso de Libras

Viu como é importante você aprender Libras? Esse novo idioma, dará novas nuances a sua trajetória de vida, inclusive profissional. Comece a se diferenciar no mercado com habilidades e conhecimentos únicos, que mudarão sua vida, e faça o Curso Libras

Na EW Cursos, você terá todo um conteúdo de qualidade que dará o suporte necessário para aprender e aperfeiçoar em sua profissão ou vida pregressa. São 11 aulas que você conclui em 60 horas e o melhor, com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Com os cursos livres da EW Cursos, você aprende do básico ao avançado, cursos importantes e os mais requisitados do mercado. São mais de 350 cursos para você escolher. 

Torne-se em um profissional mais completo com a EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online EW Cursos. 

Leia também