Entenda se vale a pena fazer cursos online de culinária

Será que vale a pena fazer cursos online de culinária ou o melhor é procurar...

Publicado segunda, 30 de agosto de 2021
[Capa Entenda se vale a pena fazer cursos online de culinária]

Muitos estudantes de gastronomia ou aspirantes a empreendedores no ramo alimentício se perguntam se vale a pena fazer cursos online de culinária. Afinal, será que dá para aprender o suficiente para abrir um dos muitos restaurantes com delivery do país e trabalhar com isso? O conhecimento desses cursos ajuda quem quer arranjar um emprego na área?

É vital compreender que, atualmente, o mercado de bares e restaurantes vem de uma crise considerável causada pela pandemia do novo coronavírus. Mais de 300 mil negócios foram fechados e milhões ficaram desempregados, o que torna o ambiente um pouco complicado para quem quer ingressar nele no momento. No entanto, no geral, o segmento de alimentação é muito estável no Brasil e deve voltar a esse ritmo nos próximos meses.

Mas será que vale a pena fazer cursos online de culinária ou o melhor é procurar uma formação presencial? Veja os prós e contras a seguir para tomar sua decisão!

Vale a pena fazer cursos online de culinária?

Prós

Para entender se vale a pena fazer cursos online de culinária, é importante entender os prós dessa ação. Os contras também, claro, mas veremos isso mais a seguir, começando nossa análise pelas vantagens.

Para começar, os cursos de culinária online são mais acessíveis do que os presenciais. Não só eles costumam ser mais baratos, como também estão disponíveis para pessoas de qualquer lugar. Por exemplo, se você mora em uma cidade do interior, são poucas as oportunidades para fazer um curso desses. No entanto, pela Internet, qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode estudar na área.

A segunda grande vantagem é que você encontra cursos de todos os tipos da área. Por exemplo, suponha que você queira aprender um tipo específico de confeitaria ou uma determinada técnica para aprimorar seus conhecimentos. Talvez não consiga fazer isso presencialmente, mas pode aprender pela Internet.

Além disso, o curso online costuma ser mais fácil de acompanhar pelo estudante. Isso porque ele pode pausar a aula, rever alguns momentos, acompanhar em câmera lenta e ir no próprio ritmo. Para muita gente, essa é a melhor didática para aprender.

Isso faz com que seja mais fácil para quem já tem outra profissão ou estuda bastante e não tem muito tempo para frequentar aulas presenciais. Estudar digitalmente pode ser a melhor opção nesse caso.

Para finalizar, as aulas online são essenciais para quem quer aprender a fazer e tem talento em aprender por conta própria. É útil quando não importa muito se a pessoa tem um diploma ou não, mas basta saber fazer o que precisa ser feito.

Contras

No entanto, estudar online também tem seus contras. A começar pelo fato de que a maioria das aulas pela Internet não contam com diplomas ou certificados oficiais. Ou seja, não são cursos que seriam considerados em vagas específicas que exigem formação superior, por exemplo.

Além disso, estudar pela Internet pode ser mais difícil de aprender do que presencialmente. Claro que varia de pessoa para pessoa, então é possível que para alguns seja mais fácil aprender pela Internet, mas presencialmente há a possibilidade de tirar dúvidas com os professores e muito mais recursos.

Por falar nisso, as aulas presenciais contam com uma estrutura melhor, incluindo fogões industriais e todas as ferramentas de uma cozinha profissional mesmo. Isso é vital para quem quer ter bons resultados e entender como a vida prática funciona na área.

Veredito

Depois de ver tudo isso, é hora de avaliar os prós e contras para decidir se vale a pena fazer cursos online de culinária. A resposta, como você provavelmente já imaginou, é que depende de cada caso.

É importante avaliar as características da situação e ver o que faz sentido para o seu contexto e então tomar a sua decisão. Por exemplo, suponha que você queira aprender como cozinhar para abrir um food truck próprio. Um curso online pode ajudar e ser muito útil. Mas se você tiver dificuldade para aprender pela Internet, não vai adiantar nada.

Ao mesmo tempo, um curso presencial em uma escola reconhecida pode ajudar a arranjar emprego, mas fazer o curso online e aprender na prática pode ajudar ainda mais.

No geral, a resposta certa depende de cada caso. Faça uma lista dos prós e contras e veja o que é vital para você ou o que não faz sentido no seu caso. Então você chegará a uma conclusão.

Agora que você já viu esses pontos todos, já sabe se vale a pena fazer cursos online de culinária para você ou não. É importante ter esses detalhes em mente, pois eles ajudam a decidir o que fazer com o seu futuro profissional. É importante ter em mente que experiência prática costuma valer mais do que conhecimento acadêmico, mas depende muito de cada posição e contexto.

Veja a seguir alguns de nossos cursos gratuitos na área: Controle de Qualidade dos Alimentos, Nutrição Básica e Unidade de Alimentação e Nutrição - UAN.

E aí, o que você acha? No seu contexto, vale ou não a pena fazer curso online? Comente abaixo!

Leia também