fazer login

8 dicas para se destacar em uma entrevista de emprego online

A pandemia da Covid 19 trouxe muita insegurança e temores pelo mundo,...

Publicado quarta, 18 de novembro de 2020
[Capa 8 dicas para se destacar em uma entrevista de emprego online]

A pandemia da Covid 19 trouxe muita insegurança e temores pelo mundo, arrebatando milhares de pessoas e deixando um rastro de terror, tanto na saúde como na economia mundial.

No mundo todo, com o fim de inúmeros empregos, a taxa de desemprego que era de 6,9% até o ano passado, poderá ser mais de 9,5% este ano, por conta da pandemia e dos momentos de lockdowns.

O Brasil, já ultrapassou a casa dos 13% de desempregados, e existe a chance desse número crescer no próximo ano, já que a pandemia ainda não foi controlada. Para especialistas no assunto, o mundo terá nos próximos 10 anos, uma fase de recuperação complexa em relação a economia e emprego.

Por conta dessas projeções nada otimistas, é tempo de preparar não só os melhores currículos, mas estar pronto para entrevistas de emprego eficientes que convertam na vaga tão esperada.

Por causa da pandemia, muitas empresas estão apostando em entrevistas remotas e assim como as convencionais, você deve estar bem preparado. Confira neste artigo, 8 dicas para se destacar em uma entrevista de emprego online e conquistar mais oportunidade para sua carreira.

Analise sua conexão de internet

A internet pode oscilar bastante ao longo do dia, porém na hora da entrevista, é melhor que isso não aconteça. Por isso, faça alguns testes com sua conexão como analisar a qual distância o wifi consegue atingir e qual a qualidade.

Dependendo do lugar escolhido, pode ser muito distante do modem principal, e nesse caso, é indicado um repetidor para que dobre o alcance do wifi. Outro teste que deve ser feito, é se a conexão está com boa estabilidade.

Existem alguns aplicativos que conseguem calcular o quanto de internet está sendo cedido e usado, ajudando na hora da escolha do lugar para fazer a entrevista, já que quanto melhor o sinal, menos problemas com a queda da conexão ou algo parecido na hora da entrevista.

Teste os equipamentos utilizados para a entrevista

Vai conversar com o recrutador por onde, pelo smartphone, tablet ou computador? É importante que você defina de antemão como será a entrevista, testando todos os equipamentos e evitando problemas como um programa que não funciona na hora ou o pc que não liga.

Geralmente, as empresas estão orientando quais os equipamentos mais indicados para as entrevistas, por isso, se atente a todas exigências com antecedência, para evitar contratempos.

Escolha o melhor lugar da sua casa para fazer a entrevista

Escolha uma parede branca ou um local arborizado e com boa iluminação, seja natural ou artificial. A dica é optar por um local isolado e que não tenha o imprevisto de alguém aparecer atrás de você na câmera.

Se for dentro de casa, mantenha tudo bem organizado e limpo, pois isso pode ser um dos fatores de avaliação indireta do recrutador, que observa tais pontos para deduzir se você é um profissional que preza pela ordem e assepsia.

O importante é que o recrutador consiga te ver com clareza e vocês consigam manter um bom bate papo durante o tempo da entrevista.

Esteja preparado para possíveis imprevistos

Dependendo do lugar escolhido, pode haver imprevistos que nem sempre são fáceis de prever. É um latido de cachorro, alguém chamando no portão, roupas no varal ou o local escolhido, não ser exatamente claro e nítido.

A dica neste caso, é conversar com a família para que eles entendam que você fará uma entrevista e precisa de todo silêncio possível, além de não ter nada aparecendo na câmera, além de você.

Dependendo da situação, vá em um local público como um café ou praça, mas o melhor é que neste momento, todos de sua casa entendam a necessidade de ajudá-lo a conquistar esta oportunidade. 

Se desligue do mundo, se foque apenas na entrevista

8 dicas para se destacar em uma entrevista de emprego online

Neste caso não são imprevistos, mas distrações que podem atrapalhar e muito, a hora da entrevista. Smartphone ligado nas redes sociais ou tv naquele canal que você adora, podem colocar a perder sua vaga.

Por isso, desligue o smartphone e a tv durante a entrevista, evitando que qualquer coisa possa atrapalhar esse momento. Ligue o smartphone apenas, caso o recrutador peça algum arquivo ou envie algo para você.

Esteja vestido de forma profissional

Apesar de ser uma entrevista online, isso não significa que é hora de descuidar da aparência e vestir qualquer coisa, mas sim, manter a rotina de como se estivesse se preparando para uma entrevista convencional.

Capriche na maquiagem, no cabelo bem arrumado e no caso dos homens, barba feita ou bem aparada. Terno completo, gravata e camisa, e para mulheres, um belo vestido ou camisa formal, são algumas das composições que podem compor o look profissional.

Siga as regras básicas das entrevistas de emprego

A entrevista online deve manter a rotina de regras básicas que uma entrevista convencional necessita, como por exemplo:

- Cumprir o horário determinado para a entrevista;

- Estar vestido a caráter, conforme as exigências da vaga e da empresa;

- Se apresentar de forma polida e respeitável;

- Explicar dados do currículo como conhecimento e experiências anteriores;

- Fazer questionamentos referente a vaga;

- Ouvir o recrutador e evitar interrompê-lo;

- Enviar todos os arquivos necessários como currículo e portfólio, quando necessário.

E esteja calmo, seja discreto e fale com boa dicção e de forma clara, para que não haja qualquer tipo de ruído durante a entrevista.

Currículos e Recrutamento na EW Cursos

Para uma entrevista online de sucesso, não basta ter um currículo invejável, é importante na hora da apresentação, você saiba como atingir seu objetivo, ao conversar com o recrutador. 

Para garantir a entrevista, fala os cursos onlines da categoria Currículo da EW Cursos. Em 3 cursos incríveis como: Currículo Estruturado, Currículo e Metodologias da Educação do campo e Teorias do Currículo, você aprende a deixar seu currículo o mais profissional possível, além de saber como se portar diante de uma entrevista de emprego.

Além disso, o curso online Recrutamento e Seleção de Pessoal, é perfeito para profissionais de RH ou estudantes, que desejam aprender como abordar candidatos, e você pode se beneficiar em saber como agir diante de uma entrevista.

Acesse agora a EW Cursos e matricule-se! São mais de 600 cursos online para você escolher. Mude sua vida profissional com os cursos online EW Cursos!

Leia também