Aprenda controle financeiro pessoal com essas 9 dicas

Para garantir o pagamento das contas em dia e poder poupar dinheiro...

Publicado terça, 25 de outubro de 2022
[Capa Aprenda controle financeiro pessoal com essas 9 dicas]

Para fazer o controle financeiro pessoal é preciso disciplina, cálculos precisos e paciência para conseguir colocar no lugar todas suas dívidas e ficar tranquilo.

Segundo o Serasa, o Brasil bateu o recorde de inadimplentes em setembro de 2022: 67,9 milhões de pessoas com o nome negativado e impedidas de crédito. 

Sem crédito não é possível fazer financiamentos, ser avalista ou pegar empréstimos para abrir o próprio negócio

Até o score voltar ao normal leva tempo e nem sempre nossos objetivos podem esperar. 

Para garantir o pagamento das contas em dia e poder poupar dinheiro mensalmente para o futuro, daremos 9 dicas de controle financeiro infalíveis para você. Confira. 

1- Dê fim as dívidas

A primeira dica dentre as mais importantes é dar fim as dívidas. Para isso, não é só economizar, mas não fazer mais contas e negociar o que já tem.

Primeiramente, renegocie todas as dívidas no cartão de crédito. O cartão é muito útil, porém, deve-se saber utilizá-lo, pois gastos desnecessários podem tornar a fatura mensal em uma bola de neve.

A CNC- Confederação Nacional do Comércio, afirma que em setembro de 2022, a dívida no cartão de crédito é o principal causador de endividamento, chegando a 85,3% dos inadimplentes.

Por isso, sempre que comprar algo no cartão, parcele o menos possível e pague o mais rápido que puder. 

Além disso, mesmo que tiver limite, não use tudo e ao concluir o pagamento de um bem, compre outro desde que consiga pagar a fatura completa.

Esse é um dos grandes erros das famílias ao usar o cartão: pagam apenas uma parte da fatura, gerando juros para o mês posterior. Evite esses custos a mais e pague tudo sempre e em dia. 

2 - Qual sua renda? Não viva como se tivesse mais do que ganha 

A pergunta é bem pertinente para manter um bom controle financeiro: Qual sua renda? 

É fundamental que você respeite seus ganhos, pois quando obtemos mais do que podemos pagar, é quando acontecem as dívidas. 

Cuidado com status e uma rotina ou estilo de vida acima do que consegue manter. O ideal é sempre ter custos abaixo dos seus ganhos, pois dessa forma, conseguirá poupar. 

3 - Anote todos os gastos, inclusive os extras

Sabe o lanche que você faz uma vez por mês? Ou aquele cinema e saída com os amigos todo fim de semana? Pois é, eles geram custos altos que nem sempre dá para perceber. 

Geralmente, não anotamos esses valores no nosso controle financeiro, porque julgamos ser desnecessários.

Porém, é a cada 50 ou 100 reais a menos no orçamento, que atrasamos uma conta importante. 

Para evitar que isso ocorra, tenha uma planilha ou anote em um caderno seu salário, os custos fixos mensais e tudo o que pode gastar eventualmente no mês. 

Além disso, separe sempre valores que pretende guardar e investir, pois isso evitará que falte dinheiro quando você mais precisa. 

4 - Cuidado com as compras por impulso

Compras por impulso, são aquelas que fazemos sem planejamento e utilizando um dinheiro que seria usado para outros fins mais importantes. 

Essas são compras perigosas, pois em geral, as compras por impulso são coisas que adquirimos e nem sempre vamos usar ou faz parte dos nossos hábitos. 

Por exemplo, comprar uma roupa só porque achou bonita, pode afundar seu orçamento já apertado. 

Cuidado, pois geralmente são pequenas aquisições que causam grande dor de cabeça no futuro.

5 - Analise onde é possível fazer economia

Como falamos no tópico anterior, os gastos extras como um lanche no fim de semana, pode ser, também, uma economia no orçamento.

Você não precisa sair todo mês para comer algo diferente: por que não chama os amigos e compram os ingredientes e fazem algo em sua casa? Isso ajuda a equilibrar o controle financeiro.

Mas existem outras fontes de economia, como por exemplo, tomar banhos mais curtos, principalmente no inverno e aproveitar mais a luz natural do que artificial. Isso já ajude e muito no fim do mês. 

6 - Compare custo-benefício e adapte a sua realidade atual

Se você usa sempre um sabão em pó, mas ele subiu muito de preço, é necessário trocar por uma marca inferior. 

Ao fazê-lo, analise qual o melhor custo-benefício no mercado, comparando não só preços, mas qualidade. 

Isso vale para qualquer produto e esteja aberto a essas mudanças temporárias, pois te ajudará a se adaptar a atual realidade e não perder em qualidade a longo prazo. 

7 - Estabeleça prioridades e siga cada uma delas

Conforme o controle financeiro pessoal avança, é vital estabelecer prioridades. Sempre separe os valores para as contas mensais fixas.

Depois, guarde ou invista esse dinheiro. Existem muitos investimentos seguros atualmente, que são ótimas oportunidades de multiplicar seus ganhos. 

Além disso, se mantiver uma poupança, tenha apenas para emergências. Separando seu dinheiro por nível de importância, nunca vai te faltar para fazer o que for de melhor para sua vida. 

8 - Estude sobre controle financeiro para administrar melhor seu dinheiro

Uma das formas mais seguras para aprender controle financeiro é na prática, mas com auxílio teórico.

Faça cursos digitais, pois eles ajudam de forma simplificada e com auxílio digital, a equilibrar suas contas. 

Os cursos livres, são essenciais, também, para profissionais que desejam gerir melhor suas empresas ou trabalham na carreira administrativa, potencializando o currículo.

9 - Curso Controle Financeiro online grátis EW Cursos

Para garantir que suas contas fiquem sempre no azul, é preciso ter um controle financeiro ideal com seus ganhos e que não ultrapassem seus gastos, mas sempre dê para poupar. 

Com as dicas desse post, você conseguiu perceber algumas orientações importantes para mudar seus hábitos com o seu dinheiro e ter mais para investir, guardar e sempre pagar suas contas em dia. 

Se quiser saber mais sobre esse assunto, o curso Controle Financeiro online grátis EW Cursos oferece aulas importantes para que você administre bem sua vida pessoal e válida para seus negócios também.

Neste curso, encontre aulas como: Controles financeiros básicos, plano de contas, demonstrativo de fluxo de caixa, calculando balanço patrimonial e muito mais. 

Conte com uma plataforma completa e mais de 430 cursos online gratuitos para seu aprendizado e aperfeiçoamento pessoal e profissional. 

Matricule-se e não deixe seu futuro para depois, invista em sua vida e carreira com os cursos EW Cursos. 

 

 

Leia também