Transição de Carreira: Os desafios e benefícios de mudar de profissão

A transição de carreira é vital na jornada profissional, mas para fazê-la, é...

Publicado quinta, 06 de outubro de 2022
[Capa Transição de Carreira: Os desafios e benefícios de mudar de profissão]

Pesquisa feita pela Microsoft, mostra que a pandemia aumentou a intenção de transição de carreira entre profissionais de inúmeros setores. 

A pandemia fez com que muitas pessoas mudassem sua visão e propósito de vida, inclusive profissional, definindo novas metas, valores e sonhos a médio e longo prazo.

Outra pesquisa sediada pela consultoria de RH EDC Group, mostrou que 53% dos profissionais entrevistados, não veem mais sentido ou prazer em atividades que executavam antes da quarentena. 

Apesar dessas informações, apenas 45% têm condições de buscar novas oportunidades no mercado.

Diante disso, vemos que a pandemia se tornou em uma ruptura no mundo corporativo, no antes e depois de muitas carreiras. 

A transição de carreira é vital em muitos momentos de nossa jornada profissional, mas para fazê-la com consciência, é preciso levar em consideração algumas dicas que falaremos neste artigo. 

O que é, afinal, a Transição de carreira?

A transição de carreira acontece de duas maneiras: quando o profissional pretende mudar sua área de atuação ou avançar para um cargo mais alto. 

A segunda opção é a mais comum, quando desejamos mudar nossas estratégias em busca de novas oportunidades dentro do mercado que já estamos inseridos.

Nesse caso em especial, o profissional está feliz em uma atividade, porém, deseja crescer profissionalmente nesse setor, e logo, busca fazer isso gradativamente.

Já na Transição de carreira do primeiro caso, existe uma insatisfação com as atividades, com a empresa ou com o próprio status profissional.

Às vezes, o tempo em que está executando a tarefa, o convívio com os colegas de trabalho e exigências que não combinam com o salário oferecido, pode gerar um grande desânimo quando ao próprio futuro profissional.

Nesses momentos, entramos em um processo de luta existencial com nossa carreira, onde passamos a enfrentar um grande dilema: 

Continuar infeliz em um emprego pelo salário ou sair e se aventurar no mercado, com o risco de não conquistar algo novo?

O ponto, porém, é que na transição de carreira de fato, você está saindo de uma profissão e indo para outra, algo que profissionais disruptivos fazem bem, mas é necessário focar em conhecimento.

Conhecer a profissão que deseja seguir, assim como entender o que quer exatamente desse momento e da nova área, serão determinantes para seu sucesso. 

Como fazer uma transição de carreira inteligente? Veja X dicas. 

O medo de arriscar sempre irá existir, mas a transição de carreira pode ser a saída para você. 

Muitos empresários atualmente, se viram nessa situação e arriscaram, conquistando o sucesso. Porém, é preciso dar um passo firme e não maior que a perna! 

Por isso, é fundamental entender que para fazer uma transição de carreira, deve se preparar para isso. Veja algumas dicas.

  • Primeiramente, responda por que quer mudar de ramo

Quais os motivos que te fazem decidir por uma mudança de ramo profissional? O que houve até aqui que te fez avaliar essa possibilidade?

Nas pesquisas citadas na introdução, um dos pontos que fizeram os entrevistados considerarem uma transição de carreira foram a pandemia e o home office.

Enquanto alguns temeram a doença e até foram atingidos por ela, fazendo repensar a própria vida, outros perceberam que o home office oferece mais produtividade profissional.

Nesse último caso, muitas empresas optam por retornar ao presencial, o que pode ser um dos motivos para refletir sobre uma transição. 

A carreira que deseja seguir é algo familiar para você?

A profissão que deseja seguir daqui para a frente, tem pontos familiares para você? Tem facilidade com o tema? Conhece ao menos o básico no assunto?

Não basta somente desejar fazer outro ofício, é preciso fazê-lo bem, e, para isso, é vital conhecer como migrar para essa área com segurança. 

Faça cursos online, estude, acompanhe profissionais dessa área, leia livros e se interesse por tudo relacionado ao ramo. 

Se quer seguir um novo caminho profissional, tem que se preparar para o mercado que está cada dia mais competitivo. 

Prepare-se financeiramente

A transição de carreira deve ser feita com consciência, levando em consideração sua situação atual e onde pretende chegar. 

Portanto, prepare um pé de meia para fazer uma transição tranquila e que não lhe falte o básico ou os valores necessários para as contas fixas do mês. 

Além disso, tenha sempre recursos para sua qualificação, como cursos profissionalizantes. 

Para cursos online, por exemplo, como da EW Cursos, você não precisa pagar nada e ainda é 100% online, ajudando a ganhar tempo e tendo a capacitação necessária para mudar de área com tranquilidade. 

Se for empreender, fique atento as exigências da área e condições legais

Se a transição de carreira é para montar o próprio negócio, esteja ciente dos custos para tal e quanto de tempo terá que dispor até recuperar seu investimento.

Empresas precisam de uma boa gestão com custos, fornecedores, qualidade dos produtos e serviços, além do seu domínio na área.

Além disso, veja todas as normas e exigência legais da sua cidade, estado e do país para que sua empresa esteja livre e ativa sem qualquer ônus. 

Avalie os riscos potenciais e tenha um plano de ação

Determine seu caminho rumo a conclusão dessa transição de carreira. Desenhe o plano, determine prazos e busque segui-lo para evitar problemas no caminho. 

Comece pelos cursos livres, depois aperfeiçoe com outros cursos online e profissionalizantes, faça workshops e participe de palestras. 

Atualize o currículo, analise e poupe parte do salário para se manter até melhorar a situação, caso saia do emprego atual antes do previsto e esteja com seu conhecimento sempre atualizado. 

Transição de carreira com cursos online grátis EW Cursos

Você viu como é possível fazer uma transição de carreira consistente e obter os resultados esperados. 

Mas é importante compreender que esta visão deve ser constante, ou seja, os estudos e a busca pelo crescimento profissional deve ser diário sem data para conclusão.

Com os cursos online grátis da EW Cursos, obtenha o conhecimento e a base necessária para transitar em sua carreira com qualidade e toda estrutura necessária.

Aprenda como nossa metodologia moderna, nosso material didático digital e plataforma completa.

São mais de 10 anos de pioneirismo no EAD e com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Acesse agora e matricule-se. Não deixe seu futuro para depois com os cursos online grátis EW Cursos. 

Leia também