Como ter uma alimentação saudável com essas 6 dicas

Confira como ter uma alimentação saudável com essas 6 dicas incríveis, que...

Publicado quarta, 16 de setembro de 2020
[Capa Como ter uma alimentação saudável com essas 6 dicas]

Segundo o Ministério da Saúde, apenas 22% da população brasileira se alimenta de forma saudável. Hoje, mais de 17% da população está obesa, enquanto em 2006, o índice era de 11%.

Ter acompanhamento médico regular, uma dieta equilibrada e saudável e uma vida ativa, são os grandes desafios dos brasileiros, principalmente dos mais pobres, que muitas vezes se veem na dificuldade de ter até mesmo o que comer.

Para quem pode manter uma vida saudável e tem encontrado dificuldades, é preciso fazer uma mudança de hábitos que começa primeiro na mente e depois é refletida no prato e numa vida muito melhor.

Confira como ter uma alimentação saudável com essas 6 dicas incríveis, que farão você mudar de vida e ter mais saúde e longevidade com qualidade.

Coma várias vezes ao dia, porém em poucas quantidades

Ao contrário do que muitos acreditam, não é nada saudável comer pouco achando que assim irá emagrecer bem, mas o segredo é comer a cada 3 ou 4 horas e em pouca quantidade.

Durante o sono, passamos no mínimo 6 a 8 horas sem comer e precisamos tomar um café da manhã reforçado para nos manter bem ao longo do dia. A dica é fazer um lanche leve entre as refeições e depois da janta a noite, cear com um chá por exemplo que ajuda até no sono.

O péssimo hábito de comer muito, mas poucas vezes ao dia pode causar um desiquilíbrio no organismo, gerando problemas como hipoglicemia, quando o açúcar no sangue está baixo, tonturas e desmaios, além de problemas com diabetes a longo prazo.

Beba mais água

A hidratação do nosso corpo é fundamental para que todos os órgãos se mantenham em equilíbrio, com o transporte dos nutrientes necessários, além da qualidade do sangue e da digestão dos alimentos.

Quanto menos bebemos água, vários problemas aparecem como diarreias e cálculos renais. É preciso estar atento a hidratação e a melhor dica para saber se está bebendo a quantidade de água certa, é observando a cor da urina, que quando está muito escura mostra a necessidade de hidratação.

Segundo os médicos, a necessidade diária de uma pessoa adulta é de no mínimo 2 litros por dia, porém esse valor não é uma regra. O importante é não ficar sem beber água ao longo do dia.

Evite frituras e opte por mais assados e cozidos

Comer frituras é delicioso né? Mas em grande quantidade eleva o colesterol, ajuda no sobrepeso, favorecendo problemas cardíacos. A dica nesse caso é diminuir a ingestão de alimentos fritos e optar por aqueles que são assados ou cozidos, que utilizam menos óleo e mais água para aquecer e cozinhar os alimentos. 

O tipo de óleo também faz diferença: use azeite e em pouca quantidade, sabendo que quando o azeite é aquecido, torna-se gordura saturada como os óleos comuns. A dica nesse caso é evitar usar a fritura mais de uma vez e queimando, trocar na hora. Quanto menos fritura, mais saúde em sua mesa!

Diminua a quantidade de açúcar

Como ter uma alimentação saudável com essas 6 dicas

O açúcar é presente em vários alimentos de forma natural, porém também de forma artificial e processado, como é o caso do açúcar refinado. Esse tipo de açúcar passa por vários processos químicos que torna com um alto índice de glicose.

Por isso o seu uso deve ser feito com certo cuidado, sem demasia para evitar que a glicose do sangue suba além do normal e acabe causando diabetes, doença que o pâncreas não produz mais a insulina para equilibrar a glicose no sangue e gera vários problemas de saúde no organismo.

Coma de tudo um pouco

Verduras, legumes, proteínas, carboidratos são as fontes de nutrientes que mais precisamos para manter a saúde em dia. Na falta de algum desses nutrientes, pode haver o aparecimento de inúmeras doenças e disfunções.

Aprenda a comer de todo tipo de alimento, inclusive aqueles que geralmente possuem alérgenos como frutos do mar por exemplo, para ter mais resistência e garantir tudo o que esses alimentos oferecem de benefícios para saúde.

Caso perceba que algum alimento lhe dá algum tipo de alergia ou intolerância, evite e consulte um nutricionista para exames e saber até que ponto o alimento trás riscos para você. Existem medicações que diminuem consideravelmente a ação deles no organismo, para que seu corpo possa aproveitar os benefícios sem problemas.

Vegetariano, vegano? Qual a melhor opção?

Essa é uma questão que tem se tornado uma discussão cada dia mais comum. Qual a melhor opção alimentar para nossa saúde? O vegetarianismo abole as carnes vermelhas, mas ainda faz uso de ovos, leite e derivados de animais. Já o veganismo é mais radical, não abrindo qualquer chance para derivados de origem animal.  

O consumo de carne nos garante de forma mais facilitada, as proteínas que necessitamos para sobreviver. No caso do vegetarianismo, alguns alimentos de origem animal oferecem proteínas suficientes, mas no veganismo, é preciso ser um pouco mais criativo na hora de garantir esses nutrientes.

A dica é fazer uso de saladas e grãos como soja, gergelim, quinoa e castanhas, que possuem proteínas que podem substituir tranquilamente a carne vermelha e branca. Mas para isso, é importante fazer exames e acompanhamento constante para que esse novo hábito não influencie negativamente na saúde.

Nutrição na EW Cursos

Para se alimentar da maneira correta e com saúde, a dica é buscar um profissional especializado em nutrição que saberá quais os alimentos e o tipo de dieta que melhor se encaixa em seu perfil, seguindo vários fatores como peso, idade, exames e estilo de vida.

Esses profissionais são capacitados para saber o valor de cada alimento e seu valor nutricional. Para se tornar um profissional nesse mercado sempre muito aquecido da saúde nutricional, a EW Cursos oferece na categoria Nutrição os cursos de Nutrição Clínica- Básico e Nutrição Básica.

Nestes cursos, o aluno terá a base que precisa para começar no mercado profissional da nutrição, fazendo um curso atual e com certificado reconhecido em todo Brasil, seja em empresas ou instituições de ensino. Conheça a EW Cursos e os cursos de nutrição para seu futuro no mercado de trabalho.

Leia também