fazer login

Confira as 8 dicas de empreendedorismo para vencer a crise

A economia brasileira passa por um período de recessão, e o empreendedorismo...

Publicado quinta, 24 de setembro de 2020
[Capa Confira as 8 dicas de empreendedorismo para vencer a crise]

A economia brasileira passa por um período de recessão, e o empreendedorismo parece algo cada vez mais distante, porém a única solução. Sem grandes incentivos fiscais e de empréstimos para manter os negócios funcionando, muitas empresas fecham as portas e o governo precisa driblar a inflação para não levar o país ao caos financeiro.

A pandemia do novo coronavírus veio em um momento que o país voltava a se reerguer, e apesar do momento desanimador, a volta da economia aos poucos no país, mostra que é possível se recuperar, ainda que a velocidade de recuperação não seja o ideal.

Para os pequenos empresários, o tempo é de incertezas, mas como são eles que movimentam a economia no país, é através deles que tudo irá começar novamente, porém com um pouco mais de pé no chão e preparo para os dias sombrios.

Para começar um negócio com segurança e continuar de portas abertas, listamos as 8 dicas de empreendedorismo mais valiosas para vencer a crise.

Replanejando tudo

Ter um negócio em meio a uma crise não é fácil, e se a ideia era investir na empresa, fazê-la crescer, agora é tempo de parar, replanejar tudo e mantê-la viva e contínua para os próximos meses e anos.

Segure um pouco a ideia de investir na empresa. A não ser que tenha outros recursos, não é o momento de empréstimos, principalmente se o setor que você está inserido, está sofrendo diretamente com a recessão. Coloque tudo no papel, faça mudanças e cuidado com gastos desnecessários.

Corte custos, mas faça o possível para manter os empregos

Quando se fala em corte de custos, a primeira ideia que vem a mente é em diminuir a folha de pagamento, porém essa nem sempre é a melhor saída. A empresa depende dos profissionais para continuar produtiva, por isso é importante olhar para outros custos que podem ser diminuídos e mais fáceis de resolver a longo prazo.

Por exemplo, trocar as lâmpadas da empresa por de led, pode dar uma economia de até 80%! Racionar o consumo da água e apostar no home office, pode trazer muito mais economia. Opte por mandar embora, somente em casos extremos e se o profissional não tiver uma função fundamental para o negócio.  

Negocie dívidas

O Brasil é um dos países com mais empresas endividadas, e com a crise inesperada e a alta do dólar, o valor das dívidas ficou ainda maior.

Pior do que isso é a inadimplência, que já acomete milhares de negócios. A dica para empresas no vermelho, é não se desesperar e negociar os valores junto aos bancos.

O governo federal disponibilizou crédito para várias modalidades de negócios, justamente para o pagamento de dívidas, desde a quitação até o parcelamento, com juros muito baixos.

Tenha uma empresa online

E se a empresa física está se mostrando frágil diante da crise, o momento é excelente para investir na modalidade online. Crie uma loja online e comece a divulgar seu negócio nas redes sociais e para a clientela cativa da loja física.

Para isso, contrate um bom programador ou empresa que desenvolva o site e tenha um profissional em design para criar as peças para as redes sociais. A maior vantagem de apostar no online é o custo baixo e o retorno rápido, porém é preciso estar sempre com tudo atualizado e novidades no site para se tornar sempre relevante para seu público.

Invista no marketing digital

O Marketing Digital é o segmento do momento e como foi dito no tópico anterior, é fundamental ter um negócio online em tempos de crise econômica.

Além do que já foi dito, investir num blog como este, com textos atuais e centrados nos assuntos do momento, é uma forma eficaz de chamar atenção do seu público e informá-lo, levando-o a comprar seus produtos e serviços.

Tenha conteúdo relevante, que seja visto pelo Google como informação de valor. O retorno financeiro é interessante, além de elevar o nome da empresa a outro patamar, enriquecendo o networking e garantindo mais negócios.  

Pense fora da caixinha

Confira as 8 dicas de empreendedorismo para vencer a crise

Muito se fala no “pensar fora da caixa”, mas o que isso significa na prática? É ser criativo, inovador e que em tempos de crise, se tornam o diferencial para fazer uma empresa continuar ou não.

Por exemplo, Steve Jobs pensou fora da caixa, quando percebeu que podia oferecer computadores pessoais por preço acessível e tornar as pessoas profissionais em suas próprias casas. Pensar fora da caixa é isso, criar ideias que facilite a vida das pessoas.

Se sua empresa tem tido dificuldade na crise, pense o que pode ser feito para fazer com que ela se mantenha de pé e possa crescer mesmo nesses tempos sombrios.

É o que restaurantes tem feito, quando tiveram que fechar no auge da pandemia, mas descobriram que poderiam dar uma experiência de qualidade a seus clientes, através do delivery.

Tenha diferenciais competitivos

Como falamos no tópico anterior, o ato de pensar fora da caixa é essencial para que empresas passem bem pela crise, mas é preciso ter um diferencial competitivo, que faça com que sobreviva aos ventos e tempestades firmemente.

Por exemplo, a Coca Cola tem mais de 100 anos e praticamente nunca parou de crescer mesmo em meio a crises nos mercados mundiais. O segredo? De um lado sua fórmula de sabor que conquista pessoas novas todos os dias e do outro, um marketing forte que levou a marca a ganhar o mundo.

Ou seja, é preciso equilibrar o que existe de melhor nos seus produtos e serviços com um bom poder de divulgação. Dessa forma que negócios crescem e se mantém perpétuos, mesmo nos períodos mais difíceis.

Empreendedorismo na EW Cursos

Para empreender em meio à crise, num negócio totalmente novo ou em uma empresa antiga, é preciso experiência e muito conhecimento, e por isso que é tão importante a capacitação profissional.

A EW Cursos é uma escola online que acredita em seus alunos e num futuro promissor, por isso oferece através de sua metodologia inovadora, toda qualificação para impulsionar a carreira de milhares de pessoas.

Acesse, conheça a EW Cursos e matricule-se nos cursos de Empreendedorismo. Obtenha certificado reconhecido em todo Brasil e comece uma empresa de sucesso!

Leia também