Escova Progressiva: Conheça os 7 tipos mais usados

Na busca por um cabelo liso, a escova progressiva se tornou a grande aliada...

Publicado segunda, 17 de maio de 2021
[Capa Escova Progressiva: Conheça os 7 tipos mais usados ]

Na busca por um cabelo liso, a escova progressiva se tornou a grande aliada das mulheres com cabelos cacheados. Apesar do crescimento da ideia em voltar aos cabelos naturais e evitando o uso de químicas, é consenso entre muitas mulheres que o alisamento dos fios é a melhor saída para cabelos mais fáceis de cuidar e bonitos.

Independente dessa escolha, a verdade é que a escova progressiva é um fenômeno que se tornou febre nos anos 2000 e permanece, avançando em tecnologia, com várias opções disponíveis para cada tipo de cabelo e diferentes químicas.

Conheça neste artigo os tipos de Escova Progressiva disponíveis, sua composição e qual a melhor para você e seu cabelo, sem comprometer sua saúde e garantindo cabelos saudáveis e bonitos.

O que é Escova Progressiva

A Escova progressiva é um composto de produtos químicos que visam alisar e diminuir o volume de cabelos crespos ou cacheados. A Escova Progressiva utiliza um tipo ou vários compostos em conjunto para alisar os fios.

Como dito na introdução, a Escova Progressiva começou a tornar-se conhecida e um sucesso no Brasil a partir dos anos 2000, porém não é de hoje que existem produtos específicos para o alisamento dos cabelos, com foco especial nas mulheres.

Por conta da miscigenação, as mulheres brasileiras em sua maioria, possuem cabelos cacheados ou crespos e muitas em busca de facilidade em cuidado com os cabelos, acabam optando pelo uso de químicas que diminuam o volume e deixem os fios mais esticados, como nos cabelos lisos.

Em salões e mesmo nas lojas de cosméticos, o uso de produtos de alisamento de cabelos são comuns, mas só a partir do século 21 que a tecnologia ofereceu produtos mais eficientes e com resultados perfeitos, porém sem riscos a saúde e com valores mais acessíveis.   

Tipos de Escova Progressiva

1- Escova progressiva de Chocolate- A base de extrato de cacau, cafeína e queratina, a escova progressiva de chocolate pode ser a base de formol ou não. Este tipo de escova tem o foco na hidratação dos fios e mais indicada para uso sem formol e para pessoas que precisam restaurar os cabelos;

 

2- Escova progressiva Inteligente- Esta escova progressiva possui queratina e formol no limite aceito pela Anvisa de 0,2%. A escova inteligente é indicada para quem quer um cabelo liso, mas não chapado, ou seja, aquele efeito liso extremo, atingido apenas em escovas com mais formol;

 

3- Escova progressiva Marroquina- A escova marroquina é famosa e possui o limite de formol, além de argila branca e óleo de cacau. Hidrata enquanto alisa e uma das escovas mais duráveis, com até 5 meses entre os retoques;

 

4- Escova progressiva americana- A base de guanidina, um composto químico que se assemelha ao formol, porém, da família dos químicos alcalinos, a guanidina é um alisante permanente que modifica a base dos fios e os deixam mais esticados e consequentemente lisos. Indicado para mulheres com cabelos muito crespos;

 

5- Escova progressiva definitiva- Assim como a escova americana, a escova definitiva também utiliza a guanidina, mas também tioglicolato de amônia e hidróxido de sódio. O alisamento com estes produtos é permanente, necessitando de retoques a cada 6 meses na raiz e pode levar 8 horas para conclusão;

 

6- Escova de morango- A escova de morango é geralmente sem formol e tem a finalidade de hidratar os cabelos, diminuindo o frizz, porém sem a ação alisante e mais impactante nos fios. Rica em vitaminas e ácidos de morangos, além de queratina e etanolamina, a escova de morango é perfeita para quem não quer investir em químicas pesadas, mas quer um cabelo mais fácil de cuidar;

 

7- Escova progressiva The First Shampoo- Criada pela Sweet Hair, o Shampoo The First é uma química alisante que é ativada com o uso do shampoo e o calor do secador. Rápido na aplicação e alisamento, como uma escova comum, o efeito liso é melhor percebido em cabelos que precisem apenas de diminuição do volume e que não sejam crespos.

Fique atenta a composição química da Escova Progressiva

Como citado no primeiro tópico, a escova progressiva é a combinação de vários compostos químicos. Por serem produtos químicos, eles podem oferecer riscos a saúde e antes do uso, deve ser feito o teste de mecha e avisar o profissional que fará o procedimento se possui algum tipo de alergia.

O Formol ou formaldeído, é uma das matérias prima da escova progressiva e de outros produtos cosméticos, e de amplo uso neste setor, por ser um químico que auxilia na conservação de produtos e possui ação alisante, pois em contato com os fios, ele age na forma do cabelo, deixando mais esticado e não retornando a seu estado anterior.

O formol pode durar em forma de química alisante por mais de 6 meses nos fios, porém conforme o cabelo cresce, é preciso retocar para manter o efeito alisante. O formol apesar de popular, é hoje um dos maiores causadores de problemas de saúde no setor cosmético.

No Brasil, as leis se tornaram mais rígidas depois de muitos casos de mulheres que perderam os cabelos, apresentaram alergias graves e até casos de óbitos por conta do uso indiscriminado de formol. Atualmente, a quantidade aceita de formol em escova progressiva é de 0,2%. Qualquer uso acima disso é considerado crime.

Qualquer tipo de química, inclusive sem uso de formol, pode causar alergia. Por isso é importante fazer o teste de mecha em alguns fios e em contato com a pele, pois qualquer vermelhidão, coceira ou mesmo anafilaxia, quando alergia é grave e pode fechar a respiração e causar a morte, deve ter tratamento médico e evitar o uso do produto.

Escova Progressiva EW Cursos

A Escova Progressiva é um tratamento cada vez mais seguro, saudável para os cabelos e para saúde das mulheres. Para quem sonha em ser um cabelereiro profissional e conhecer todos os tratamentos do mercado, o curso Escova Progressiva sem esfumaçar online gratuito EW Cursos é para você!

O curso trata sobre todos os temas relacionados a escova progressiva, seus benefícios, riscos e os tipos de químicos mais utilizados. Matricule-se agora e conheça sobre o mercado e se torne um expert na profissão com os cursos online grátis EW Cursos.  

Leia também