7 Dicas de como escolher a profissão perfeita.

Para te auxiliar se ainda não encontrou a profissão perfeita, neste post,...

Publicado quinta, 17 de março de 2022
[Capa 7 Dicas de como escolher a profissão perfeita.]

O Brasil possui mais de 8 milhões e 400 mil estudantes no ensino superior por uma profissão que lhe dê uma carreira de sucesso e segurança profissional e financeira. Ao escolher uma profissão, é esperado que gostemos do assunto e de tudo relacionado a área para seguir na carreira, porém, nem sempre é tão fácil assim. 

Escolher uma profissão pode ser um desafio, já que nem todo mundo descobre seu talento cedo. É preciso conhecer as próprias habilidades, o que gosta de executar e investir tempo e dinheiro para fazer esse sonho se tornar realidade. 

Para te auxiliar se ainda não encontrou a profissão perfeita, neste post, daremos dicas que vão te ajudar a definir sua carreira e todos os caminhos preparados para você seguir em inúmeras possibilidades profissionais. Confira! 

Em primeiro lugar, respire fundo e acalme-se para decidir com certeza e segurança

Ainda que as cobranças para ter uma profissão caiam sobre nossas cabeças quando estamos perto de concluir o ensino médio, é preciso refletir tudo com muito cuidado e tranquilidade, pois não são poucas as pessoas que acabam investindo em áreas que além de não ter nada a ver com elas, ainda executam mal... e não a nada pior que um péssimo profissional.

Por isso, decida sua profissão com base no que você gosta, no que tem jeito para fazer ou mexer e se tem algum conhecimento básico, é meio caminho andado para se aperfeiçoar e despontar no mercado. A dica é esse mesmo: respirar fundo e decidir com consciência. 

Faça testes vocacionais

Eis uma boa maneira de descobrir profissões que tenham a ver com você. Os testes vocacionais ajudam bastante, pois com algumas questões em forma de alternativas e lista, é possível definir as profissões que mais combinam com seu perfil.

Nos testes são questionadas as cores, os tipos de momentos de lazer que você mais gosta, quais as áreas profissionais que mais admira e as matérias da escola que mais te atraem. Com base nessas informações, é possível determinar as profissões que mais se adequam a você e te ajudam a conhecer melhor a si mesmo para seguir a carreira certa.

Comece a pesquisar sobre as profissões tendências do futuro

Assim como tem muitas profissões que fizeram sucesso no passado, o futuro guarda muitas oportunidades que ainda são novidades e outras já começam a tomar forma e você deve estar atento.

As profissões do futuro são baseadas nas que já existem hoje ou nas necessidades que vão aparecendo e invenções que ocorrem. Por exemplo, o Marketing Digital já era falado no início dos anos 2000, porém, não era algo palpável, mas quem se especializava em marketing e publicidade na época, já podia se capacitar E quando o mercado começou essas pessoas foram quem deu as cartas. 

Para se dar bem, é preciso estar atento aos movimentos do mercado, e hoje ele anda bem mais rápido do que no passado, então se quiser ser um profissional reconhecido em qualquer área, não perca o futuro de vista. 

Analise o crescimento da carreira e os salários envolvidos

Você tem que gostar, ter talento para profissão, mas é preciso analisar se ela tem para onde crescer e expandir seus conhecimentos. Muitas profissões têm alguns limites que podem ser ruins para seu planejamento a longo prazo. Opte por segmentos dentro de uma mesma profissão que tenha mais opções de desenvolvimento. 

O salário também é outro ponto importante de ser avaliado. Um valor salarial muito abaixo do mercado ou com valores que não deem chances de conquistar seus principais objetivos, devem ser revistos.

Encontrou uma profissão perfeita? Estude tudo sobre ela

É o mínimo que você deve fazer. Ao determinar uma área profissional para seguir, é preciso estudar ao máximo sobre ela para ter a certeza que ela é a melhor opção para seu futuro.

Converse com profissionais que já estão na carreira a bastante tempo e pergunte os desafios, como foi o início e conheça seus trabalhos. Esse é um dos estudos que você pode pesquisar para ter a certeza de que está fazendo a escolha acertada. 

Não são poucas as pessoas que depois de um tempo percebem que escolheram a profissão errada e as vezes, até já estão no mercado trabalhando. Lógico que poderá mudar de ideia com o tempo, mas o melhor é manter-se seguro da sua escolha profissional desde agora, pois mudanças desse tipo depois mexem com a vida como um todo. 

Liste os pontos positivos e negativos das profissões escolhidas

Tudo na vida tem dois lados, um bom e outro nem tanto e na profissão não é diferente. Faça uma lista de todos os pontos positivos como salário e oportunidade de crescimento por exemplo e os negativos, como horários mais apertados e muitos cálculos. 

Todas as profissões exigirão dos profissionais muita dedicação e algumas áreas são mais sacrificantes do que outras, como por exemplo, saúde onde os horários são extensos e necessita de muito autocontrole para fazer cirurgias. Organize lado a lado estes pontos e veja qual que se sobressai na sua visão e o quanto está disposto a se esforçar para dar certo. 

Curso online grátis da EW Cursos

Optar por uma profissão não é tarefa fácil, mas com alguns empurrõezinhos como orientação e muito estudo, é possível encontrar a área que mais combina com seu perfil e gosto pessoal.

Para te ajudar ainda mais, a EW Cursos possui mais de 20 categorias profissionais de cursos online gratuitos e 100% online, para você explorar e se matricular, conhecendo várias áreas até encontrar a que mais te agrade. 

A EW Cursos possui mais de 10 anos no EAD e com vasta experiência em conteúdo de qualidade e com mais de 50 mil alunos satisfeitos no encontro da carreira certa. Saúde, Religião, Administração, Informática entre outras opções que você não pode perder. 

Aprenda todos os conceitos básicos e fundamentais e inicie em uma profissão para vida e com reconhecimento no mercado, com opção de certificado válido e aceito em todo país para seu aperfeiçoamento profissional. Matricule-se já e não deixe seu futuro para depois, invista em sua carreira com os cursos online da EW Cursos.

Leia também