Conheça a NR 35 dicas para trabalhar em altura com segurança

A NR 35 estabelece todas as diretrizes e regras para que profissionais possam...

Publicado quinta, 13 de maio de 2021
[Capa Conheça a NR 35 dicas para trabalhar em altura com segurança]

Ao trabalhar em profissões que envolvam altura, o profissional deve conhecer a NR 35 e colocá-la em prática no seu dia a dia. Limpadores de vidros em prédios, Operadores de guindaste e gruas, eletricistas industriais entre outros trabalhadores que tem contato com alturas superiores a 2 metros.

A Norma Regulamentadora 35 estabelece todas as diretrizes e regras para que profissionais possam trabalhar com o máximo de segurança, em alturas acima de 2 metros, que podem causar acidentes graves e fatais.

Neste artigo, conheça tudo sobre a norma regulamentadora 35, seu conceito, sua história e sua importância no mercado profissional e confira dicas para trabalhar com o máximo de proteção.

O que é a NR 35?

A Norma Regulamentadora 35 é um documento que estabelece todos os cuidados necessários e mínimos para se trabalhar com segurança em alturas acima dos 2 metros, considerados de possível acidentes, inclusive fatais.

O Brasil figura, infelizmente, como um dos países com mais casos graves de acidentes de trabalho. Na segunda posição em mortalidade de trabalhadores no mundo, o Brasil não tem do que se orgulhar quando o assunto é segurança laboral.

Segundo dados do Observatório de segurança e saúde do trabalho do Ministério Público do trabalho (MPT), entre 2012 e 2020, o país registrou mais de 5 milhões de acidentes de trabalho, com um gasto na previdência social de mais de 100 milhões de reais. 

Para evitar mais casos e diminuir consideravelmente o número de acidentes de trabalho, em especial em altura, foi criada a NR 35. Em um dado do Ministério do Trabalho e Emprego, (MTE), 40% dos acidentes de trabalho ocorreram em altura até 2019 e muitos desses casos foram fatais.

Isto prova a importância de uma norma regulamentadora que garanta a saúde e segurança dos profissionais e outros trabalhadores envolvidos, para que o serviço seja feito com qualidade e proteção ao trabalhador.

Dicas para trabalhar em altura com segurança

A NR 35 é um dispositivo legal que surgiu para oferecer regras de segurança para todos os profissionais que necessitam trabalhar em alturas elevadas. Mas é na prática que a NR 35 deve ser obedecida e para isso, preparamos algumas dicas importantes para o dia a dia com mais segurança:

Use equipamentos de segurança

A primeira dica e das mais importante é o uso dos equipamentos de segurança e de maneira correta. EPI´s como capacete, cintas e cordas, além de travas e luvas, são alguns dos equipamentos mais utilizados para garantir que o profissional esteja protegido contra quedas ou qualquer outro tipo de acidente em alturas.

É importante também que o trabalhador utilize EPI´s de segurança em bom estado, de preferência novos e que sempre quando necessário, ser feita a troca. A empresa deve ser responsável e disponibilizar sempre os melhores recursos para trabalhar no dia a dia.

Cuidado com a autoconfiança

Quanto mais experientes, tendemos a confiar muito no nosso trabalho, e isto é natural e nenhum problema, porém o excesso de autoconfiança é um fator que pode ser arriscado para nossa vida, e, portanto, cuidado com isso.

Não usar EPI porque consegue fazer um trabalho sem eles, não é adequado e nem profissional, além de colocar sua vida e de outras pessoas em perigo. Evite problemas, inclusive fatais, por negligência e seja sempre precavido quanto a sua vida.

Analise os riscos

Passar debaixo de uma escada onde o outro profissional está trabalhando e não viu você, dirigir de forma ofensiva no trânsito e não usar capacete só porque nunca aconteceu acidentes com você, não é uma atitude correta, portanto esteja sempre atento as suas atitudes.

Cada tarefa que for feita, requer um cuidado diferente. Os limpadores de vidros, sabem que devem estar conectados a cinta de segurança e em uma plataforma gradeada para evitar acidentes, porém em uma escada curta, o cuidado é se ela está bem fixada no chão e num solo nivelado. Analisando os riscos, se evita todo tipo de problema.

Antes de começar o trabalho, observar todos equipamentos e estabilidade

A estabilidade é o que garantirá um serviço sem intercorrências.           Se o trabalho é externo, observar a meteorologia como chuvas naquele dia, já tornarão o serviço inviável. Se o trabalho for interno, analisar se escadas e acessos estão firmes o suficiente.

Além disso, analisar se todos os equipamentos estão seguros e sem falhas e se existem os recursos para que o trabalho tenha total proteção. Estas observações devem ser feitam no chão, portanto esteja certo de que está tudo certo antes de subir. 

Conheça outras NR´s

Não é só a NR 35 que o profissional deve conhecer, mas de preferência todas as existentes para garantir mais segurança e dependendo do trabalho que exerce, tem a obrigação de conhecê-los.

É o caso do eletricista, profissional que trabalha na instalação e manutenção de sistema elétrico e que muitas vezes será obrigado a subir em escadas ou alturas muito elevadas, para instalar ou consertar estruturas elétricas. A NR 10 estabelece as normas de segurança para ele, que deve conhecer a NR 35, para ter proteção total.

Seja um profissional qualificado

Para trabalhar em altura, é preciso fazer cursos e obter conhecimento prático e teórico, pois desta maneira, as chances de queda, acidentes e fatalidades, serão cada vez menores.

Os cursos e treinamentos garantem que você saberá quais são os equipamentos utilizados, como utilizá-los, a legislação envolvida e seus direitos caso haja algum acidente. Com conhecimento comprovado, você terá melhores oportunidades de trabalho, melhores salários e mais chances de crescer em sua profissão.  

NR 35 Básico EW Cursos

E você, gostou de conhecer um pouco sobre a NR 35? Quer aprender mais e tornar-se um profissional qualificado para qualquer profissão nas alturas? Para trabalhar em altura, além de treinamento, é necessário conhecimento teórico e aprenda NR 35 Básico EW Cursos e seja um profissional especializado.

Com o curso NR 35 básico online e grátis EW Cursos, você obtém o melhor conteúdo no assunto, se capacita para o mercado e melhor, com opção de certificado para comprovar seu aprendizado.

Matricule-se agora no curso NR 35 básico online e grátis EW Cursos. Mude de vida e não deixe seu futuro para depois. Invista em você com os cursos online grátis EW Cursos.

Leia também