O que é Sociologia Política e seu mercado de trabalho?

Nesta necessidade de cuidar e tratar a sociedade de forma política, é que se...

Publicado quinta, 15 de outubro de 2020
[Capa O que é Sociologia Política e seu mercado de trabalho?]

Estamos vivendo um período político muito heterogêneo, onde a distinção de lados é muito clara e há uma necessidade mundial em mudar consensos impostos no passado, abrindo novos caminhos para a sociedade do futuro.

Nesta necessidade de cuidar e tratar a sociedade de forma política, é que se formou a Sociologia Política. Área que estabelece os estudos políticos dentro de uma sociedade, a Sociologia Política está se tornando cada dia mais importante para o mercado de trabalho, já que tem surgido mais oportunidades no setor.

Quer saber mais? Confira o que é Sociologia Política e seu mercado de trabalho no Brasil.

O que é Sociologia Política?

Para entendermos o que é a Sociologia Política, é preciso entender primeiro o que elas são ambas separadas. A Sociologia é o escudo da sociedade e sua interação cultural, sua forma de se relacionar e de viver no dia a dia.

Já a Política vem do grego Politikos, e tem a ver com a relação e organização da sociedade e administração de cidades, nações e países, na busca de atender as necessidades do povo que se concentra nessa cidades.

Na antiga Grécia, a sociedade política como conhecemos começou e se expandiu, necessitando de uma área de estudo ampla da sociedade que se renova a cada dia.

A Sociologia Política faz parte das ciências humanas e junto com a antropologia, economia e psicologia, torna-se um importante mecanismo em busca de entender as pessoas e o contexto estrutural do ser humano.

Campo de trabalho da Sociologia Política

Ao contrário do que muita gente pensa, a Sociologia Política vai muito além da política como conhecemos, ela atende vários setores do mercado de trabalho.

Ao se graduar em Sociologia Política, o profissional pode começar com ganhos de até 5 mil reais e dependendo do setor escolhido, ampliar seus ganhos e oportunidades. Algumas das áreas que o Cientista Político pode atuar:

Professor

No ensino superior por exemplo, o Cientista Político pode atuar como professor e preparar outros alunos para esta profissão ou profissões correlatas. Além disso, a profissão dá liberdade para o profissional atuar em outras frentes como consultor.

O professor de Ciências políticas pode dar aula como Sociólogo, Historiador e Cientista, desde que tenha formação nas áreas citadas. Os salários variam de instituição e podem ser também, concursados de universidades públicas. 

Para ser um docente dessa área, porém, não basta ter graduação, é preciso ser pós graduado em mestrado ou doutorado. É uma das poucas profissões que requer tal exigência, o que torna a docência ainda mais valiosa.

Consultor de Políticas Públicas

O Consultor em Políticas Públicas é um profissional que desenvolve ações que ajudam e asseguram os direitos e deveres da população das cidades e além disso, atua de forma sistemática junto a deputados, vereadores e líderes políticos, auxiliando na busca de soluções para os problemas de uma região e da população de um local.

Assessor Político

O que é Sociologia Política e seu mercado de trabalho?

Esta profissão é ligada diretamente com a política e o Assessor Político que trabalha diretamente com políticos em gabinetes dentro do poder público de municípios, estados e na sede do governo federal.

O Assessor político atua em dar apoio ao político quanto as campanhas em tempos de eleições, ouve a população em reuniões e passa ao político em exercício, auxiliando na tomada de decisões de ações para benefícios da população e ainda exerce importante trabalho junta a administração do gabinete.

O Assessor Político é o profissional que também cuida em redigir os textos que os políticos usarão em plenário, cria as emendas e ofícios, além de requerimentos e trabalha de forma direta, inclusive, no exercício parlamentar.

Cargos administrativos em geral

Como servidores públicos, os profissionais em Ciências Políticas podem se dar muito bem, não auxiliando somente políticos diretamente, mas atuando em outras áreas como o setor Judiciário, Executivo e Legislativo.

Para atuar nessas áreas, porém, é necessário que o profissional seja concursado. Os benefícios são salários altos e estabilidade profissional.

Analista Político

Esta profissão tem se tornado cada vez mais ampla no mercado, principalmente jornalístico.

Hoje é fácil encontrar Analistas Políticos em grandes jornais e revistas, explicando sobre política e sociedade de uma forma mais simplificada a grande população, além de ser um analista que observa as mudanças da política e como o povo enxerga seus governantes.

O Analista Político pode ser um profissional que estudou Sociologia Política ou Ciências Políticas ou mesmo jornalismo, mas se especializou em pós graduação nessas áreas.

Mercado Atual

O Mercado da Sociologia Política cresceu muito nos últimos anos, especialmente nas últimas 3 décadas, depois do fim da Ditadura Militar no Brasil e início da Democracia. Ainda é uma profissão de certa forma, desconhecida para grande massa, que acredita que a profissão se mantém presa apenas ao mercado político e não administrativo e privado.

As instituições de ensino têm tido poucos professores com este conhecimento, sendo necessário maior número de profissionais para compor e ensinar sobre assuntos relacionados a sociedade.

No ambiente público, o cientista político pode trabalhar em prol da população em secretarias, ongs, companhias e conselhos, além de fazer um trabalho próprio em consultoria, se tornando intermediário entre a população e políticos locais.

Sociologia Política na EW Cursos

Em tempos de políticas em mudanças em todo mundo, a Sociologia Política é um campo de estudo e profissional fértil e necessário para compor não só uma sociedade mais justa e correta, mas garantir um mundo melhor e com governos mais organizados e menos corruptos.

Para iniciar no mercado da Sociologia Política no Brasil, é preciso ter conhecimento e na EW Cursos, escola de cursos online com certificado, você faz o curso online Sociologia Política e obtêm mais oportunidades neste mercado, que está se tornando um dos mais proeminentes atualmente.

Acesse agora a EW Cursos e conheça este e todos os cursos online e matricule-se! São mais de 600 cursos 100% online e fáceis de começar e estudar. Cursos com certificado e reconhecido em todo país. Mude sua vida profissional com os cursos online EW Cursos! Acesse já!

Leia também