Profissional disruptivo: O que é e como se tornar um

Confira essas dicas de nosso Blog de como se tornar um profissional...

Publicado sexta, 23 de setembro de 2022
[Capa Profissional disruptivo: O que é e como se tornar um]

Em um mundo cada vez mais tecnológico e cheio de novidades, os problemas também se avolumam. Para ser um profissional diferenciado, é preciso ser disruptivo.

Os profissionais disruptivos são aqueles que definem melhor o “sair da caixinha”. É aquela pessoa que possui ideias inovadoras para seu nicho de mercado e soluções que aliam economia com rapidez e eficiência. 

Com o aumento da competição, fica claro que o mercado precisa de pessoas que realmente façam a diferença, não apenas gurus que falam bonito e não resolver efetivamente os problemas. 

Neste artigo, falaremos sobre os profissionais disruptivos, aqueles que conseguem desenvolver-se em meio a crises e criar paralelos de sucesso em suas carreiras e negócios. 

Ter a habilidade de criar ideias simples, porém, revolucionárias é o que o mercado mais precisa agora. Confira dicas como se tornar um profissional disruptivo acionando seus talentos e treinando suas habilidades. 

Profissional disruptivo: Conceito

Segundo o dicionário, a palavra disrupção significa algo que é muda seu processo normal drasticamente, uma interrupção brusca em seu curso.

A ideia foi cunhada pelo economista austríaco Joseph Schumpeter que determinou esse termo a partir do que ele chama de destruição criativa, uma ideia de algo inovador que é retirado de algo convencional.

Já a propagação da ideia só se tornou conhecida a partir do livro “O Dilema da Inovação” de Clayton Christensen que escreveu artigos e estudos sobre o tema.

O que são profissionais disruptivos?

A partir desses homens, a disrupção como conceito profissional tornou-se real. No meio corporativo, entendemos que o conceito do profissional disruptivo é alguém que encontra soluções diferenciadas dentro de um nicho conservador ou usual.

Ele cria usos ou tem novas ideias a partir de algo já conhecido, tornando isso algo que vai além de tendências. 

Para entender melhor o que isso significa na prática, é só olhar para algumas empresas ou ideias que surgiram a partir da necessidade das pessoas, tornando suas vidas mais fáceis sem gastar muito e tendo retorno certo.

Cases disruptivos

Um dos cases disruptivos mais conhecidos é da startup Uber. A empresa, hoje uma das mais valiosas do mundo, começou por causa de uma necessidade simples: precisar de um carro particular mais barato que taxi e com apenas alguns cliques no celular. 

Os fundadores da Uber, Travis Kalanick e Garrett Camp, precisavam de um carro e não conseguiam um taxi com rapidez e logo perceberam uma necessidade e demanda no mercado.

Depois de algumas conversas e amadurecimento da ideia com planejamento, eles criaram a empresa em 2009 e tornou-se em um sucesso mundial.

Outro case de sucesso que mostra a importância de profissionais disruptivos, é a Netflix

Durante décadas, a Blockbuster e outras empresas como locadoras de vídeos se mantiveram firmes no mercado de filmes, alugando e vendendo filmes para as pessoas assistirem em casa. 

Mas a Netflix encontrou uma oportunidade no mercado e criou o serviço de streaming, onde por uma assinatura mensal acessível, você assiste filmes, documentários e desenhos tanto pela TV como pelo celular. 

Esses 2 exemplos mostram como tudo o que já existia, como taxi e locadora de filmes, podiam ser ainda melhores, mais rentáveis e de uma forma simples.

Os profissionais disruptivos observam o tempo todo as possíveis necessidades das pessoas e estudam o quanto aquilo será vantajoso para ambos os lados, empreendendo criando nichos de mercado ainda melhores. 

Como tornar-se em um profissional disruptivo? Dicas

Agora que você entendeu melhor os cases fora da caixinha, vamos dar dicas de como se tornar um profissional disruptivo. 

Segue 4 regras fundamentais de inovação

As 4 regras fundamentais para ser um profissional disruptivo, são 5 pontos que você deve observar em uma situação para desenvolver ideias inovadoras que solucionem uma dor daquela demanda. São elas:

  • Conveniência

Essa ideia será conveniente a todos? Resolvem problemas reais? A Uber percebeu que as pessoas adorariam um carro particular barato que pegasse elas em casa e tornou isso real.

  • Acessível

É acessível com facilidade de ser aplicada em qualquer lugar do mundo? É barato? A Netflix conseguiu tornar o streaming favorável pois tem um catálogo grande de filmes por um preço baixo.

  • Escalável

A empresa tem campo para crescer? A ideia terá retorno mesmo com pouco investimento? 

  • Design

Um design simples e bonito chama a atenção e quanto mais fácil de mexer, melhor para qualquer faixa etária e mobilidade. 

Profissional de mente aberta

Um profissional disruptivo tem a mente aberta. Ele deixa a mente livre e aí aparecem as melhores ideias.

E o que isso significa? Ele não deixa que crenças limitantes ou preconceitos distancie sua visão das necessidades de seus clientes e da demanda de um mercado.  

Atento a todas as mudanças do mercado

O mercado está mudando constantemente e só profissionais visionários conseguem enxergar longe. 

Observe seus concorrentes, analise o que falta no mercado que você pode oferecer, veja o custo disso, analise seus ganhos e não tenha medo de correr riscos. 

As empresas citadas aqui correram muitos e perderam algum dinheiro no início, mas hoje colhem os frutos dessa determinação. 

Profissionais disruptivos nunca param de estudar

É preciso fazer cursos online, ler livros, buscar formação e capacitação que o torne mais qualificado para as oportunidades do porvir. Para ser inovador é preciso estudo e preparo o tempo todo.

Cursos online grátis da EW Cursos

Você viu como um simples trabalhador pode ser fundamental para mudar a realidade de uma empresa. 

O profissional disruptivo é um diferencial competitivo importante no mercado, tendo sempre boas oportunidades, inclusive, para montar seu próprio negócio de sucesso.

Para tudo isso, é preciso qualificação. Através dos cursos online grátis da  EW Cursos, você estará apto a exercer qualquer área com competência e terá sempre novas ideias para ser um profissional diferenciado em qualquer área.

São mais de 400 cursos livres e 12 meses para você estudar na melhor plataforma e com os mais modernos recursos. 

Matricule-se e tenha a opção do certificado, válido e aceito em todo Brasil. Aprenda, aperfeiçoe e torne-se um profissional disruptivo atraente para o mercado. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois com os cursos EW Cursos. 

 

 

Leia também