Conheça a profissão de Operador de Caixa e dicas para o dia a dia.

Responsável por cobrar produtos e ter interação direta com o cliente, o...

Publicado quinta, 22 de abril de 2021
[Capa Conheça a profissão de Operador de Caixa e dicas para o dia a dia.]

Responsável por cobrar produtos e ter interação direta com o cliente, o Operador de Caixa é um profissional importante em qualquer setor comercial, especialmente aqueles que tem ação direta, na cobrança de valores e lidar com troco e abertura e fechamento de caixa.

Seja um pequeno mercado ou um grande varejista, o operador de caixa é fundamental para a empresa, e por isso precisa ter treinamento para evitar o mínimo de erros, e conhecimento para saber como lidar com números e situações corriqueiras da profissão.

Conheça a profissão de Operador de Caixa e dicas para o dia a dia na carreira, como se capacitar para ser um profissional diferenciado para a função.

O que é a profissão de Operador de Caixa

O operador de Caixa é um profissional que trabalha na linha de frente, cobrando o valor de produtos e serviços, fazendo a abertura e fechamento do caixa do dia e dependendo do local de trabalho, como supermercados por exemplo, o profissional ainda deve lidar com o atendimento ao cliente e a devolução de troco.

O operador de Caixa é de suma importância para a empresa, pois é ele quem faz o recebimento de valores e mantém a empresa em pleno movimento. Além disso, o Operador de caixa também tem as seguintes funções:

- Fazer o controle de estoque;

- Emitir notas fiscais e repassar ao cliente, inclusive com cupom fiscal;

- Fazer o controle financeiro.

Este profissional deve saber fazer contas básicas e ter raciocínio rápido, já que caso o caixa tenha algum problema ao processar valores ou precise atender várias pessoas, ter estas habilidades faz toda a diferença. 

Conhecimentos, Salário e perfil profissional

Atualmente, a exigência para ser um operador de caixa é ter no mínimo o ensino médio. O Salário deste profissional varia entre os 1.200,00 e 2.000,00 reais no setor privado, enquanto no setor público, os vencimentos chegam a 4.000,00 reais.

O perfil profissional do operador de caixa, é de uma pessoa com bom relacionamento interpessoal, comunicativa e simpática, que saiba dialogar e abordar pessoas. Além disso, deve ser alguém com facilidade com números e atenta, além de rápida nos processos.

Outro ponto importante para trabalhar como operador de caixa, é ter caráter e ser sempre honesto em seu trabalho. Ser paciente é outro diferencial valioso e ser organizado, também é importante para não ter problemas na abertura e fechamento do caixa.

Dicas para ser um operador de caixa de alta performance

Conheça a profissão de Operador de Caixa e dicas para o dia a dia.

Para ser um Operador de Caixa especializado, com diferenciais competitivos que farão de você um profissional mais completo para obter melhores oportunidades, preparamos algumas dicas para o dia a dia na profissão:

- Ser sempre cordial com o cliente

Um sorriso no rosto faz toda diferença na vida das pessoas, inclusive daquelas que não estão em um bom dia. Seja cordial, respeitoso e simpático, respondendo as dúvidas do cliente, enquanto faz a cobrança correta dos itens.

- Prestar atenção aos pequenos detalhes

As vezes o cliente vem até seu caixa com um produto com um pequeno furo e para evitar que ele leve o produto avariado, explique o problema e peça que seja trocado o item. Atitudes assim, mostram para o cliente que ali está um profissional atento a suas necessidades e isso fará com que ele sempre volte.

- Contate a empresa de erros a serem corrigidos

Em supermercados, pode acontecer de pegar um produto vencido 1 dia, por exemplo, mas esta é uma grande falha da empresa. Caso o cliente reclame ou você percebeu a falha, peça desculpa ao cliente, peça que pegue outro produto com validade em dia e reporte a empresa.

Além deste problema, situações como reclamações recorrentes de um produto ou serviço da loja que não esteja tão eficiente, devem ser direcionados ao seu superior, para que tudo seja resolvido e o cliente satisfeito

- Evite conversar com o colega de trabalho durante o expediente

Durante o tempo que estiver trabalhando, evite manter comentários ou conversas acaloradas com seu colega de trabalho. Esta atitude geralmente é interpretada pelo cliente como uma falta de respeito e isso pode ser decisiva para seu retorno.

Além disso, conversas paralelas atrapalham o fluxo de trabalho, pois muitas vezes a fila está extensa e perder tempo conversando, causará nervosismo e discussões desnecessárias. Portanto, deixe as conversas para hora do almoço ou fim do expediente.

- Tenha paciência com os clientes mais irritadiços

Algumas pessoas podem ser muito temperamentais e qualquer situação ou mesmo ação nossa, ser o estopim para desencadear seu nervosismo. Caso não tenha cometido erros como um troco errado, tenha inteligência emocional e deixe a pessoa falar e solicite auxílio do seu superior. Evite debates e conflitos com pessoas em um dia ruim. 

- Conheça os produtos e serviços da sua loja

É importante conhecer os produtos e serviços servidos no seu local de trabalho, pois isso é uma forma de você incentivar ainda mais as vendas da loja, indicando produtos para os clientes, que podem se interessar e levar mais este item.  

Estas indicações devem ser feitas mediante treinamento, já que ao abordar o cliente, deve saber como se portar e falar. De maneira a vender o produto ou serviço.

- Tenha conhecimento básico de informática, vendas e finanças

Eis um ponto fundamental para ser um bom operador de caixa, ter conhecimento de informática, vendas e finanças. Como usará equipamentos como um computador para computar as vendas, além de abordar clientes e oferecer produtos, ainda deverá saber fazer contas simples e inclusive complexas, para fluxo de caixa.  

Operador de Caixa EW Cursos 

Pensando em ser um operador de caixa ou já trabalha na profissão, mas precisa se destacar no mercado? Faça o curso online grátis Operador de caixa EW Cursos.

O curso trata sobre os principais conceitos da profissão, além da ética profissional, Finanças, Notas fiscais e todos os assuntos importantes relacionados com o dia a dia de um operador de caixa.

Matricule-se agora no curso online gratuito Operador de Caixa EW Cursos e faça um curso com conteúdo completo para seu aprendizado. Plataforma moderna e intuitiva, recursos digitais e certificado válido em todo Brasil. Não deixe seu futuro para depois e invista em você com a EW Cursos.

Leia também