Dicas para fazer cursos online sozinho e não perder o foco

Estudar sozinho e online não é algo nada fácil, pois requer do aluno foco e...

Publicado terça, 17 de março de 2020
[Capa Dicas para fazer cursos online sozinho e não perder o foco]

Segundo dados da Forbes de 2019, até 2025, os EUA irão bater a casa dos 325 bilhões de dólares em ganhos com o mercado do ensino a distância. No Brasil, os números ainda são menores, porém expressivos, com mais de 5 milhões de alunos matriculados em diferentes cursos livres até cursos de graduação.

Esse mercado tem sido explorado e conquistado mais sucesso, tamanha a facilidade de comunicação que a internet nos oferece atualmente, proporcionando uma infinidade de recursos online para estudar e obter êxito e sucesso profissional.

Mas estudar sozinho e online não é algo nada fácil, pois requer do aluno foco e persistência, e as vezes as obrigações e ocupações da vida diária, acabam nos afastando do real objetivo, que é obter conhecimento para uma melhor qualificação profissional. Confira algumas dicas para fazer cursos online e não perder o foco jamais.

Estude sempre no mesmo local

Assim como é em qualquer local de estudo presencial, que vamos diariamente, mantenha o mesmo foco ao estudar online. Esse hábito irá fazer com que sua mente se acostume com a ideia de estudar por conta própria, sem ter um lugar presencial para isso.

Além disso, se tiver outros lugares de estudos diferentes, a chance de perder a vontade de estudar é maior, pois não existe uma rotina. Então coloque uma mesa, cadeira e seu computador em um lugar tranquilo de casa, e comece a estudar todo dia.

Tenha um material de estudo sempre a mão

Dicas para fazer cursos online sozinho e não perder o foco

As escolas online oferecem excelentes recursos como vídeos, slides, material em pdf, além de textos e até fórum de discussão entre os alunos, o que ajuda muito no processo de aprendizado.

Mas nada como ter livros, caderno e caneta a mão para fazer anotações e ter mais fontes de pesquisas, que podem ser um upgrade a mais no seu estudo. Mantenha sempre esse material na mesa de estudos e todos os dias quando for estudar, não faltará nada para sua assimilação do conteúdo.

Gerencie bem o seu tempo

Tenha um horário para suas aulas, mas que não sejam muito próximo da hora de dormir, quando se está mais cansado, nem deixando de trabalhar por exemplo, pra dar atenção aos estudos.

Se você trabalha de dia, escolha um horário a noite e de até 2 horas por dia para se dedicar ao seu curso online. Durante a aula, tenha intervalos para não perder o ânimo no meio do caminho.

Cuidado com as distrações

Se estudando presencialmente a gente já perde o foco as vezes, imagina online? Sem professores no seu pé o tempo todo ou colegas chatos pra formar grupos para trabalhos em sala, a chance de jogar tudo para o alto uma vez ou outra é bem grande.

Se você tem o objetivo mesmo de levar em frente esse processo de aprendizagem, porque possui alguns sonhos e metas bem definidos do que quer pra sua vida profissional, então é hora de eliminar tudo que tira seu foco e prestar atenção no seu futuro.

Música alta, um convite de futebol que pode ser adiado ou até aquele happy hour com os amigos pode ser deixado pra depois ou outro horário, tudo para dar atenção especial ao que realmente importa, seus objetivos, porque isso não volta e conhecimento ninguém tira de você! Então, foque!

EW Cursos

 Para você que quer dar um up em sua vida profissional e concorrer as melhores oportunidades do mercado, faça cursos online na EW Cursos. São mais de 250 cursos online pagos e gratuitos, para você obter qualificação profissional e o melhor, com certificado reconhecido em todo Brasil.

Acesse a EW Cursos agora e obtenha capacitação profissional com certificado!

Leia também