Como começar um negócio do zero? 9 dicas incríveis!

Se você tem o sonho de abrir seu próprio negócio do zero, então este artigo é...

Publicado quinta, 29 de julho de 2021
[Capa Como começar um negócio do zero? 9 dicas incríveis!]

Em 2019, o Brasil tinha mais de 52 milhões de pessoas empreendendo seu próprio negócio. Em 2020, o Brasil ganhou mais 11 milhões de empreendedores individuais, apesar de ter perdido 10 milhões no mesmo período, muito por conta da pandemia, ainda que as novas empresas, tenham sido criadas justamente pelo período de crise sanitária.

Atualmente, o Brasil está em sétimo lugar no mundo como país mais empreendedor, provando que o brasileiro realmente não desiste nunca de seus objetivos de vencer e fazer seus sonhos darem certo e se realizarem. Começar uma empresa não é das tarefas mais fáceis, mas sem dúvida é um desafio que quando iniciado da forma correta, tende a proporcionar bons frutos.

Muitas pessoas sonham em ter sua própria empresa, mas falta capital para começar o negócio. Se você tem o sonho de abrir seu próprio negócio do zero, então este artigo é para você. Confira nossas 9 dicas incríveis e veja como começar a empreender com sucesso.

Tenha um plano de negócios

Trace um plano de metas e objetivos que quer alcançar em x tempo e desenhe como pretende chegar a estes objetivos, além das estratégias que serão usadas para isso. O Plano de negócios deve ser a primeira coisa que o aspirante a empreendedor deve fazer, pois é ele que dará um norte de cada passo que ele pretende caminhar para fazer de seu negócio um sucesso.

O bom do plano de negócios, é que o novo empreendedor poderá mexer e modificá-lo conforme forem aparecendo novas oportunidades, investimentos e até mesmos riscos e dificuldades na caminhada empreendedora. Sem dúvida este planejamento é que será a segurança para o empresário não desanimar e conquistar seus sonhos.

Não esbanje o lucro que vier. Aprenda a investir com inteligência

Muitas pessoas ao ouvirem a palavra empresário, pensam que esta pessoa já se torna rica e bem-sucedida apenas por conta da nomenclatura. Ledo engano. O empresário é quem mais trabalha, quem mais se sacrifica e se não fizer nada, simplesmente não vê o negócio funcionar e não lucra.

Por isso, cuidado ao fazer investimentos, seja inteligente e não coloque seu dinheiro em coisas que não possuem boa rentabilidade. Além disso, lembre-se que seus clientes são seus patrões e deve sempre buscar a excelência em seu trabalho e satisfação total deles. Aprenda a não esbanjar o lucro que vier, invista com inteligência.

Contrate um bom contador

Um bom contador pode salvar seu negócio, pois é ele que determina o fluxo de caixa, organiza toda área fiscal e ainda pode te orientar a investir nos mercados certos sem medo.

Se você for MEI (Micro empreendedor individual), saiba que pode ser que um contador não seja obrigatório, mas é importante para manter tudo bem alinhado legalmente e com mais oportunidades de crescer com rapidez, credibilidade e continuidade.

Cuidado com as dívidas

Quando se está começando uma empresa, pode parecer tentador um empréstimo, pois isso dará aquela impulsionada que o negócio tanto precisa. Mas faça tudo com o pé no chão e não faça dívidas que não puder pagar.

Muitas empresas não se mantêm ao longo dos anos porque faz dívidas altas e depois o lucro não acompanha. Comece pequeno e aos poucos vá crescendo e expandindo sem pressa. Lembre-se, ela é inimiga da perfeição, então tenha paciência e avance devagar, mas sempre em frente.

Pesquise seu público-alvo e a concorrência

Qualquer empresa precisa saber quem são seus clientes e, também, quem é sua concorrência. Por isso a pesquisa de mercado é fundamental para saber o que os potenciais clientes querem, o que precisam e como você pode surpreendê-los.

A concorrência é outro ponto que a pesquisa irá te ajudar a conhecer e saber como lidar de modo a sempre estar a frente e oferecendo produtos e serviços melhores, se tornando um referencial para eles.

Invista no networking

Sabe aquela ideia de parcerias, de conhecer novos empreendedores? Isso é importantíssimo para seu negócio crescer. Participe de eventos que reúna outros profissionais, empresários e mantenha contato, crie uma carteira de novos clientes e assim você ganhará mais notoriedade.

O networking também é valioso para prospectar novos colaboradores, pessoas que formarão o time de sucesso da sua empresa e irá ajudar o negócio a se tornar relevante no mercado.

Faça investimento em marketing digital

Hoje uma empresa que não está na internet não existe, literalmente! Com o crescimento do Google, das redes sociais, das técnicas de otimização e enfim, de todo mercado de marketing digital, ficou praticamente impossível não ser visto nestas redes.

Por isso invista em marketing digital, criando blogs, sites e contas em redes sociais que façam elevar seguidores e te forneça visibilidade. Além disso, investir em conteúdo de qualidade é fundamental para ser uma autoridade em seu nicho e é mais barato investir nesse mercado, do que no marketing convencional e com resultados muito mais rápidos e sustentáveis a longo prazo.

Nunca deixe de investir em conhecimento

Estudar não deve ser a máxima só de quem está trabalhando como empregado, mas o foco central de quem é chefe. Ainda que a experiência seja grande, saber pontos teóricos do seu mercado e uma visão geral sobre seu nicho, além de como gerir melhor sua empresa, são essenciais para dar certo por muito tempo.

Então, invista em conhecimento fazendo cursos online, aprendendo novas técnicas e como utilizar novos programas e equipamentos, tudo com a intenção de fazer seu negócio decolar.

Curso Como iniciar seu próprio negócio online grátis EW Cursos

Dicas incríveis para você começar seu próprio negócio com a cabeça erguida, pé no chão e muita coragem de sonhar e conquistar seus objetivos. Para não ficar apenas nestas dicas, se capacitar profissionalmente é fundamental e conhecimento nunca é demais e essencial para começar uma empresa com mais qualidade.

No curso Como iniciar seu próprio negócio online grátis EW Cursos, você aprende tudo sobre empreendedorismo, para começar sua empresa com mais foco e tranquilidade, sabendo como prospectar clientes, mantê-los e fazer o negócio crescer.

A EW Cursos possui mais de 10 anos no ensino EAD, para você estudar com o melhor conteúdo, atualizado e 100% online gratuito. Além disso, são mais de 250 cursos e com opção de certificado válido em todo Brasil. Matricule-se agora e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com a EW Cursos.

Leia também