Como incentivar as crianças a lerem. Dicas úteis

Confira neste artigo, algumas informações e dicas úteis para começar a...

Publicado quarta, 12 de fevereiro de 2020
[Capa Como incentivar as crianças a lerem. Dicas úteis]

Segundo pesquisas, apenas 28% dos brasileiros preferem a leitura em seu tempo livre, enquanto 82% preferem a TV ou outras distrações. Outra pesquisa que 44% dos brasileiros não tem o hábito de ler e a média de livros do brasileiro é de 2,43 livros por ano.

Esses números são a prova de que o brasileiro necessita ler mais para ter mais conhecimento, um vocabulário mais amplo e falando e se expressando melhor. Mas algo que todas pesquisas mostraram é que o hábito da leitura começa em casa e não na escola, por isso é preciso incentivar os filhos nessa caminhada desde cedo.

Neste artigo, veja algumas dicas úteis para começar a incentivar as crianças a lerem, para desenvolver o gosto e hábito pela leitura.

Comece por você

 Hábitos são costumes que aprendemos, seja, por exemplo, ou palavras, e na maioria das vezes são mesmo os exemplos que vamos seguir. Na infância, a criança observa o adulto e a forma como ele age e irá procurar agir da mesma forma, mesmo que o ensino seja o contrário.

Assim, se os pais não têm o costume de ler, dificilmente o filho também terá. Comece a se esforçar em ler um livro por mês e assim provocar no seu filho o interesse de ler também. Com certeza ambos irão ganhar muito com esse novo hábito.

Leia com a criança

 Não basta só começar a ler mais e incentivar a criança, mas é preciso estar lado a lado com ela para demonstrar esse incentivo de forma mais efetiva. Sente com a criança e leia diariamente.

A prática se tornará cada vez mais prazerosa e se ela estiver aprendendo a ler, é uma ótima oportunidade dela começar a praticar a leitura e compreensão do que está lendo.

Comece a ler pelos livros mais simples

Por mais inteligente que seja uma criança, é vital que ela comece a ler os livros mais simples, sem qualquer complexidade para entender o enredo da história e com palavras fáceis de falar.

Com o tempo, a própria criança sentirá a necessidade de ler livros com mais páginas, com história mais complexa e envolvente e aos poucos irá se tornando independente, aprendendo a escolher os próprios livros e segmento que mais lhe chama a atenção.

Diminua a interação com os aparelhos eletrônicos

 Que joguinhos de celular são interessantes e consomem o tempo da criança é real, mas se ela se dedicar na leitura, aos poucos os aparelhos terão uma atenção menos expressiva.

Conforme os livros são apresentados e existe estímulo na leitura, os pais começam a ter mais controle no tempo que a criança fica no aparelho celular ou console e a própria criança começa a perceber uma vontade maior de estar envolvida com os livros.

Escolha os títulos com sabedoria

 Na hora de escolher os livros para os filhos, siga a procura conforme a faixa etária. Crianças muito pequenas não sabem ler, mas se interessam por histórias como fábulas e com muitas ilustrações coloridas.

Quanto maior a criança fica, mais ela se interessa pelas letras, menos pelas imagens e muito mais pela história, necessitando de livros mais elaborados. Crie o hábito de ir com elas em livrarias, bibliotecas e sebos que elas encontrarão ali, seu mundo particular em relação à leitura.

Ew Cursos- Leitura

 O melhor em cursos online com certificado é a EW Cursos! Para os pais que querem ajudar seus filhos na prática da leitura e criar hábitos para toda vida, este curso é excelente e dá dicas incríveis de como orientar os filhos.

Para professores, é um curso livre de capacitação importante para ensinar os alunos a lerem mais e melhor. Para melhor qualificação profissional Faça curso online de Leitura da EW Cursos e garanta sua capacitação com certificado reconhecido em todo Brasil.

Acesse já e conquiste o sucesso profissional com a EW Cursos!

Leia também