Auxiliar Administrativo 6 dicas para se dar bem na profissão

O Auxiliar Administrativo é um profissional importante pois trabalha em todo...

Publicado quinta, 20 de maio de 2021
[Capa Auxiliar Administrativo 6 dicas para se dar bem na profissão]

Suporte na gestão empresarial, o Auxiliar Administrativo é um profissional importante pois trabalha em todo processo operacional além da administração financeira e administrativa como um todo.

A rotina do Auxiliar Administrativo é fundamental para o funcionamento de uma empresa e por isso ele possui lugar garantido em grande parte dos negócios. Apesar da maior parte das empresas exigir apenas ensino médio e conhecimentos de informática, ter curso de Auxiliar Administrativo é fundamental para obter conhecimento básicos e obter oportunidades maiores dentro da empresa.

Neste artigo, conheça a profissão de Auxiliar Administrativo, como se capacitar e ser diferenciado para o mercado e dicas para se dar bem na profissão e se tornar em um profissional mais completo.

O que é a profissão Auxiliar Administrativo

O Auxiliar Administrativo é o profissional que cuida da organização e rotina de áreas como o setor administrativo, financeiro, de recursos humanos e marketing, entre outras áreas importantes para cada empresa, independente de seu porte, apenas levando em consideração a atividade de cada uma. É de obrigação do Auxiliar Administrativo:

- Fazer o recebimento de correspondências e enviar quando solicitado;

- Enviar, receber e responder e-mails;

- Elaborar relatórios administrativo e financeiro;

- Criar planilhas e gráficos, assim como textos e releases;

- Arquivar e cadastrar clientes;

- Assessorar gerentes e diretores quanto a reuniões, atas e documentos;

- Fazer o pagamento de contas;

- Fazer o atendimento ao cliente, inclusive, atendimento por telefone.

O Auxiliar Administrativo ajuda o assistente em toda gestão administrativa, garantindo no funcionando da empresa sem grandes dificuldades. O auxiliar administrativo pode receber outras nomenclaturas, dependendo da empresa que trabalha como auxiliar de compras, auxiliar comercial e auxiliar de departamento pessoal.

Como ser um Auxiliar Administrativo relevante ao mercado e dicas para se dar bem

O Auxiliar Administrativo é importante para qualquer empresa, mas para ser um profissional que seja atraente ao mercado, confira algumas dicas preciosas para fazer a diferença no mercado de trabalho:

1 - O perfil do Auxiliar Administrativo

O Auxiliar Administrativo deve ter um perfil específico se quiser se dar bem na área. Primeiro, deve ser alguém organizado e responsável, já que lidará com documentos e relatórios de suma importância para empresa.

Outro perfil importante é ser dinâmico e ágil, pois são muitas atividades durante o dia, e para concluir todas de maneira eficiente, é preciso ser rápido ao desempenhar cada função. Além disso, o profissional deve estar sempre concentrado, pois atenção é fundamental para que cada serviço seja feito da maneira correta.

Outro ponto é ser comunicativo, já que irá interagir desde uma pessoa no atendimento ao cliente até ao chefe da empresa. Seja objetivo e claro em suas colocações, inclusive na hora de se comunicar na escrita, ao falar no telefone e enfim, sempre se comunicando de maneira profissional.

2 - Invista em sua Inteligência Emocional

Trabalhar como Auxiliar Administrativo é ter muitas atividades e funções a serem feitas na rotina diária, e, além disso, poderá lidar com muita pressão. Por isso é essencial que você invista em sua Inteligência Emocional, sabendo como agir diante de situações desagradáveis como discussões ou broncas, além de críticas muitas vezes não construtivas.

A Inteligência Emocional é a promoção pelo autoconhecimento e como agir diante de inúmeras situações de maneira inteligente, pacífica e racional, sem levar para o lado pessoal questões que possam ocorrer no dia a dia do trabalho.

3 - Faça o melhor atendimento ao cliente possível

O atendimento ao cliente faz muita diferença, pois estudos mostram que 66% das pessoas trocam uma empresa pela concorrente, só por um atendimento ruim. Em outro estudo, mais de 74% dos consumidores voltam a fazer negócio quando são bem atendidos e estão dispostos a gastar mais nessa empresa.

Ou seja, o atendimento ao cliente faz grande diferença na vida de uma empresa e não pode contar apenas com um chefe ou outros profissionais simpáticos e dispostos a atender bem, todos os setores devem ter essa mesma mentalidade.

Por isso, ao atender um cliente, seja simpático, sempre sorridente e empático e agindo de maneira profissional e clara, para que o cliente entenda o que você tem a dizer e não fique com nenhuma dúvida, além de gostar de sua boa abordagem.

4 - Aumente suas habilidades em informática

A informática se tornou indispensável na vida de qualquer profissional e por isso você não deve deixar de investir nela. Evolua no pacote office, desde a Informática Básica até a avançada, além de aprender outras áreas que são importantes para seu aprendizado como Sistema operacional Windows 10 e Digitação.

Hoje, profissionais que estejam investindo em informática e em aprender novidades, inclusive na Internet, são mais requisitados que outros trabalhadores da área, por isso sempre busque se destacar com cursos que aumentem suas chances no mercado.

5 - Esteja pronto para aprender

Durante o dia a dia, esteja aberto a aprender tudo o que for ensinado, pois muitas situações só são aprendidas na rotina prática. A forma como deve ser feito o arquivamento, a maneira que deve abordar os clientes ao telefone ou ao digital um email, são alguns aprendizados que somente a empresa que trabalhar poderá lhe passar, então esteja disposto a aprender ao máximo.

6 - Se desenvolva com cursos e cresça profissionalmente

O Auxiliar Administrativo deve ter o foco em crescer profissionalmente, por isso deve almejar novas oportunidades na carreira e uma das formas de conquistar este destaque é através da educação.

Se desenvolva com cursos online que possui curta duração e possui opção de certificado, perfeito para você obter conhecimento e começar sua caminhada profissional.

Auxiliar Administrativo EW Cursos

O Auxiliar Administrativo para ser diferenciado no mercado, necessita de perfil, pró atividade, mas também investir em sua carreira, e nada como fazer isso sem sair de casa e o melhor, de maneira gratuita.

Com o curso Auxiliar Administrativo online grátis EW Cursos, aprenda tudo sobre a rotina deste profissional e esteja mais capacitado para trabalhar na área. Matricule-se já e não deixe seu futuro para depois com a EW Cursos!

Leia também