Estudar Marketing Digital: Por Onde Começar?

Marketing digital está tomando proporções tão grandes atualmente que muito em...

Publicado terça, 14 de dezembro de 2021
[Capa Estudar Marketing Digital: Por Onde Começar?]

Marketing digital está tomando proporções tão grandes nos dias de hoje que muito em breve teremos que estudar esta área como um requisito base da sociedade.

Isto porque independentemente de você ser um empresário ou estar prestando serviços para alguém, marketing é uma maneira de se relacionar profissionalmente. Além disso, entre seus principais recursos estão as redes sociais, ou seja, as plataformas de comunicação que praticamente todas as pessoas que possuem acesso à internet usam de uma forma ou de outra, mas que só aqueles que estudam marketing conseguem usar para crescimento individual e financeiro.

Por isso, vamos abordar as principais vertentes do marketing brevemente e os principais cursos gratuitos disponíveis na internet para você começar a estudar marketing digital o quanto antes.

O que é marketing digital?

Atrair novos negócios, promover produtos e serviços, além de estabelecer relacionamento com clientes. Todas essas são funções primárias do marketing digital.

Assim, podemos dizer que o marketing digital é responsável pelas mais cruciais ações digitais de uma marca para que ela possa se estabelecer e competir no mercado, garantindo seu sucesso como um todo. Ao lado da gestão, o marketing digital se apresenta como uma das principais ciências para administrar uma empresa e atingir seus objetivos.

Quais as principais vertentes do marketing digital?

O marketing em si já não era imutável, mesmo com tanto tempo de domínio dos meios de comunicação tradicionais, como a televisão, as rádios e os jornais.

Pela característica nata da tecnologia de sempre estar se desenvolvendo, até mesmo mais rápido do que nós humanos conseguimos acompanhar, é esperado que o marketing digital também esteja em constante desenvolvimento.

Assim, muitas estratégias de marketing digital e vendas online já caíram por terra desde seu surgimento, como é o caso dos e-mails em SPAM.

Contudo, algumas estratégias que já haviam caído por terra, podem voltar a qualquer momento com muita força, como é o caso do e-mail marketing.

Assim, existem várias vertentes de marketing digital, e veremos as principais delas a seguir, focando principalmente naquelas que têm mais chances de serem duradouras.

Inbound Marketing

Não há mistério: a internet funciona através da relevância. Ou seja, aquilo que é interessante para determinado público fará sucesso, enquanto aquilo que for desinteressante nem chegará aos olhos e ouvidos dos usuários. Afinal, não há como um conteúdo sobre as áreas que costumamos assistir estar bombando por aí e nenhuma ferramenta da internet ter nos notificado, ou a um amigo que seja. Dessa forma, estamos sempre conectados àquilo que nos é relevante.

Através desse conceito, o inbound marketing foi desenvolvido. Nele, entendemos que uma empresa deve especificar seu nicho, para então decidir um público-alvo e idealizar uma persona de cliente.

Isto feito, é necessário entender as necessidade e interesses desse público-alvo, de forma que seja possível adaptar o marketing para estas necessidades. Se possível moldar até o design dos seus produtos especificamente para seu público-alvo, ainda melhor!

Se houver este match entre produto/conteúdo de interesse e interessado, uma marca há de fazer sucesso.

Marketing de Conteúdo

Seguindo a premissa do Inbound Marketing, temos o marketing de conteúdo, que é provavelmente a maior vertente a se estudar sobre marketing digital.

Isto porque a maior necessidade e interesse das pessoas, seja qual público-alvo for, é sempre aprender algo relevante para pôr em prática em seu dia-a-dia.

Por isso, sua marca deve ter um nicho específico e então passar a criar conteúdo em múltiplas formas para atrair e conquistar mais e mais seguidores interessados no que ela é capaz de oferecer.

Quando você cria conteúdo de qualidade sobre a efetividade e a aplicabilidade dos seus produtos e serviços, você se torna uma referência na sua área, atribuindo credibilidade à sua marca não só pelos produtos, mas também pelo conhecimento que você promove.

O conteúdo é normalmente oferecido gratuitamente, apesar de também ser possível cobrar por conteúdo premium. Afinal, o principal objetivo é atingir pessoas interessadas, e gratuitamente é bem mais rápido.

As principais formas de conteúdo são em vídeo, texto e áudio. Podcasts, canais de vídeos, sites e blogs (que atualmente são fáceis de criar usando um criador de site profissional) além de posts de redes sociais são as maneiras de distribuir esse conteúdo.

Otimização Para Ferramentas de Busca

Também chamada de SEO, a otimização para ferramentas de busca é crucial para que tanto o conteúdo que você cria quanto o site do seu negócio possam ser encontrados organicamente.

Tráfego orgânico é o tipo de tráfego mais valioso para qualquer site ou post, pois ele faz com que o acesso tenha custo zero. Isto é, o visitante do seu site não terá vindo por causa de um anúncio ou post impulsionado; não terá vindo de um artigo do seu blog, em que você teve que investir tempo e dedicação para criar um conteúdo formidável e  postá-lo cuidadosamente em seu blog, ou qualquer outra forma.

Tráfego orgânico é quando seu cliente achou seu site ou post no Google (ou nos resultados de busca de qualquer outra ferramenta, como os buscadores de redes sociais ou YouTube) através de uma busca por uma frase ou palavra-chave, e então clicou no seu resultado, chegando até o seu conteúdo.

Este é o maior trunfo para qualquer marca, porque assim será possível diminuir o orçamento de estratégias de marketing com custo maior ou retorno sobre o investimento menor.

É crucial entender aqui o conceito de palavra-chave e os aspectos específicos de SEO e Core Web Vitals.

Anúncios

Anúncios são ótimos para impulsionar conteúdo quando ainda não temos um público muito engajado e fiel. Através deles, podemos obter alguns clientes e promover nossa marca, mesmo estando no início da jornada de expansão.

Os anúncios devem ser utilizados para aqueles posts que mais tem o potencial de fazer sucesso. Logo, quando você perceber que um post diário teve mais impacto do que os outros e seu engajamento está maior, cogite impulsioná-lo.

Já quando seu público estiver engajado, seus posts terão chances de viralizar e aí cabe a você estabelecer um orçamento para promover seu conteúdo através de anúncios com frequência.

Estude as plataformas, formatos e acompanhe seus esforços em marketing de conteúdo.

Como estudar marketing digital online?

Há muito conteúdo sendo produzido sobre marketing digital, então maneiras de estudar é o que não falta. Existem muitos portais que abordam as principais estratégias de marketing digital, inclusive o nosso. Por isso, acompanhe sempre nosso conteúdo para continuar aprendendo mais e mais.

Claro, existem também grandes players do mercado, como a Resultados Digitais e o blog do Neil Patel. Como um empresário digital ou um profissional da área, você não pode deixar de conhecer estes canais.

Cursos gratuitos de marketing digital

Além do conteúdo de posts, os cursos também são muito produtivos, pois há um aumento na profundidade do que se aprende, além de ter acesso a conteúdo em uma ordem cronológica recomendada pelo material – o que para quem está começando é muito importante.

Entre os melhores cursos de marketing digital do mercado, existem aqueles que lhe apresentarão uma visão macro e um bom conhecimento sobre várias áreas do marketing digital ao mesmo tempo, enquanto outros podem ser mais específicos.

 Estas são ótimas maneiras de começar a estudar marketing digital e finalmente conseguir colocar em prática seus projetos pessoais, tentando conquistar seu espaço e público online.

Leia também