Como crescer profissionalmente em 8 passos para o sucesso

Neste artigo, falaremos dos 8 passos para o sucesso que você terá que dar...

Publicado quarta, 13 de julho de 2022
[Capa Como crescer profissionalmente em 8 passos para o sucesso]

Crescer profissionalmente é o sonho da maioria dos trabalhadores, que todos os dias buscam novas oportunidades no mercado ou dentro das empresas que trabalham.

Segundo pesquisas, as pessoas estão cada vez mais mudando de carreira quando já não se sentem felizes na profissão inicial escolhida. Levantamento da Empregos.com.br, mostra que 71,4% dos trabalhadores brasileiros mudaram de emprego ou de área profissional durante a pandemia.

Mesmo com um desemprego atingindo 10,6 milhões de pessoas, muitas delas perceberam que precisarão se especializar e profissionalizar para obterem melhores oportunidades. 

Mas não basta mudar de ramo ou emprego, é preciso mudar a postura diante de um crescimento profissional e neste artigo, falaremos dos 8 passos para o sucesso que você terá que dar para atingir os objetivos de sua carreira. Confira. 

1 - Esteja disposto a sair da zona de conforto

Primeiramente, é fundamental que você esteja disposto a superar suas expectativas, e logo, irá precisar sair da zona de conforto, que é um lugar muito satisfatório e necessário por um tempo, mas uma hora, se tornará limitante em sua vida profissional.

Apesar de segura, a zona de conforto tem um lado negativo: não aceita mudanças e, por isso, não gera desafios e conflitos que nos impulsione a sermos melhores. Se você quer crescer profissionalmente, é vital sair da zona de conforto primeiro. 

Mudar de emprego, investir em um curso totalmente diferente da área que já atua ou criar novos hábitos, são exemplos de situações que nos fazem sair da zona de conforto e nos abrem para o novo, dando novas oportunidades e construindo objetivos melhores para vida. 

2- Defina quais são suas metas pessoais 

Ao estar disposto a sair da zona de conforto, é importante entender quais são as metas pessoais que deseja atingir ao longo desse novo tempo em sua carreira.

Por isso, defina quais são essas metas e não se esqueça dos objetivos..., mas afinal, não são a mesma coisa? A resposta é, não! Metas são marcos que definimos a curto e médio prazo, como agendar um almoço com os amigos no fim de semana ou uma viagem dentro de 3 meses.

Já os objetivos, são marcos definidos a longo prazo, ou seja, algo que pretendemos fazer ou concluir em anos. Um bom exemplo, é a compra de uma casa ou como esperamos estar na carreira em 5 ou 10 anos. 

Portanto, defina suas metas a curto e médio prazo como um curso livre ou uma pós-graduação de 2 anos e não se esqueça do objetivo, como uma nova faculdade em até 4 anos ou ir trabalhar no exterior em X anos. Com isso definido, será mais fácil visualizar o futuro. 

3 - Seja proativo

Torne-se em uma pessoa proativa, ou seja, alguém que está sempre atento a fazer mais em prol de uma meta ou objetivo bem definido, como foi falado no tópico anterior. 

A pessoa proativa é aquela que na faculdade, lê um livro a mais ou busca se aprofundar em um tema que os professores trataram. Na vida profissional, é o funcionário que faz além do que foi solicitado, usando a criatividade. 

4 - Valorize a comunicação

Saiba se comunicar bem para conversar com todos com cordialidade, entusiasmo, veracidade, além de bons argumentos e boa fluência e dicção. 

Valorizar a comunicação é importante para garantir o carisma da equipe e respeito a sua autoridade quando estiver nessa posição, além de ser visto como alguém bem articulado entre os gestores acima de você. 

5 - Faça Networking

O networking é fundamental e nada mais é que uma rede de contatos que podem te auxiliar na conquista de uma nova oportunidade no mercado ou obter um mentor para sua carreira.

A rede de contatos pode ser adquirida desde o tempo da escola, ao manter diálogo com professores, colegas de infância, e ir amadurecendo, com acadêmicos e profissionais mais experientes na área escolhida.

Invista nesses laços que quanto mais estreitos, podem ser importantes para seu sucesso a curto e médio prazo na carreira que planeja seguir.

6 - Saiba ouvir, seja observador e sempre flexível

Se você quiser crescer profissionalmente, é essencial ser alguém flexível, sabendo que mesmo em sua atividade, terá momentos que irá trabalhar até mais tarde, em dias de folga ou fazendo trabalho que não é de sua alçada, mas que é necessário naquele momento.

Em uma posição de liderança, deverá saber ouvir os problemas e raciocina de maneira metódica, em busca de uma solução. 

Não poderá dar ouvidos ao conflito de dois funcionários e dar voz apenas a quem você tem mais afinidade. É preciso ser justo e analisar a situação ouvindo os lados, buscando resolvê-la sem causar mais impacto na equipe.

Do mesmo modo, deve ser mais observador do que falante, analisando posturas, atitudes e comparando com o que é dito, para tomar as decisões mais corretas. 

7 - Invista em sua qualificação profissional

A qualificação profissional é sem dúvida, o ponto chave para seu crescimento seja na empresa que já trabalha ou para conquistar uma nova colocação. 

O mercado está sempre em busca de profissionais que estejam atualizados e um dos caminhos mais rápidos para se capacitar é através de cursos online, que além de práticos e de curta duração, na EW Cursos, são gratuitos e com opção de certificado, para dar ainda mais credibilidade para sua formação.

Curso online grátis da EW Cursos

Para despontar no mercado, é preciso que o profissional esteja com a mente aberta e disposto a mudar sua carreira, mesmo que isso signifique a não mudar de ramo. 

Na EW Cursos, faça cursos online com conteúdo atualizado com o mercado e perfeito para que você inicie em uma nova área ou simplesmente garanta mais capacitação para o que você já faz. 

Na EW Cursos, encontre mais de 375 cursos livres que você aprende o básico do zero, aperfeiçoando seu conhecimento e crescendo de fato profissionalmente. Estude por 12 meses, cursos de curta duração e com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Mude sua vida com os cursos online grátis da EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos EW Cursos. 

Leia também