Etiqueta Profissional: 8 dicas para manter a etiqueta no ambiente profissional

A Etiqueta profissional é aquela que trata sobre nossos modos de...

Publicado sexta, 13 de agosto de 2021
[Capa Etiqueta Profissional: 8 dicas para manter a etiqueta no ambiente profissional]

Quem nunca ouviu falar no termo Etiqueta? A Etiqueta social, aquela que trata sobre nossos modos de comportamento e forma de agir diante de alguns locais e situações é importante para como sabermos nos comportar em sociedade.

A maneira como nos portamos ao comer, quais os talheres devem ser usados, para o que serve cada copo e quais as maneiras corretas de se referir a alguém que seja uma autoridade. Ou seja, estes exemplos são da etiqueta social, porém, existe também a etiqueta profissional, aquela que determina as regras de comportamento no mundo corporativo.

A etiqueta no trabalho é de suma importância para a vida profissional, pois um trabalhador que sabe como abordar seus gestores, como se comportar em reuniões e falar em público, são qualidades que podem ser adquiridas e ajudam a moldar o profissional em toda sua carreira de sucesso. Neste artigo, veja 8 dicas de etiqueta profissional no ambiente de trabalho.

Seja sempre pontual

Eis uma das primeiras regras da vida profissional: ser pontual. Ser pontual é sempre se antecipar para chegar no horário e evitar atrasos, ainda que possam ocorrer ocasionalmente devido a um pneu furado no carro, congestionamento ou um alagamento, por exemplo, mas isso não pode se tornar uma rotina.

Ser pontual, também tem a ver em ser uma pessoa que cumpre com seus acordos, e mantém as pessoas informadas de qualquer mudança nessas informações. A pontualidade é fundamental para ser um profissional reconhecido e transparente no mercado e importante para a etiqueta profissional.

Se comunique com as pessoas de maneira assertiva

Quando for se comunicar com qualquer pessoa no ambiente profissional, seja educado e diga bom-dia/boa-tarde/boa-noite, procure manter um diálogo gentil e passe uma postura profissional.

A comunicação é muito importante, e mesmo que você seja alguém muito tímido, pode buscar formas de se abrir mais como curso de oratória e manter sempre um bom trabalho, se envolvendo mais com as atividades da empresa e desafiando a si mesmo a se tornar uma pessoa mais comunicativa.

Seja uma pessoa que preza pela higiene, limpeza e organização

A apresentação pessoal é essencial para se apresentar em qualquer local, portanto enfatizamos que uma boa higiene e portar-se de modo que passe a visão de uma pessoa que se cuida, é importante para a vida profissional. Então estar de banho tomado, roupas limpas e cuidados básicos com a própria aparência, são fundamentais.

No ambiente profissional, em especial na bancada de trabalho, mantenha sempre limpa e organizada, principalmente se a divide com outro colega. Este ponto também diz muito sobre quem você é, portanto, se atente para os detalhes. 

Separe as horas de lazer das de trabalho

Sabe o uso do celular durante o expediente? Algumas empresas não se importam com isso, mas a maioria possui regras bem claras sobre o uso deles. Independente se sua empresa é mais liberal ou tradicional, evite o uso de redes sociais e qualquer tipo de interação digital que não tenha a ver com seu trabalho.

Durante a hora do almoço ou depois quando vai embora para casa, aí sim, aproveite seu momento para distrair a cabeça, mas durante o expediente, evite perder sua atenção com coisas fúteis que podem custar seu emprego.

Em reuniões, tenha postura profissional

Ao participar de reuniões, busque se apresentar de maneira formal e gentil, com respeito a todos os presentes e falando com entonação equilibrada e segura, o mais direto e claro possível.

Sempre prepare sua apresentação de antemão e caso tenha medo de esquecer algo, sempre leve um pequeno roteiro com você. Na hora que outro colega estiver falando, evite interromper e anote dúvidas para perguntar após a reunião ou se tiver a oportunidade de questionar.

Tenha vocabulário profissional e cuidado com palavrões e gírias

Se você tem o costume de falar, palavrões, é bom repensar a prática. Em ambiente profissional, o mais adequado é evitar tais palavras de baixo calão, principalmente quando se está nervoso com alguma situação.

Outra prática que se deve tomar cuidado é com gírias, que ainda que possam ser formas de se comunicar entre amigos, na vida corporativa não é visto com bons olhos. Procure ter um vocabulário mais sofisticado e profissional, e se você ocupa um cargo de autoridade, procure se esmerar ainda mais nisso.

Brincadeiras e piadas têm limite

Colocar apelidos nos colegas é uma prática comum em empresas, mas cuidado para que isso não torne você em uma pessoa desagradável. Brincadeiras devem ter limite.

Isso vale para piadas, que atualmente, devem ser avaliadas muito bem antes de contadas, pois podem ser preconceituosas e não serão toleradas por muitas empresas.

Não confunda colegas de trabalho com amigos ou relacionamentos amorosos

Ainda que os colegas de trabalho podem se tornar grandes amigos, não confunda as coisas. Amizade é uma coisa, o dia a dia profissional é outro, com obrigações e responsabilidades. Se você tem um cargo de chefia e o "amigo" sempre chega atrasado, não vale sempre deixá-lo chegar a hora que quiser. Tenha postura profissional e imponha sua autoridade.

Isso vale para relacionamentos amorosos também. Muitos romances começam em empresas, mas é preciso tomar cuidado para não permitir que o namorado (a) se sinta livre para fazer o que quiser, só por que vocês estão juntos. Mantenham o romance fora do escritório e tenham limites para que nenhum dos dois se aproveite da posição do outro para se beneficiar na empresa.  

Curso Etiqueta Profissional online grátis EW Cursos

As dicas dadas aqui foram de grande auxílio para sua carreira, não é mesmo? Mas para aprender mais sobre como ter postura profissional no ambiente corporativo, conheça o curso Etiqueta Profissional online grátis EW Cursos.

O curso Etiqueta Profissional trata sobre como agir no ambiente profissional e possui desde a história da etiqueta, até aulas sobre apresentação e cumprimentos e até dicas de como falar ao telefone.

O curso é gratuito, 100% online e com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. Venha estudar em uma plataforma moderna, intuitiva e atualizada com o mercado. Matricule-se agora no curso Etiqueta Profissional e não deixe seu futuro para depois, com os cursos EW Cursos.

Leia também