fazer login

Os 4 livros clássicos da literatura brasileira que você não pode deixar de ler

Muita gente só lê algum livro quando está em tempos de vestibular ou ENEM,...

Publicado quinta, 17 de setembro de 2020
[Capa Os 4 livros clássicos da literatura brasileira que você não pode deixar de ler]

Muita gente só lê algum livro quando está em tempos de vestibular ou ENEM, deixando de lado o gosto pela leitura. A literatura abre novos caminhos que trilhamos rumo a um desconhecido cada vez mais atraente.

Segundo pesquisas, o brasileiro lê uma média de 2 a 4 livros por ano, mas completos, ou seja, do início ao fim somente 2 livros anualmente. Entre os que mais leem, são os jovens em fase escolar como crianças e adolescentes. Conforme envelhecem o hábito se torna menos recorrente.

A leitura nos dá uma dimensão diferente em relação ao mundo, nos leva a conhecer novos povos e lugares sem sair do lugar e ainda enriquece nosso vocabulário com novas palavras e jeitos de pensar.

Atualmente temos visto as livrarias com muitos livros de autores estrangeiros, porém é preciso que os autores brasileiros e portugueses, que fazem parte da construção do nosso falar, ler e saber, sejam valorizados.

Livros clássicos como Dom Casmurro, O Guarani, O Ateneu, Olhai os Lírios do Campo dentre tantos outros, devem ser incentivados por conterem nossa cultura em sua fase mais bruta e bonita.

Confira neste artigo os 4 livros clássicos da literatura brasileira que você não pode deixar de ler e conhecer um pouco mais sobre cada autor que fez e faz parte da construção crítica, cultural e educacional do nosso Brasil.  

Dom Casmurro, de Machado de Assis

“Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que conheço de vista e de chapéu.”

Assim se inicia o livro Dom Casmurro, romance escrito e publicado em 1899 por Machado de Assis, e que se tornou um grande sucesso, sendo um dos livros mais aclamados do autor e considerado sua obra prima.

O livro conta a história de Bento Santiago, homem sisudo e que recebe o apelido de Dom Casmurro por ser sério e tem um porte elegante. O próprio Bento conta sua vida para o interlocutor e a trama gira em torno de sua desconfiança quanto a possível traição de sua esposa Capitu com o amigo Escobar, gerando um filho, Ezequiel que para Bento, era a cara do amigo.

Sem dúvida um livro envolvente e que mostra um Rio de Janeiro e Brasil de costumes antigos, mas conflitos muito atuais. Vale a pena a leitura também pelas pelo vocabulário rebuscado da época e a riqueza de detalhes que Machado de Assis dá ao livro.

O Cortiço, de Aluísio Azevedo

Outro livro escrito quase na mesma época de Dom Casmurro é o livro O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Grande sucesso do autor, O Cortiço retrata o início das moradias coletivas no Rio de Janeiro, seus conflitos e também a ganância de pessoas como João Romão, um dos protagonistas da história.

O português João Romão quer se tornar um homem rico e para isso não vê problema em passar por cima de quem quer que seja para alcançar seus objetivos, traindo a confiança da escrava Bertoleza e casando-se com Zulmira, para se igualar socialmente com seu vizinho, o comendador Miranda.

Enquanto sua ascensão social se desenrola, a história de outras pessoas acontece ao mesmo tempo no cortiço, sendo um livro moderno, que trata de traições e paixões avassaladoras, dramas e brigas e até tabus sociais como a homossexualidade. Um livro antigo com tons atuais que todos devem conhecer.

Capitães de Areia, de Jorge Amado

O livro de Jorge Amado Capitães de Areia, é sem dúvida seu livro mais conhecido, assim como Dona Flor e Gabriela. No livro, Jorge Amado retrata a vida de meninos que vivem na capital baiana Salvador.

Crianças abandonadas a própria sorte e que se veem numa situação de extrema pobreza e desespero, sendo torturas e sofrendo abusos por parte da polícia.

O livro é um grito de socorro a população baiana, ao Brasil e o mundo, quanto a segurança das crianças e das situações precárias que muitas são obrigadas a viver, num tempo que não haviam direitos humanos ou da infância, fazendo com que os meninos retratados na história, só vissem a violência como única alternativa para sobrevivência.

Jorge Amado é considerado até hoje, um dos maiores autores brasileiros, reconhecido e respeitado dentro e fora do país, colecionando vários prêmios e tendo influenciado inúmeros autores nacionais que vieram depois dele.

Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Vidas Secas é um daqueles livros que ficamos com um nó na garganta, mas não conseguimos parar de ler até o final. O livro trata da seca do sertão nordestino e o modo de sobrevivência que faz com que muitas famílias precisem sair de suas casas em busca de uma vida melhor.

Os personagens principais: Fabiano, Sinhá Vitória, menino mais novo e mais velho e a cachorra baleia, fazem parte de uma narrativa triste e sofrida, mostrando a situação dos retirantes nordestinos que em busca de trabalho, alimento e água de qualidade, se aventuram em um drama social que nem todos sobreviverão.

O livro foi publicado em 1938 e se tornou a obra mais conhecida de Graciliano, recebendo inúmeros prêmios e sendo indicado, inclusive, para Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1964, por conta do filme baseado no livro e adaptado para o cinema.

Literatura Brasileira na EW Cursos

Os 4 livros clássicos da literatura brasileira que você não pode deixar de ler

A literatura Brasileira é riquíssima e cheia de nuances que fazem dela uma das mais importantes do mundo. Os livros clássicos tratados aqui, são leituras garantidas de um vocabulário mais rebuscado e reconhecimento de nossa própria história.

Para professores, alunos e profissionais diversos, a leitura só oferece benefícios e a Literatura Brasileira se mostra cada vez mais importante para a evolução do indivíduo e sua forma de se comunicar e conhecer o mundo.

Na categoria Literatura Brasileira da EW Cursos, você compreenderá todos os segredos e dicas importantes sobre esses e outros livros importantes para nossa literatura, além de ter todo preparado para provas em exames públicos, privados e profissionais.

Faça os cursos online Literatura Brasileira da EW Cursos e obtenha conhecimento e cultura, em cursos 100% online com certificado reconhecido em todo país. Acesse agora!

Leia também