Universo digital: Como ensinar educação infantil no ambiente online

Entenda, como o universo digital está influenciando a educação infantil...

Publicado segunda, 08 de agosto de 2022
[Capa Universo digital: Como ensinar educação infantil no ambiente online]

A tecnologia focada no universo digital tem avançado muito e na educação infantil não é diferente. 

Com acesso facilitado a celulares, tablets e computadores, as crianças estão cada vez mais cedo, entrando em contato com o mundo digital.

Por conta da pandemia, antecipou-se o que o futuro das aulas online, fazendo professores acostumados a rotina presencial, a se prepararem rapidamente para o ensino através de uma tela de computador ou celular.

Isso mostra que a partir de agora, as plataformas digitais irão se integrar facilmente a rotina presencial do dia a dias dos alunos e professores, por isso, é vital que este último grupo, esteja capacitado e familiarizado com o universo digital.

Entenda neste post, como o universo digital está influenciando a educação infantil atual, quais as principais mudanças a longo prazo dessa modalidade de aprendizagem e como o professor deve usufruir das vantagens do ambiente digital

O universo digital e de tecnologia na educação infantil

A pandemia acabou acelerando uma realidade que vinha ocorrendo lentamente: a universalização digital da educação

Até 2019, muitos professores vinham a tecnologia como algo muito distante e complexo, utilizando muito pouco em sala de aula ou nos laboratórios de informática da escola.

Com a pandemia a partir de 2020, o isolamento obrigou as escolas a fecharem e manterem seu trabalho de educação a partir de celulares ou computadores. Muitos docentes tiveram dificuldade para se adequar a essa nova realidade. 

Por isso, é fundamental que o professor esteja aberto as novas tecnologias e mantenha grande esforço em aprender como funcionam os programas e processos digitais, se adequando e criando métodos de ensino eficazes a distância. 

Os benefícios do universo digital na educação das crianças

E os docentes que se adequam a nova educação infantil com ênfase no digital, encontram muitos benefícios no processo de aprendizado.

A primeira vantagem é que muitas crianças que tenham dificuldade em uma determinada matéria, podem ser estimulados e expostos a aplicativos e vídeos que tratem do assunto de forma lúdica, facilitando a assimilação do tema. 

Outro benefício que o docente pode ter com o universo digital, é que a tecnologia consegue nivelar o aprendizado dos alunos, desde aquele que tem mais dificuldade até o que entende a matéria com facilidade. 

Respeitando o ritmo de aprendizado de cada aluno, o professor consegue controlar com mais eficácia quais os alunos com mais dificuldade e atendê-los melhor. 

Uma vantagem importante das tecnologias atuais, é que geralmente não existe grande complexidade para aprender a utilizar determinados programas e sistemas. Ainda assim, haja alguma dificuldade, o professor tem acesso facilitado a suporte e auxílio de outros docentes. 

Importante frisar que a tecnologia não substitui o professor e nem tem essa ideia para o futuro, mas visa auxiliar e ser um complemento no aprendizado das crianças

O docente precisa estar antenado com as tecnologias que existem e estão aparecendo, ser curioso e interessado para aprender e dominá-las e só daí, estar capacitado para efetuar o ensino aos seus alunos através do universo digital. 

3 ideias de estratégias tecnológicas para educação infantil 

As estratégias que os professores podem utilizar, são baseadas em atividades que serão fundamentais e simplificadas para utilização tanto online quanto em sala de aula, com auxílio de computadores e tecnologias. Veja algumas dicas e ideias para fazer em aula:

Gamificação

A Gamificação é o processo em que os alunos podem aprender através de jogos virtuais, os famosos games. 

Muitos alunos podem achar matemática uma matéria chata e complicada, mas através de jogos com números e lógicas lúdicas e divertidas, ou seja, a informática na matemática, o aluno terá acesso a um aprendizado mais fácil e prazeroso com muito som, imagem e movimento. 

Sala de aula ao inverso

Nessa metodologia, o professor pode utilizar vários temas diferentes e direcionados a uma matéria específica, e pedir que os alunos façam pesquisas e apresentem online através de vídeos

A ideia nessa estratégia, é que o aluno seja estimulado a buscar informações sobre determinado assunto, aprenda a ter ideias e montá-las para ter sentido e saber como fazer apresentações. 

Laboratório de desenvolvimento

Muitas escolas possuem laboratórios de criação e desenvolvimento, um local em que os alunos podem criar e ter ideias inovadoras. Não existe limites para o pensamento.

Algumas escolas possuem aulas de robótica, onde criam protótipos desde robôs até programas e aplicativos, incentivando a curiosidade e até o talento a informática e programação de muitas crianças. 

O momento atual requer professores mais preparados, por isso, é primordial que você docente, continue se especializando e buscando conhecimento nas áreas da tecnologia digital, para dar aos seus alunos o melhor conteúdo e na EW Cursos, você encontra tudo isso.

Cursos em Educação Infantil da EW Cursos

A Educação Infantil tem evoluído assim como todas as metodologias e temáticas profissionais no mundo, e por isso, precisa se aprofundar no universo digital, se quiser preparar os pequenos desde cedo para o futuro. 

Nascidos em um mundo onde a tecnologia está a disposição com facilidade, as crianças da atual geração necessitam de professores comprometidos e conectados com o novo mundo da tecnologia. 

Na categoria Educação, o professor da educação infantil aprende os fundamentos da educação, além de matérias voltadas a tecnologia em sala de aula e melhores metodologias para atividades e envolvimento com os alunos. 

São cursos como: Psicologia da educação, Libras, Informática na matemática, Atendimento Educacional Especializado- AEE, Informática Aplicada a Educação, Introdução a Educação a distância e muito mais. 

Na EW Cursos, conte com conteúdo de qualidade e cursos livres 100% online e gratuitos, atualizados com o mercado de trabalho e perfeitos para sua capacitação e especialização profissional.

Além dos cursos desta categoria, você pode fazer qualquer um dos mais de 390 cursos oferecidos, tudo para seu currículo ficar ainda mais completo. 

Cursos de curta duração por até 12 meses e com opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Mude sua vida com os cursos online grátis EW Cursos. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos EW Cursos.

Leia também