O Que é Educação Inclusiva e quais os seus desafios?

Cada vez mais professores têm optado por fazer um Curso de Educação...

Publicado quarta, 02 de setembro de 2020
[Capa O Que é Educação Inclusiva e quais os seus desafios?]

Cada vez mais professores têm optado por fazer um Curso de Educação Inclusiva, devido aos desafios dessa área da educação. De acordo com o mais recente Censo Escolar, entre 2014 e 2018 houve um crescimento de quase 34% no número de matrículas de estudantes com necessidades especiais.

Com isso, muitos docentes passaram a encarar um novo desafio. Proporcionar um ensino de qualidade para todos os estudantes, levando em conta as particularidades e necessidades, muitas vezes especiais, de cada um.

Mas o que é educação inclusiva?

O conceito de educação inclusiva é bem abrangente. Basicamente, ele define o direito de educação à todos, independentemente das necessidades de cada aluno.

Ou seja, é por meio dela que é possível garantir que todas as crianças e jovens tenham igualdade de oportunidades, mas sempre valorizando as diferenças humanas. Mas, no dia a dia educacional, esse conceito está diretamente atrelado ao ensino igualitário, incluindo alunos com necessidades especiais.

E isso engloba desde pessoas cadeirantes, até estudantes com distúrbios de aprendizado, com TDAH e dislexia.  

Quais os desafios dessa área da educação?

O Que é Educação Inclusiva e quais os seus desafios?

Oferecer um projeto pedagógico inclusive é um verdadeiro desafio para os professores. Isso porque, esse conceito da educação traz vários obstáculos, entre eles:

1- Falta entendimento aprofundado sobre síndromes e deficiências

Boa parte dos docentes, tanto da rede pública quanto privada, não recebem o treinamento adequado em relação as principais síndromes e deficiências que podem lidar dentro da sala de aula.

Essa falta de conhecimento acaba prejudicando diretamente o método de ensino, impossibilitando que o professor saiba como lidar de forma adequada com as necessidades de cada aluno.

2- Ausência de conhecimento sobre ferramentas e tecnologias que podem auxiliar no desenvolvimento de um ambiente inclusive

Outro desafio dessa área da educação é que, muitas vezes, as escolas possuem a infraestrutura necessária para atender alunos com diferentes necessidades. No entanto, os próprios docentes não sabem usar as ferramentas e tecnologias existentes para desenvolver atividades mais igualitárias e que promovam um aprendizado de qualidade.

3- Turmas com excesso de alunos

Esse é um problema recorrente, principalmente dentro da rede pública de ensino. Com o aumento no número de matrículas de alunos com deficiências, as salas que antes já eram superlotadas agora passam a ter ainda mais estudantes, e ainda com a questão das necessidades especiais.

Com isso, os profissionais ficam sobrecarregados, não conseguindo atender a todos de forma efetiva.

4- Preconceito entre alunos, pais e muitas vezes funcionários

Um dos desafios mais graves ainda é o preconceito. A falta de conhecimento de crianças, jovens, pais e até mesmo funcionários acabam contribuindo para o desenvolvimento de um ambiente hostil para o estudante com necessidades especiais.

E isso também dificulta o trabalho dos professores que precisa quebrar vários tabus para só então proporcionar um ensino igualitário.

Como o Curso de Educação Inclusiva pode ajudar?

O Curso de Educação Inclusiva é uma excelente forma dos docentes aprofundarem seus conhecimentos para assim serem mais capacitados para proporcionar um ambiente educacional igualitário, sempre considerando as diferenças e particularidades dos alunos.

Por meio dessa especialização, além de entender de forma aprofundada todos os aspectos de uma metodologia inclusiva, o docente também poderá aprender mais sobre as principais deficiências e síndromes, e como lidar com cada uma delas.

Dessa forma, o professor será capaz de ensinar forma igualitária, sempre considerando as particularidades, todos os alunos, independentemente das necessidades de cada um.

Torne o seu método de ensino mais inclusive, e ajude todas as crianças e jovens a terem uma educação de qualidade. Conheça o Curso de Educação Inclusiva da EW, e aprenda como desenvolver uma metodologia que te ajude a vencer os desafios dessa área. Matricule-se agora mesmo.

Leia também