Marketing: o que é e dicas rápidas de Marketing Digital.

Marketing é um serviço com o objetivo de entregar valor em produtos e...

Publicado quinta, 29 de abril de 2021
[Capa Marketing: o que é e dicas rápidas de Marketing Digital.]

Marketing é, segundo um conceito popular, forma de explorar e entregar valor em produtos e serviços ao consumidor, por meio de estratégias e que chamem atenção e gerem a satisfação do cliente, promovendo novas compras e sua fidelização.

Segundo o pai do Marketing, Phillip Kotler, Marketing é um processo administrativo e social, por meio da qual as pessoas conquistam aquilo que necessitam ou querem. Para Kotler, o Marketing começa através da segmentação, ou seja, o foco em um público-alvo, que são as pessoas que irão precisar de um produto ou serviço que uma determinada empresa comercializa.

A partir daí, o marketing inicia, com todas as estratégias e recursos possíveis para alcançar seu público, de modo não só a vender, mas satisfazer o cliente e estimulá-lo a continuar comprando. Neste artigo, aprenda neste Guia rápido sobre Marketing, a profissão e como investir na carreira.

O que é Marketing

Segundo o pai da Administração, Peter Drucker "A meta do Marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho".

Marketing vem da palavra inglesa Market que significa mercado e marketing, é a forma como lidamos com o mercado e como ele divulga e oferece produtos e serviços para o consumidor, de forma a suprir suas necessidades e desejos.

Mas Marketing não é simplesmente vender, mas criar estratégias para vender sempre e muito mais. Uma estratégia de marketing bem elaborada, pode determinar o crescimento de um negócio.

A Era do Marketing Digital

O Marketing Digital é a evolução do marketing, e Phillip Kotler já falava nele em meados dos anos 2000, com seu livro Marketing para o Século 21. Neste livro, Kotler vislumbra o crescimento da internet de tal maneira, que iria movimentar totalmente a forma de compra e venda, além de publicidade.

E ele estava certo. O Marketing Digital começou a tomar força a partir de 2010, e um dos motivos que impulsionaram o avanço do marketing digital foi a modernização dos celulares que passaram a ser smartphones, ou seja, telefones com múltiplas funcionalidades, principalmente o uso da internet e não apenas para uso em ligações.

Atualmente as pesquisas mostram que 51% da população mundial possui acesso a internet e 53,3% desse tráfego é feito através dos smartphones. Hoje, a internet oferece muito mais informação e soluções em 1 minuto, do que qualquer outro tipo de canal. Para se ter uma ideia de sua força, a tv paga teve uma perda de 10% de seu público no ano de 2019 e isso aconteceu, por conta do crescimento dos app´s de streaming como Netflix por exemplo.

E tudo isso faz parte do Marketing Digital, que nada mais é que ações e estratégias mercadológicas de comunicação, feitas a partir da internet. A partir do Marketing Digital, as empresas podem oferecer seus serviços e produtos na web e reforçar seu relacionamento com sua rede de contatos, além de ter uma base muito mais sólida de informação, quanto a público, produtos e concorrência, além de melhorias e preço mais justo ao consumidor.

Atualmente, muitas empresas têm atuado apenas no universo digital, pois nele, encontraram oportunidades que não são possíveis no marketing convencional. Por exemplo, o empresário digital possui menos custos quanto a loja física ou contratação de muitos funcionários. Através do marketing digital, o cliente tem muito mais liberdade em escolher seus produtos e busca apenas os serviços que realmente quer ou precisa.

Dicas rápidas do Marketing Digital

O Marketing Digital possui uma gama de estratégias para alcançar um objetivo específico. São utilizados recursos como:

- E-mail markerting- Através do E-mail marketing, empresas podem anunciar seus produtos e serviços de forma exclusiva, a partir da captura do endereço de e-mail de leitores que visitam seu site. Houve um período em que esta estratégia estava enfraquecida, porém tem se tornado novamente, uma das maneiras mais eficazes de obter novos leads e fidelizar os que já possui;

- Google Ads- O Google é o maior buscador do mundo, com mais de 3,8 milhões de busca por minuto. O Google Ads é aplicativo de anúncio do Google e através dele, é possível fazer desde anúncios simples até os mais caros e sofisticados, para obter novos clientes. Através do Google Ads, anuncie no próprio Google ou em outros sites e redes sociais pelo mínimo valor, mas tendo retorno muito maior;

- Redes Sociais- Facebook, Instagram e mesmo o mensageiro WhatsApp são tipos de redes sociais e 42% da população mundial, utilizam ao menos uma das citadas ou outras das milhares de opções. 73% das empresas que estão nas redes sociais, consideram os resultados positivos tanto em faturamento quanto em melhoria no relacionamento com os clientes;

- SEO- Estratégia que foca nas palavras-chave e otimização de textos e imagens, o SEO visa melhorar o posicionamento de um site e seus conteúdos no Google e outros buscadores, gerando mais visibilidade e relevância e consequentemente mais buscar orgânicas naturais, atraindo novos clientes.

No Marketing Digital, você tem mais controle dos processos, pode trabalhar 100% online e com custos mais baixos. Além disso, o retorno e resultados são mais rápidos do que no marketing tradicional.

Os profissionais do marketing digital devem saber trabalhar com conteúdo textual com foco em SEO, além de saber desenvolver imagens e vídeos para anúncios. Também, deve saber como é feita a gestão de redes sociais e tráfego pago e ser um usuário com conhecimentos especializados em informática para saber dominar programas e aplicativos.

E tudo isso não significa menos trabalho. O Marketing Digital precisa de profissionais capacitados e que estejam interessados em aprender sempre, para dar as empresas mais crescimento e aos clientes maior satisfação.

Marketing EW Cursos

Hoje, a maioria dos profissionais de marketing estão investindo no marketing digital, compreendendo que o futuro do mercado é através da internet. Na EW Cursos, você pode começar neste mercado com os cursos online de Marketing EW Cursos.

São 9 cursos voltados ao Marketing como Formação do Preço de Venda Administração de Marketing e Marketing e Gestão Empresarial e principalmente ao ambiente digital, com cursos como SEO, Marketing Digital e Design Gráfico.

Foque em sua carreira com cursos online, livres e gratuitos EW Cursos. Cursos com opção de certificado válido e aceito em todo Brasil. Não deixe seu futuro para depois e matricule-se já na EW Cursos.

Leia também