5 Cursos para Profissionais de Logística

Aqui, vamos conhecer 5 cursos para profissionais de logística que estão em...

Publicado sexta, 15 de outubro de 2021
[Capa 5 Cursos para Profissionais de Logística]

Hoje em dia, existem muitos cursos para profissionais de logística, já que o setor só tem crescido todos os anos com o aumento considerável dos lucros do e-commerce.

Enquanto o setor cresce cada vez mais, fazer carreira nessa área pode ser uma boa forma de ter um bom futuro no mercado de trabalho.

As carreiras possíveis são distintas e a preparação do especialista passa por diversas etapas que vão desde a gestão até o próprio transporte na prática.

Aqui, vamos conhecer 5 cursos para profissionais de logística que estão em alta e que são muito buscados nesse mercado de trabalho tão crescente.

Especialização em Supply Chain

Supply Chain ou Cadeia de Suprimentos, em português é um dos cursos para profissionais de logística que estão mais em alta e são muitos buscados no mercado de trabalho dessas empresas especializadas nessa área.

Essa especialização é uma das que mais abrangem as áreas da logísticas que são conteúdos sobre transporte, comércio internacional, armazenamento e muitos outros inerentes à logística.

Na formação do Supply Chain, os estudantes aprendem a gerir estoques e desenvolvem suas capacidades de criar estratégias por trás dos trabalhos de entrega.

Desde o estoque até a entrega que é feita por transportes variados, tudo isso é aplicado na formação de um especialista em Cadeia de Suprimentos e o profissional especializado nessa área pensa em todas as etapas de um processo de entregas.

Gestão de transportes

Não existe logística sem transporte, por isso o gestor de transporte é essencial nessa área e sua formação está entre os cursos para profissionais de logística  de transporte que são mais importantes na área.

Essa parte é fundamental para o processo, já que tudo envolve o deslocamento dos produtos de uma empresa até o cliente, passando por rotas, custos fixos e variáveis de uma frota, entre outros aspectos essenciais na cadeia logística.

A pessoa formada em Gestão de Transportes está preparada para se tornar um especialista nos processos estratégicos de uma entrega que vão desde o carregamento até a chegada no destino da mercadoria.

Graduação em Logística

Os conteúdos acima podem ser encontrados em nível técnico, mas, nessa área podemos encontrar cursos para profissionais de logística de nível superior e, estamos falando do tecnólogo dessa área que é de nível superior e é focado na operação completa.

Essa formação atende à procura do mercado de trabalho de forma atualizada e dinâmica, com profissionais qualificados.

A graduação é completa e o conhecimento adquirido é de grande ajuda para os especialistas que atuam nessa área.

Em uma faculdade, os alunos vão desenvolver capacidades de gestão logística geral que envolvem o controle de estoque e a organização dos processos.

Comércio exterior

Em um mundo cada vez mais globalizado economicamente, muitas organizações trabalham com importação e exportação.

E, essa demanda precisa ser atendida por profissionais que tenham expertise para lidar com fornecedores estrangeiros que nos enviam produtos todos os meses.

Além disso, nessa área de formação, os alunos aprendem a lidar com possíveis compradores internacionais que exigem qualidade e certificações que atestem isso, afinal, clientes internacionais costumam ser muito exigentes.

Para atender as necessidades do comércio externo, o aluno aprende a fazer negociações e entende sobre leis internacionais que regem os transportes nessa escala.

Existem muitas regras, regulamentações e taxas que devem ser consideradas, por isso esse está entre os mais importantes cursos para profissionais de logística.

Gestão estratégica

A gestão estratégica também é um dos requisitos para profissionais de logística, já que estocar produtos e gerir rotas, seja por meio de mapas, seja com o auxílio de robôs digitais do FleetDesk, esses profissionais precisam ser especialistas na área, já que depende deles todo o desenvolvimento das rotas e distribuição para cada motorista.

Nesse curso, os estudantes estarão preparados para criar estratégias que buscam diagnósticos dentro das empresas, identificando quais as necessidades de cada operação.

Por isso, a proposta desse conteúdo é o aumento da produtividade em uma cadeia logística, desde a estocagem até as entregas finais.

Sem uma gestão pensada na redução dos custos e na diminuição do prazo de espera pelos clientes, a transportadora acaba não atendendo à crescente demanda de entregas que tem ocorrido atualmente.

Então, devo fazer algum dos cursos para profissionais de logística?

Vimos, então, a importância que o conhecimento tem para a logística e quais são os cursos que mais atendem a essa demanda de profissionais, por isso, cabe a cada um escolher quais as melhores maneiras de chegar ao objetivo que almeja.

Se a meta de alguém é ser dono de uma empresa de logística, então essa pessoa deve ter estudado, no mínimo, comércio exterior e graduação em logística, já que, um empresário de sucesso nesse ramo deve estar pronto para lidar com todo o processo que é envolvido nesse mercado tão essencial.

A tendência dessa área é de crescimento, já que, o aumento da procura por produtos virtuais faz com que esse mercado seja ainda mais promissor, então, quem pensa no futuro deve procurar os cursos para profissionais de logística que citamos acima antes de investir na área.

Leia também