Inicie sua carreira em Marketing Digital com estas 7 dicas

Confira neste artigo, algumas dicas para iniciantes, como iniciar sua...

Publicado segunda, 24 de janeiro de 2022
[Capa Inicie sua carreira em Marketing Digital com estas 7 dicas]

O Marketing Digital tem crescido muito, mas nada comparado ao período da pandemia, quando muitas empresas que antes não faziam parte do ambiente online, começaram a se adaptar a esse mercado e ver resultados reais mesmo sem sair de casa, na tela de um celular ou computador.

Segundo uma pesquisa feita pela Money Times, o ano de 2020 teve um crescimento do mercado digital em 47% comparado aos últimos 20 anos. Em 2021, houve um aumento de 46% de microempreendedores que hoje, são mais de 390 mil pessoas e o e-commerce foi impulsionado por esses novos empresários, que só no primeiro trimestre, aumentaram em 72,2% o faturamento em relação ao ano anterior.

Lojas virtuais, blogs e sites, e-mail marketing, podcasts entre outras estratégias, são alguns dos meios mais utilizados para atingir o público-alvo, e para você que tem uma empresa e está entrando agora na esfera digital, é fundamental conhecer como esse mercado funciona para obter resultados dele também.

Confira neste artigo, algumas dicas para iniciantes, como iniciar sua carreira em Marketing Digital com 7 dicas, e, também, será perfeito para pequenos empreendedores que querem vender mais e vender bem através da internet.

1 - Aprenda um pouco de cada, mas se especialize em uma área do Marketing digital

Redes sociais, SEO e mídia paga são alguns dos caminhos do marketing digital, que tem bem mais segmentos dentro da profissão, para você escolher.

A dica, é você ter um conhecimento geral de todas essas áreas, ou seja, saber o que é otimização de motores de busca, que é o SEO e, também, a postar qualquer coisa nas redes sociais, porém, é preciso se especializar em alguma delas, para ser um diferencial no mercado.

Por exemplo, investir seu tempo de conhecimento e estudos em SEO e oferecer serviços especializados em técnicas de posicionamento de páginas no Google e criação de conteúdo de qualidade para os vários meios como blogs e vídeos. São esses pontos que irão te diferenciar de um profissional faz tudo, mas que não é bom em nada. Tenha foco.

2 - Conheça áreas próximas do marketing digital

Seguindo a ideia do tópico anterior, é importante você saber como um site é criado, alguns termos usados no meio digital e até ter uma noção de tecnologia da informação e HTML, porque isso fará uma grande diferença quando for conversar com um especialista da área, sabendo como explicar um problema ou entender uma situação.

Leia bastante sobre os assuntos que não domina, tanto livros comuns quanto PDF e artigos de blog, como esse aqui, pois isso dará uma bagagem muito melhor para você que depois aliado com a experiência, te trará ainda mais clientes.

3 - Prepare-se para fazer muito networking

E falando em clientes, o networking é fundamental para que os clientes existam em meio a seus contatos, e logo, é obrigação sua ir atrás deles. Procure em grupos de redes sociais e ofereça seu serviço a pequenos empreendedores em seu bairro. Mas além disso, como mantê-los e o que oferecer para ganhar esse cliente entre outros?

Primeiro, seja sincero e deixe claro seus conhecimentos teóricos, porém pouco prático e exemplifique seu planejamento para esse cliente, e surpreenda com um custo que além de acessível para ele, seja justo para você começar.

Ao longo do trabalho, seja o máximo possível pontual, honesto sempre e busque oferecer um pouco mais de qualidade que outros não consigam oferecer como você. Lembre-se: você tem que ter diferenciais competitivos que comparado com outros profissionais sempre estará superior.

Por isso, não pare de estudar e trabalhar para que esse cliente continue com você e traga mais clientes, pois a propaganda boca a boca é sempre a melhor publicidade do nosso trabalho.

4 - Deixe seu currículo e portfólio incrível

Mesmo que você não tenha um currículo ou portfólio com trabalhos profissionais, o importante é começar e pegar alguns atalhos, como reescrever artigos que achou interessante ou criar imagens de design que sejam melhorados e colocar em seu portfólio.

Na internet, é possível encontrar vários sites em que você pode anexar seus trabalhos e currículos gratuitamente, por isso não deixe de investir nesses canais se quiser tornar-se visível e ajudar seu networking.

5 - Aprenda outros idiomas, especialmente o inglês

Aprender um novo idioma é quase uma obrigatoriedade na atualidade, diante da globalização e da importância de línguas como o inglês, um dos idiomas mais falados no mundo e que está em quase tudo o que fazemos.

Por isso essa dica é principalmente para quem ainda não domina o idioma e precisa mudar essa realidade. Comece aos poucos a estudar, inclusive nesse link você encontrará este entre outros cursos de idiomas para seu aperfeiçoamento.

O Marketing Digital, a começar do nome, exige um conhecimento do básico ao intermediário dos termos em inglês, por isso é essencial que você conheça para saber como conversar e criar projetos nesse meio, seguindo os conceitos do mercado. 

6 - Esteja sempre em busca de atualização

O conhecimento é algo que você jamais perde e pode melhorar ao longo do tempo, por isso, busque mais atualização, lendo sempre, especialmente artigos e informações que vem do exterior, onde geralmente as coisas acontecem com mais rapidez e antes daqui do Brasil, para você sair na frente.

Outra dica, é continuar estudando, pois, essa área precisa de atualização constante e muda muito dentro de 1 ano, por isso é fundamental que você esteja sempre com o conteúdo dessa área na ponta da língua e certificação para trabalhar com mais profissionalismo.

7- Curso Marketing Digital online grátis EW Cursos

O Marketing Digital ainda tem espaço para qualquer pessoa que queira se tornar um expert e esteja disposto a aprender coisas novas, oferecendo qualidade e trabalho profissional, e para isso, é preciso começar a aprender e dominá-lo, e o curso Marketing Digital online grátis EW Cursos é a melhor maneira de iniciar nesse mercado.

O curso Marketing Digital oferece 10 aulas de curta duração, onde o aluno aprenderá a ter noções desse mercado e começar na carreira. Conte com recursos em vídeo e material didático digital e opção de certificado válido aceito em todo país.

Matricule-se agora e conheça ainda, mais 20 cursos da categoria Marketing e Vendas para potencializar seu aprendizado. Não deixe seu futuro para depois e invista em você com os cursos online EW Cursos.

Leia também