Os 4 transtornos de aprendizagem mais comuns e o papel do professor no desenvolvimento dos alunos

Durante décadas, os transtornos de aprendizagem se mostraram problemas sem...

Publicado segunda, 26 de outubro de 2020
[Capa Os 4 transtornos de aprendizagem mais comuns e o papel do professor no desenvolvimento dos alunos]

Durante décadas, os transtornos de aprendizagem se mostraram problemas sem solução para muitas escolas e docentes, que sem recursos e compreensão de cada transtorno, encontravam grandes barreiras no processo de ensino de crianças e jovens.

Segundo um estudo da Universidade College London do Reino Unido e publicada pela Fiocruz, ao menos 10% da população daquele país,- sendo uma média para grande parte dos países do mundo- possuem algum tipo de transtorno de aprendizagem, as vezes mais de 1.   

Atualmente com o aumento de estudos, conhecimentos da medicina e da tecnologia, é possível tratar e lidar melhor com os transtornos de aprendizagem, com escolas mais preparadas para oferecer educação de qualidade para todos. Neste artigo, listamos as X dificuldades de aprendizagem mais comuns e qual o papel do professor no desenvolvimento dos alunos.

Como identificar transtornos de aprendizagem

Grande parte das crianças conseguem se adaptar tranquilamente a grade curricular das escolas e das interações e obrigações que lhe são colocadas. Porém, existe um pequeno grupo que encontra dificuldades para compreender e evoluir no processo de aprendizagem.

Estas crianças e jovens possuem alguns traços de comportamento, que configuram em possíveis transtornos de aprendizagem:

- Grande parte nasceu prematuro;

- Início dos primeiros passos e palavras tardiamente;

- Nos primeiros anos da infância, mostra desinteresse por desenhos com números e letras;

 - Dificuldade de atenção;

- Agitação e ansiedade;

- Dificuldade de memorização.

Em relação ao primeiro item da lista, estudos científicos mostram que crianças e jovens que nasceram antes dos 9 meses, possuem mais probabilidade de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e consequentemente, isto afeta diretamente seu processo de aprendizagem.

Outros estudos mostram também, que grande parte das crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem, possuem mais de um transtorno ou distúrbio de comportamento.

É necessário que pais e responsáveis estejam atentos aos primeiros anos da criança, identificando pequenas alterações e relatando ao pediatra, na busca de tratamentos eficazes com mais rapidez, que farão total diferença na vida e desenvolvimento destas crianças.  

Os 4 transtornos de aprendizagem mais comuns

Basicamente, existem 4 transtornos de aprendizagem mais comuns e algumas crianças, possuem mais de uma delas:

  1. Dislexia

A dislexia é um dos transtornos mais conhecidos e se caracteriza pela dificuldade em ler e escrever, além de compreender o que está sendo lido e escrito.

Em geral, crianças que possuem dislexia, tem aprendizado da leitura e escrita tardia, além de dificuldade de memorizar palavras, conceitos e regras de ortografia e gramática.

Crianças com Dislexia apresentam alguns sinais como escrito espelhada, dificuldade de identificar direita ou esquerda e confusão com palavras.

  1. TDAH

O TDAH- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, é uma doença crônica onde a criança pode ter dificuldade de atenção e impulsividade, sendo uma pessoa muito ansiosa e agitada.

Estima-se que pelo menos 6% das crianças de todo mundo possuem a doença e para o diagnóstico, a criança deve ter mais de 6 sintomas como falta de concentração e impulsividade. O transtorno é crônico e dura pela vida toda.

  1. Disgrafia

A Disgrafia é a dificuldade da criança em conseguir escrever letras e números, além da associação de símbolos e a forma como é escrita, e a dificuldade de compreender e expressar o som de frases, palavras. Geralmente é percebida na fase pré-escolar.

  1. Discalculia

A Discalculia é um transtorno típico das crianças em fase escolar, com a característica de dificuldade de entender os conceitos de funções matemáticas e dos números em si, não compreendendo como contar ou o som dos números.

O papel do professor, frente aos transtornos de aprendizagem.

Grande parte dos transtornos citados, são identificados em sala de aula, por isso é tão importante o papel do professor em auxiliar e comunicar pais e responsáveis das dificuldades que os alunos apresentam.

Todos os transtornos citados possuem tratamento eficaz, e cabe a família oferecer esta estrutura, porém o professor deve dar ao aluno estrutura e confiança em sala de aula, para que este continue se dedicando em seu aprendizado. Alguns dos desafios do professor com alunos e transtornos de aprendizagem na escola são:

Evasão Escolar

Pesquisas mostram que professores que não oferecem segurança e auxílio a crianças e jovens com transtornos de aprendizagem, acabam favorecendo que estes abandonem a escola e desistam de avançar em cursos futuros.

A evasão escolar é um dos grandes problemas da educação no Brasil, que se torna ainda mais complexa quando o aluno possui algum tipo de dificuldade de compreensão nas aulas.

Bullying

Os 4 transtornos de aprendizagem mais comuns e o papel do professor no desenvolvimento dos alunos

Eis um dos problemas que crianças e jovens com transtorno de aprendizagem sofrem é o Bullying. O Bullying se caracteriza como a violência física, psicológica e verbal entre crianças e jovens no ambiente escolar.

O Bullying pode ser causado por uma pessoa ou grupos, sendo uma violência repetitiva e crescente de intimidação. Pesquisa da USP mostra que 29% dos alunos de escolas públicas e privadas de SP, sofrem com Bullying. Em outro estudo, 1 em cada 5 crianças ou jovens, pensa em suicídio após passar por um episódio de Bullying.

Tais pesquisas só confirmam o que nas escolas acontecem na prática, sendo uma realidade amarga que pode gerar outros tipos de transtornos para vida adulta. O docente deve estar atento a todo tipo de reação contrária de alunos dentro de sala de aula, e com atenção especial aos alunos com transtornos de aprendizagem, que em geral, possuem mais dificuldade em verbalizar seus sentimentos.

  Educação na EW Cursos 

O professor é fundamental para que crianças e jovens com transtornos de aprendizagem, tenham futuro acadêmico e profissional de sucesso, acreditando na própria capacidade e conquistando seus objetivos.

A EW Cursos é uma escola online com reconhecimento no mercado da educação a distância e oferece mais de 600 cursos online para a capacitação e especialização de milhares de pessoas em todo Brasil.

Na categoria Educação da EW Cursos, encontre os cursos Dislexia, Discalculia e Disgrafia, além de mais de 100 cursos 100% online, para qualificação profissional e conhecimento de qualidade, com certificado válido em todo Brasil. Acesse agora e matricule-se!

Leia também