8 profissões que não exigem faculdade e como começar sua capacitação

Através de cursos online gratuitos, você pode começar uma carreira de sucesso...

Publicado quarta, 24 de novembro de 2021
[Capa 8 profissões que não exigem faculdade e como começar sua capacitação]

Todos os anos, milhares de pessoas começam uma graduação no Brasil em busca de conhecimento e principalmente de qualificação profissional. Fazer uma faculdade é o sonho de muita gente, que vê nos estudos o futuro tão esperado para conseguir melhores empregos e salários.

Mas mesmo sendo uma opção, muitos veem na faculdade um tempo longo de estudos, alto investimento e começam a pensar se existem outras saídas profissionais com mais chances de empregabilidade rápida, menor duração e investimento zero...e sim, existem!

Através de cursos online gratuitos, você pode começar uma carreira de sucesso e sem faculdade, optando por ela no futuro, caso pretenda se especializar ainda mais. Para início ou mesmo seguir uma área específica que não exige graduação, é uma excelente oportunidade de iniciar seu próprio negócio ou prestar serviços e ter um futuro profissional verdadeiramente promissor.

Quer saber mais? Então confira as 8 profissões que não exigem faculdade e como iniciar sua capacitação profissional.

Fotografia Digital

Desde que a fotografia foi criada, ela fascina e explora cores, paisagens, pessoas e enfim, é a partir dela que conhecemos um pouco do mundo através das imagens que ela revela. A fotografia analógica teve seu tempo de glória e perdeu espaço para a Fotografia Digital, que hoje é a máxima da fotografia em todo mundo.

O Fotógrafo Digital é um profissional especializado na eternização de imagens digitais, através de câmeras modernas que deixam as fotos vivas e com qualidade profissional, sendo muito requisitado para eventos como casamentos, festas e principalmente no mercado da publicidade e da moda.

Cabeleireiro Básico

A profissão de Cabeleireiro é outra área que não necessita de especialização em faculdade e que você pode iniciar a profissão com cursos online para iniciar seu aprendizado e começar a trabalhar.

Com o curso Cabeleireiro Básico, você pode auxiliar em outros salões, cortando cabelo, fazendo escova e passando chapinha, além de serviços como manicure e pedicure. Você também pode trabalhar autônomo, oferecendo estes serviços e tendo uma independência financeira real.

O curso é de modalidade básica e, portanto, não possui qualificação para tinturas e utilização de químicas, técnicas essas que necessitam de conhecimento mais elaborado e uma certificação diferenciada.

Agente comunitário de saúde

Outra profissão que não necessita de faculdade e tem sido muito importante em tempos de pandemia, é o Agente comunitário de saúde.

Este profissional tão necessário em nossos dias, trabalha na orientação de famílias sobre doenças, sobre alimentação saudável, garante que toda a comunidade tenha saúde de qualidade e, também, orienta casais no planejamento familiar e cuidados com as crianças e adolescentes.

Além disso, este profissional ainda auxilia na orientação e cuidados com o saneamento básico e busca recursos para a comunidade quanto a saúde da população. Em muitos lugares, este é um dos poucos profissionais de saúde próximos, e por isso é tão importante a profissão que ainda ajuda as pessoas. 

Corte e costura

Tem habilidade de colocar botões, fazer barras em calças e até personalizar suas roupas? Então você deve fazer um curso mais elaborado como o curso de Corte e Costura, que te dará mais conhecimento em como fazer cortes mais precisos e rápidos, como fazer novas costuras e até moldes para criar suas próprias peças.

O curso de Corte e costura é excelente para pessoas que sonham em entrar para o mundo da moda e se tornar um profissional requisitado, tendo um negócio próprio como um estúdio de corte e costura, até oferecendo seus serviços para estilistas e empresas de roupas.

Para perfeiçoar ainda mais seus conhecimentos, continue o curso Consultoria de Moda e se qualifique em uma área de capacitação que orienta clientes e empresas no melhor estilo para vestir, quais as peças da moda e quais colocar na vitrine para chamar o público.

Empreendedorismo

Não é exatamente uma profissão, mas o curso de Empreendedorismo é fundamental para que pretende abrir seu próprio negócio, porém ainda não sabe como fazer isso.

 No curso, o aluno aprende quanto deve investir, quais áreas são mais promissoras ou quais as obrigações que um empresário deve ter para que sua empresa esteja legalizada e ativa no mercado.

Marketing Digital

A profissão do momento, o Marketing Digital é uma área que tem ganhado muitos profissionais, já que é feita 100% online e pode gerar muitos negócios digitais de sucesso. O Marketing Digital são estratégias e técnicas de marketing e vendas que tem o intuito de atrair mais clientes e maior faturamento para empresas através da internet.

O Marketing Digital pode ser executado em redes sociais, blogs, sites e e-commerce, utilizando vários recursos como podcasts, vídeos e artigos como esse que você está lendo agora. Através de técnicas como SEO, SEM, email marketing, inbound marketing entre outros, é possível otimizar negócios online, melhorar a posição dos sites no Google e outros buscadores e tornar empresas mais conhecidas e vendendo mais.

Com um curso online de Marketing Digital, é possível você iniciar nesse mercado com a produção de conteúdo para redes sociais e blogs, criar vídeos e conhecer melhor as principais técnicas, auxiliando no tráfego pago e otimização profissional. 

Coaching

A profissão de Coaching, que significa treinador ou instrutor em inglês, é uma das profissões que mais tem recebido atenção nos últimos anos, já que não necessita de graduação e através de um curso online de qualidade, você já sai preparado para orientar pessoas e empresas no seu processo de sucesso em suas carreiras profissionais e vida pessoal.

O Coaching é um profissional que auxilia na qualificação e motivação de profissionais, além de trabalhar na gestão de pessoas, inclusive em objetivos pessoais de seus clientes. O Coaching pode dar palestras e orientar grupos de profissionais e dar treinamento em empresas. Sem dúvida, um setor importante a você considerar para sua vida profissional.

Cursos online gratuitos EW Cursos

Gostou dessas dicas de cursos online gratuitos incríveis e que serão perfeitos para seu currículo? Comece um negócio de sucesso ou conquiste uma oportunidade de emprego, iniciando sua carreira com cursos online EW Cursos.

Na EW Cursos, você estuda em uma plataforma intuitiva, com conteúdo de qualidade e cursos gratuitos e 100% online de curta duração. Matricule-se agora e alcance seus objetivos profissionais.  

Leia também