O que é curso de Teologia e dicas para aprender mais sobre a Bíblia

A teologia é um estudo amplo e mais difundido na religião cristã. Com base...

Publicado segunda, 14 de março de 2022
[Capa O que é curso de Teologia e dicas para aprender mais sobre a Bíblia]

Desde que o mundo é mundo que as pessoas buscam alguma divindade, querem fazer parte de um grupo religioso e seguir certas doutrinas e regras, assim como se basear pela leitura de livros sagrados como a Bíblia e o Alcorão. 

A Teologia, estudo das religiões e das divindades, é uma ciência muito interessante e complexa que se baseia em textos, dogmas e rituais sagrados para justificar e compreender usos, costumes e comportamentos tradicionais e muitas vezes históricos dos povos. 

Na teologia, o contexto histórico é muitas vezes confundido e até determinante para a base de muitas culturas, idiomas, costumes e grupos étnicos ao redor do mundo, e por isso é fundamental o estudo da teologia por historiadores, além de religiosos como pastores, padres, umbandistas e espíritas. 

A teologia é um estudo amplo e mais difundido na religião cristã. Com base nela, falaremos hoje sobre o que é o curso de teologia e dicas para aprender mais sobre a Bíblia, um dos livros sagrados mais lidos e importantes do mundo.

Para aprender sobre a Bíblia, é preciso gostar dela e se interessar de verdade

A primeira dica é que para aprender a Bíblia, é preciso ter interesse e gostar de fato de meditá-la. A Bíblia é considerada por muitas pessoas um livro complexo, para outras é uma invenção e já para outros, apenas um artefato antigo. 

Porém, a Bíblia não tem nada de complexo para quem se interessa em aprender dela. Não é uma invenção pois ela tem vários acontecimentos datados e confirmados e apesar de antigo, também trata do futuro e seus ensinos são fundamentais, inclusive, para nossas vidas hoje. 

Se pretende conhecer este livro sagrado para o cristianismo, se torne um leitor assíduo, meditando diariamente em versículos e passagens bíblicas inteiras. Leve a sério o aprendizado da palavra de Deus para não ficar com nenhuma dúvida.

Tenha o material certo para seus estudos bíblicos

Se você decidiu começar um curso teológico é fundamental ter um material de estudo que dê o suporte necessário para facilitar seu aprendizado. Livros como apostilas, livros de comentários bíblicos, dicionários, mapas e concordâncias, são importantes para seu estudo.

Além disso, é viável ter mais de um tipo de bíblia de estudo. As bíblias de estudo possuem comentários e pontuações que auxiliam muito na hora de aprender da palavra, com referências que facilitam o entendimento.

Busque seguir os ensinos bíblicos e os passos de Jesus

Ainda que estudar teologia não é exatamente uma obrigação para que você seja um religioso, mas com certeza ao longo dos estudos bíblicos, você ficará mais inteirado da palavra e interessado em ser como Jesus.

O apóstolo Paulo diz em I Coríntios 11:1 "Sede meus imitadores como sou eu de Cristo". Ou seja, olhe para a vida de um homem comum como você e veja que é possível viver uma vida íntegra e ligada completamente a Deus. "Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a." I Pedro 3:11.

Tenha a mente aberta e cuidado com o fanatismo

E buscar a Deus, seguir os passos de Jesus não é ser dado ao fanatismo, mas sim, ter a mente de Cristo, tal qual I Coríntios 2 fala e enfatiza no versículo 16. Isso significa que temos que ter uma vida respeitável, digna e não ser dado a costumes e religiosidades que nos afastem de Deus e das outras pessoas. 

Infelizmente muitos estudantes de teologia se aventuram por um caminho perigoso de fanatismo, portando uma religiosidade exacerbada, vendo em tudo pecado e vivendo uma vida cheio de dogmas. 

Devemos aprender a respeitar as diferenças, inclusive aquelas que biblicamente são consideradas pecados, mas que temos que ter sabedoria em como abordar e sempre falar com amor. Em Cristo temos liberdade de servi-lo e devemos viver de forma sensata para não cair nesses erros que em nada levam aos lugares celestiais. 

Prepare-se para ler a Bíblia toda 

A leitura da Bíblia toda é um desafio que muitas pessoas não conseguem fazer. Realmente, são muitos livros, muitas vezes uma tradução difícil de ler e entender e ela não é cronológica, ou seja, não segue uma linha do tempo correta, por isso, pode confundir muita gente.

Por isso, a dica aqui é obter uma Bíblia cronológica, que tem um direcionamento seguindo um espaço/tempo mais condizente com cada livro e seu tempo escrito. Além disso, comece lendo os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e todo novo testamento e depois se aventure pelo velho.

Teologia tem um vasto mercado de trabalho. Explore-o!

Teologia não é um curso só para padres, pastores e ministros do evangelho, mas para qualquer pessoa que queira entender a Bíblia com mais exatidão e viver uma vida íntegra aos pés de Jesus.

E para uma vida profissional, você pode ser um teólogo trabalhando em ONGs, como escritor de livros de estudos, como pesquisador e historiador bíblico, para ser um missionário em regiões de risco no Brasil e no mundo, além de docente em igrejas e instituições de ensino como cursos e universidades. 

Curso Teologia online grátis da EW Cursos

Sem dúvida, a Bíblia é um livro excepcional e muito interessante no que diz respeito a história do mundo e dos povos antigos, além de muitos costumes e culturas que mantemos até hoje. 

Com base nessa máxima, a EW Cursos oferece na categoria Teologia, 3 cursos indispensáveis para qualquer estudante bíblico. O curso Introdução a Teologia, fala sobre informações básicas e estudos iniciais sobre a Bíblia que todo religioso deve conhecer. 

Já no curso Teologia do Novo Testamento, aprenda mais sobre os livros que contam um mundo novo a partir do nascimento de Jesus, sua vida e crucificação, passando por sua ressurreição e ensinos práticos. O curso Teologia, é mais complexo e se aprofunda em passagens bíblicas e assuntos importantes que todo ministro do evangelho deve conhecer. 

Cursos que podem ser feitos de qualquer lugar, hora e como desejar estudar e até por 1 anos. Aperfeiçoe seus conhecimentos com os mais de 300 cursos online grátis que a EW Cursos oferece para continuar crescendo na vida religiosa e vida profissional e acadêmica, com cursos com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online EW Cursos.

Leia também