Como melhorar o currículo e obter melhores oportunidades

Se você só atualiza seu currículo quando aparece uma boa oportunidade, este...

Publicado segunda, 24 de maio de 2021
[Capa Como melhorar o currículo e obter melhores oportunidades]

Se você só atualiza seu currículo quando aparece uma boa oportunidade, este texto é para você! O currículo tem que estar sempre em dia pois o mercado está sempre com chances incríveis e uma hora aparece aquela vaga dos sonhos e nem sempre dá tempo de correr para deixar o currículo redondinho!

O currículo é sua marca, seu perfil e que não se restringe apenas ao profissional. Por isso é fundamental mantê-lo sempre atualizado com suas novas habilidades e conhecimentos. Além disso, um currículo incrível ajuda muito na hora da entrevista.

Então não perca tempo e vem com a gente conferir estas 8 dicas de como melhorar o currículo para uma carreira de sucesso e quais os caminhos mais rápidos para chegar a seu objetivo com mais assertividade. Confira agora!

Seja objetivo em seu currículo

Segundo o site Ladders, especializado em carreiras, em média, um recrutador leva 7,4 segundos para ler um currículo e determinar se ele vale a pena ou não.

Por isso nada de muitas informações cansativas como documentos pessoais no início do currículo, elimine isso, mas coloque o nome completo e se tiver formação superior, destacar logo de cara...se tiver pós-graduação e mestrado, doutorado, deixar claro que é mestre ou doutor, isso dará outro valor a seu currículo.

E seja sucinto em suas palavras ao ditar e destacar suas habilidades, conhecimentos e experiências. Quanto menos objetivo, mais cansativo será para o recrutador que poderá descartá-lo se perceber que você ´´encheu muita linguiça``, mas não mostrou o que realmente ele quer e precisa.

Invista em um perfil no LinkedIn

O LinkedIn se tornou um currículo digital aberto e de fácil acesso a todos, e vale muitíssimo a pena investir nele. Com o perfil gratuito, é possível colocar todos seus dados pessoais e profissionais com arquivos, links e sua foto, deixando o currículo online mais fácil para ser repassado por cada vez mais negócios em todo país.

Ainda existem empresas que aceitam o velho currículo impresso, mas esta prática está se tornando cada dia mais rara. Portanto tenha seu perfil também no LinkedIn e seja encontrado em qualquer hora e dia, inclusive, obtendo oportunidades de amigos, familiares e conhecidos conectados a você e ao pagar a modalidade premium, destaque-se a frente da concorrência. Sem dúvida, vale muito a pena!

Faça uma revisão textual em seu currículo

Currículo com erros de português e que não estejam claros são logo descartados. Invista um tempo em repassar cada parte do currículo, observando se não existem erros de digitação, falta de coesão e coerência.

Esse cuidado é fundamental para que o recrutador tenha mais clareza ao analisar seu documento e ainda destaca que atenção aos detalhes e um bom português são algumas de suas virtudes, por isso não perca a chance de impressionar!

Dica valiosa para tratar sobre sua localização

O emprego é longe ou perto? Você está disposto a se deslocar todos os dias para um lugar muito distante? Ou até mudar para outro estado?

Antes de responder e até perder a chance, veja uma dica valiosa para conseguir ao menos uma entrevista:

Se o emprego dos sonhos fica no Recife e você mora em São Paulo, coloque seu endereço no fim do currículo. Isso fará com que o recrutador leia todo documento, veja como você está habilitado perfeitamente para a vaga e faça até o convite para mudança.

A outra dica é se você mora até perto de onde pretende trabalhar, mas o recrutador não conhece a localização, exemplifique, principalmente na entrevista, que você mora na região metropolitana. Assim ele se situará melhor e se interessará mais por seu perfil.

Valorize trabalhos voluntários, participação em palestras e workshops

As empresas têm dado mais atenção a candidatos que tem em seu currículo vínculo ativo ou no passado com trabalhos voluntários. Auxílio em asilos, orfanatos ou mesmo em obras assistenciais em igrejas, por exemplo, são considerados voluntariados e mostram que você tem um perfil empático e cuidadoso, algo importante nos dias de hoje na vida profissional.

A participação em palestras e workshops também são boas considerações a se fazer em seu currículo, mas desde que tenham a ver com a linha profissional que pretende trabalhar. Assim, seu currículo toma forma e passa ao recrutador o quanto você é um profissional comprometido e que ele não pode deixar passar. 

Invista em um perfil empreendedor

Não estamos dizendo para você jogar tudo para o alto e começar algo sozinho do zero, mas é importante ter um espírito empreendedor, de quem tem iniciativa e pró atividade para se reinventar como profissional e criatividade para criar soluções para o negócio.

Cada vez mais as empresas estão em busca de profissionais assim, com diferencial competitivo e que sejam abrangentes em habilidades, por isso leia bastante, faça cursos e busque contato com empresários de sucesso, tanto para networking como para seguir seu exemplo.

Nunca pare de estudar e valorize os cursos livres em seu currículo

A dica para qualquer profissional que quer ser um sucesso em sua área é nunca parar de estudar. Por isso, invista em um curso superior, em pós e em cursos livres, pois são de grande valia para complementar o aprendizado.

Os cursos livres são de curta duração, possuem conteúdo atualizado e perfeito para deixar o currículo mais completo. Além disso, opte por cursos com certificado, que podem ser impressos ou anexados no LinkedIn, deixando você muito mais atraente para o mercado.

Cursos livres EW Cursos

Como você viu no último tópico, os cursos livres são perfeitos para dar aquela complementada no currículo e cada vez mais importantes para seu futuro, pois as empresas vêm o investindo nestes cursos, como uma atualização constante do profissional. Nos cursos livres EW Cursos, obtenha seu certificado no final do curso e seja requisitado em todo mercado profissional.

Na EW Cursos, são mais de 250 cursos em uma plataforma 100% online e com cursos gratuitos, para você estudar sem se preocupar com preços altos e só com seu aprendizado. Matricule-se já nos cursos online grátis e não deixe seu futuro para depois, invista em você com a EW Cursos!

Leia também