Dicas de Espanhol para se comunicar mundo afora

Considerado o segundo idioma mais importante do mundo, o Espanhol é falado...

Publicado terça, 29 de setembro de 2020
[Capa Dicas de Espanhol para se comunicar mundo afora]

Considerado o segundo idioma mais importante do mundo, o Espanhol é falado por mais de 500 milhões de pessoas nativas, moradoras de países que tem o espanhol como língua oficial, sendo que 90% destes países estão na América Central e do Sul.

Um total de 135 países tem o Espanhol como um dos seus principais idiomas, sendo que 20 é o número de países com o idioma considerado como língua oficial ou o Castelhano, língua espanhola mais conhecida na América e com algumas variantes do Espanhol da Espanha que fica na Europa e de onde o idioma é proveniente.

Atualmente, 100 milhões de pessoas não nativas, falam o Espanhol fluentemente ou pelo menos, dominam alguns pontos da comunicação através do idioma. Tão importante como saber falar inglês, o Espanhol é fundamental para comunicação tanto pessoal como profissional.

Ao chegar em um país que tem o espanhol como língua, achamos que será fácil se comunicar, já que o idioma Espanhol tem suas raízes no Latim, de onde o Português também provém, porém é só manter uma comunicação rápida que logo percebemos não ser tão simples a língua espanhola.

Se você está aprendendo Espanhol e vai viajar para um país que tem o idioma como oficial, essa é a melhor forma de aprender mais rápido a língua, além de conhecer lugares e pessoas que só vão contribuir com seu aprendizado. Confira estas dicas de Espanhol e comunique-se com qualidade mundo afora.

Espanhol x Portunhol

O Brasil é o único país da América do Sul que fala o português e onde o Espanhol não é a língua oficial, sendo que apenas algumas regiões do país que são próximas de países como Argentina, Paraguai e Bolívia, possuem moradores que conseguem se comunicar através do Espanhol, especialmente o Castelhano.

O chamado Portunhol é a mistura de algumas palavras em português com o castelhano e conhecido como uma forma de dar um ´´jeitinho`` para se comunicar, quando as palavras corretas em espanhol, não vem a mente.

Como foi dito na introdução deste artigo, o Espanhol e Português possuem a mesma raiz semântica e por isso são muito parecidos, porém existem diferenças que podem ser gritantes, e muitas vezes não percebemos.

É o caso, por exemplo, da palavra espanhola Zurda. Se ouvir algum espanhol falar que é zurdo, podemos deduzir que este diz ser surdo, que não escuta. Mas a palavra espanhola zurda significa que a pessoa é canhota, logo existe um problema bizarro de comunicação entre as pessoas.  

Pior do que este caso, é quando adicionamos palavras que não existem ao vocabulário espanhol, na busca de uma comunicação que só ficará mais confusa. Por exemplo, ao chegar numa sorveteria e pedir um sorvete de morango, os adeptos do Portunhol podem dizer “Sorviete de Moriango”...o problema é que nem sorviete e muito menos moriango existem no vocabulário espanhol ou castelhano.

O correto é Helado (sorvete) e fresa ou frutilha (morango), dependendo do país. A dica é sempre evitar o Portunhol a qualquer custo, pois este evita constrangimentos e mal entendidos.

Ouça mais do que fala

Ao contrário do inglês, que possui uma velocidade na fala parecida com o nosso português, o espanhol é muito rápido, e isso é um dos pontos de dificuldade do idioma, que quase não possui variações entre um país ou outro.

Por esse motivo, ao chegar em qualquer país de língua espanhola, fale pausadamente e peça que a pessoa também fale mais devagar, para que a comunicação flua. Se não for possível que a outra pessoa fale mais lentamente, preste atenção a cada palavra e tenha consigo um dicionário.

É o momento de exercitar o ouvir mais e falar menos, para aprender a dinâmica de como são ditas as palavras, sua velocidade e assim, poder praticar com mais facilidade, sem grandes interferências.

Conheça as expressões básicas do vocabulário espanhol

Dicas de Espanhol para se comunicar mundo afora

Ao chegar em qualquer país de língua espanhola, saber algumas expressões básicas é fundamental para manter uma comunicação padrão:

Hola- Oi, olá;

Bueno días/tardes/noches- Bom dia/Boa tarde e Boa noite;

Gracias- Obrigado(a);

Buen viaje- Boa viagem;

Buen provecho- Bom apetite;

Buena suerte- Boa sorte;

Permiso- Com licença;

Perdón- Desculpe, perdão;

Dónde está el baño?- Onde fica o banheiro?;

Ayúdame- Me ajude;

Qué hora es?- Que horas são?;

Tengo hambre- Estou com fome;

Tengo sed- Tenho sede;

Podría repetirlo, por favor?- Pode repetir, por favor?;

No comprendo- Não entendo;

No sé- Não sei;

Cuánto cuesta- Quanto custa?;

Cuál es su nombre?- Qual seu nome?;

Desayuno- Café da manhã;

Almuerzo- Almoço;

Cena- Jantar;

Carta- Cardápio.

Fique atento aos falsos cognatos

Falso Cognato é toda palavra que possui similaridade tanto na escrita quanto no som, mas possui significados diferentes. Demos um exemplo no tópico Espanhol x Portunhol, mas existem outras palavras que podem gerar muita confusão e é preciso estar atento:

Apelido- Sobrenome;

Aderezo- Temperos;

Oficina- Escritório;

Propina- Gorjeta;

Gracioso- Engraçado.

Tradutor em tempo real, um amigo sempre presente

Ter um dicionário com dicas rápidas para se comunicar ajuda muito, mas melhor do que isso, é ter tudo na palma das mãos, através da tecnologia. É o caso dos tradutores digitais, que são aplicativos para smartphone que possuem dicionário para saber de uma palavra rápida e até traduz uma frase inteira na ponta dos dedos.

É um auxílio que faz toda diferença na hora de ter uma conversa mais longa com algum atendente por exemplo, ou ao telefone, na hora de pedir informações ou um serviço. Para falar com uma nova amizade, o tradutor pode garantir uma conversa divertida e sem grandes percalços na comunicação.

Espanhol, EW Cursos

Um idioma quente, bonito e cheio de emoção, o Espanhol é sem dúvida um idioma que não podemos deixar de conhecer, principalmente quando falamos em crescer profissionalmente.

A EW Cursos oferece o curso online Espanhol básico e mais 6 cursos de Espanhol e na categoria Idiomas, que abrirão novos horizontes linguísticos e darão uma nova perspectiva de mundo para você. Acesse agora a EW Cursos e a categoria Idiomas ou curso online Espanhol Básico e matricule-se agora!

A EW Cursos oferece mais de 600 cursos online de qualidade, com certificado pago ou gratuito, dependendo da modalidade de curso escolhida. O certificado é reconhecido em todo país e aceito pelas principais instituições de ensino, além de empresas públicas e privadas. Dê o pontapé inicial em seu futuro profissional com a EW Cursos!

Leia também