Informática Avançada: O que é e 7 dicas de Informática para o dia a dia

Para tudo na nossa vida, a Informática tem papel fundamental em nosso dia a...

Publicado sexta, 16 de abril de 2021
[Capa Informática Avançada: O que é e 7 dicas de Informática para o dia a dia]

Para tudo na nossa vida, a Informática tem papel fundamental em nosso dia a dia. Informática é um termo para designar um conjunto de sistemas e programas que servem para armazenar, coletar e enviar informações, através do uso de equipamentos computadorizados.

Através da informática, acontece o processamento de dados digitais, utilizados para facilitar, tanto arquivos enviados quanto recebidos, por meio de softwares que auxiliam no trabalho e no lazer.

O computador oferece uma gama de possibilidades e saber dominá-lo é hoje uma obrigatoriedade, se quiser se dar bem no mercado de trabalho. No curso online Informática Avançada, você aprenderá além do mexer no básico, como usar o computador com facilidade e rapidez para o dia a dia com eficiência.

1 - Para aprender informática avançada, é preciso querer e ter paciência

Apesar de ser fundamental o aprendizado em informática, muitas pessoas se tornam resistentes por não conseguir entender rapidamente muitas das funcionalidades apresentadas.

Mas é preciso calma, paciência e querer aprender, para absorver tudo o que o uso do computador tem a oferecer. No começo, pode parecer muito complexo, mas com o tempo e a prática, será possível dominá-lo e usá-lo de modo automático.

2 - As teclas de atalho mais utilizadas

As teclas de atalho ajudam muito na hora de copiar um texto, colar em outra página, assistir uma apresentação ou excluir algum arquivo. A seguir, listamos as mais usadas e que são fundamentais no dia a dia:

- CTRL+C= Copiar;

- CTRL+V= Colar;

- ESC= Finalize uma tarefa;

- CTRL+ Shift + Esc= Quando um programa trava, esta é a primeira opção que você deve recorrer. Através dessa combinação abre o Gerenciador de Tarefas e pode ser feita a finalização do programa, para reiniciá-lo depois. Caso isso não dê certo, siga o próximo atalho;

- CTRL+ ALT+ Del (Delete)= Caso o computador trave por algum motivo, esta é a combinação para reiniciá-lo;

- Tecla WIN= Abre o menu Iniciar;

- ALT+TAB= Alternar entre programas;

- F1= Ajuda;

- F5= Abre apresentação. Perfeito para uso no Power Point;

- Shift + Delete= Faz a ação de apagar arquivos do pc e sem este arquivo ir para lixeira.

Estes são alguns dos atalhos mais utilizados, porém existem outros que não são muito conhecidos como:

Para habilitar símbolos como º, ª e Ñ, você deve habilitar o botão Num lock e com o ALT pressionado, digitar o código em números do símbolo. Por exemplo, para obter o símbolo º, pressione ALT+167. Para o símbolo ª é ALT+166 e para o símbolo ALT+ 165.

WIN+S= Abre a pesquisa do Windows e nela, é só digitar o que está procurando que o Windows faz a varredura em todo sistema em busca da sua informação. Aliás, o uso do botão WIN pode ser combinado com todas as letras do teclado. Para aprender e memorizar, faça o teste de cada um e anote as combinações.

3 - Dicas simples para facilitar sua vida ao computador

- Quando excluir algo e quiser recuperá-lo, vá na lixeira da Área de Trabalho e restaure o arquivo;

- Acabou de ligar o pc e não lembra que dia é hoje? É só encostar o cursor do mouse sobre o relógio no canto direito inferior, que aparecerá o dia da semana, além do dia, mês e ano;

- Gosta de todos os ícones da Área de Trabalho organizados? É só clicar com o botão direito na Área de Trabalho – Exibir – Organizar ícones automaticamente;

- Quer “tirar uma foto” da página de um site, o famoso “printar”? É só clicar no botão Print Screen no teclado e colar no Word ou outro programa.

4 -Cuidado ao abrir E-mails. Só abra quando conhecer quem enviou

A internet é maravilhosa, pois nos disponibiliza uma infinidade de oportunidades para trabalhar, estudar e para lazer. Se você está começando no mundo da informática e acabou de fazer seu e-mail, esteja sempre atento ao que recebe e só abra quando conhecer o remetente.

Este cuidado é importante para você evitar vírus e outros tipos de situações que podem infectar seu computador e e-mail. Para deixar o computador mais seguro, tenha sempre um antivírus ativado que está 24 horas atento a todo tipo de ameaça.

5- Ao baixar arquivos da internet, prefira pelo download personalizado

Quando baixar programas online e mesmo confiáveis, pode acontecer de vir junto algum programa seja um antivírus ou um programa complementar do que foi baixado. O problema, é que muitas vezes não percebemos isso e começamos a ter conflitos e travamentos do computador.

Para evitar esse problema, sempre que for fazer o download, opte por determinar onde o programa será salvo e veja quais itens estão sendo baixados. Assim, você evita surpresas desagradáveis.

6- Conheça os outros tipos de sistemas operacionais

É importante conhecer os outros sistemas operacionais pois a informática vai além do Windows, como é o caso do MacOS e Linux.

O MacOS é o sistema operacional oficial de computador da Apple, já o Linux é um sistema operacional diferenciado por possuir código aberto, ou seja, ele pode ser modificado através da programação e totalmente gratuito.

O Windows ainda é o mais utilizado por sua praticidade e custo-benefício. Apesar de gratuito, o Sistema Linux tem um uso mais complexo e muitos programas comumente usados não são compatíveis com ele, mas o Linux pode ser usado junto com o Windows em um computador, sem haver conflitos operacionais, por ser leve e rápido.

Já o MacOS é exclusivo da Apple e com funcionalidade bem prática como o Windows, porém com design mais moderno e minimalista e custo mais alto, sendo compatível apenas em máquinas da Apple.

7 - Informática Avançada EW Cursos

Viu quantas dicas interessantes de Informática para você colocar em prática? Que tal aperfeiçoar seus conhecimentos em um curso online e 100% gratuito sobre o assunto? No curso online Informática Avançada, aprenda mais sobre computadores, seus programas e a internet e torne-se um heavy user profissional.

Com este curso, trabalhe mais rápido, com mais precisão e conhecimento e esteja pronto para o mercado de trabalho. Matricule-se agora no curso online Informática Avançada e não deixe seu futuro para depois com a EW Cursos.

Leia também