7 dicas para viver uma vida mais sustentável

O termo vida sustentável se tornou bastante popular nos últimos anos, com o...

Publicado quarta, 16 de dezembro de 2020
[Capa 7 dicas para viver uma vida mais sustentável]

O termo “vida sustentável" se tornou bastante popular nos últimos anos, com o aumento da conscientização por uma vida mais saudável e a busca de um mundo mais limpo e com o uso de menos recursos naturais.

Em uma pesquisa da Nielsen, 42% dos consumidores no Brasil estão buscando novos hábitos de consumo, para reduzir os desastres ao meio ambiente. No mesmo estudo, percebeu-se que as pessoas estão buscando uma vida mais saudável, reduzindo gorduras, lactose e cafeína, além de fazerem mais exercícios físicos. Para mais de 74%, o foco é numa vida mais saudável.

Sustentabilidade é exatamente isso: viver mais feliz e saudável com menos e é possível começar a mudar nossos hábitos agora! Confira estas 7 dicas para viver uma vida mais sustentável e tenha mais qualidade de vida.

Aposte na reciclagem do seu lixo

O Brasil é atualmente, o quarto país que mais produz lixo no mundo! São mais de 79 milhões de toneladas de lixo por ano e deste número, apenas 1,28% é reciclado. A maior parte do lixo que poderia ser reciclado é composto de plástico, um montando de 2,4 milhões de toneladas.

Observando números tão assustadores, é hora de cada um de nós fazer sua parte por um mundo mais limpo e sustentável. Se você mora em um condomínio, por que não começar a incentivar todos os moradores a reciclar seu lixo? Basta disponibilizar lixeiras para cada tipo de item e uma vez na semana, levar este lixo em locais de reciclagem.

Outro tipo de lixo que pode ser reciclado e é orgânico é o óleo usado de cozinha. Depois de queimado ou utilizado muitas vezes, o óleo deve ser descartado, porém não deve ser lançado nas tubulações de esgoto, hábito que muitas pessoas possuem.

Esse hábito não só trás contaminação da água, mas também favorece entupimentos da rede de esgoto residencial. A dica é descartar o óleo em garrafas pet e levar em locais de reciclagem desse tipo de material. Com óleo usado, é possível fazer inúmeros produtos como sabão e até biodiesel. Aprenda a reciclar tudo por um mundo mais saudável!

Aprenda economizar mais água

Quando se fala em economia da água, a primeira coisa que vem a mente é a economia no bolso, mas vai muito além disso. A economia de água é um hábito que assim que começamos, não paramos mais, já que oferece inúmeros benefícios.

Tomar banho mais rápidos, armazenar água da chuva para lavar o quintal, trocar o vaso sanitário para uma bacia com caixa acoplada que economiza mais água, lavar roupa apenas uma vez na semana e molhar as plantas com regador, ao invés de mangueira, são algumas mudanças simples que não comprometem nossas vidas e podem contribuir para mais economia tanto da água quanto financeiro.

Faça uma mini horta em sua casa

7 dicas para viver uma vida mais sustentável

Comprar frutas, legumes e verduras numa feira é a alternativa mais comum para manter a despensa cheia, mas com preços cada vez mais elevados desses itens, que tal investir em uma pequena horta caseira e economizar com saúde?

Não é muito difícil fazer uma mini horta em casa, sendo que é possível fazer pequenos jardins verticais até em pequenas sacadas de apartamentos. Em lojas de jardinagem, é possível encontrar vasos especiais para plantar tomates, hortaliças como alface e até pequenas frutas em vaso.

Além de bonitos e um bom passatempo, as mini hortas ainda são mais saudáveis, já que não recebem qualquer tipo de agrotóxico e é feito para seu próprio consumo. Sem dúvida, uma ótima alternativa de vida mais sustentável.

Pratique a locomoção alternativa

Se você tem carro, sabe como ele facilita tudo na nossa vida, nos levando para onde queremos ir, trazendo conforto, segurança e status.

Mas já pensou seriamente em deixá-lo mais tempo na garagem e apostar em uma locomoção alternativa?

Bicicleta, a pé e até de skate, são opções de transporte alternativo que podem ser possíveis para sua necessidade, evitando outras formas de transporte como ônibus ou carro particular, diminuindo assim a emissão de gases tóxicos na atmosfera.

Além de serem alternativas que você pode pensar com mais carinho em nome de um mundo com menos poluição, ainda oferecem benefícios a saúde como emagrecimento e melhor oxigenação do sangue.

Se possível, torne-se vegetariano ou vegano

Apesar de polêmico, é um assunto que vale a reflexão. A maioria de nós está acostumada com a ideia de consumir carne, mas seu consumo não é exclusivo (já que existe outros alimentos com proteína suficiente para substituí-la) e as formas de abate dos animais de corte, é cada vez mais violento, sem contar o uso de substâncias que podem trazer riscos a nossa saúde.

Por isso, comece a pensar na ideia de comer menos carne ou nenhuma a médio e longo prazo. Comece aos poucos, diminuindo o consumo até não ser mais dependente. Você perceberá em seu corpo e em exames, uma melhora brutal em seu estilo de vida.

Escolha eletrodomésticos e eletrônicos sustentáveis

Atualmente o mercado tem desenvolvido tecnologias e produtos que usam menos água em sua fabricação, menos energia e até menos componentes, tudo para evitar menos lixo quando estes forem descartados ou sejam mais fáceis de serem consertados.

Opte por esse tipo de produtos e para saber quais são eles, observe a descrição do fabricante nas lojas ou na internet, além das etiquetas. Invista em qualidade que se estenda a tudo em sua casa e sua vida.

EW Cursos- Sustentabilidade

Cada dia que passa, percebemos a necessidade de viver uma vida com mais sustentabilidade. Para aprender como agir nesses novos tempos e se beneficiar do que a sustentabilidade pode oferecer para sua vida, os cursos online na categoria Sustentável da EW Cursos, são perfeitos para você!

São 3 cursos que tratam sobre o assunto de sustentabilidade, meio ambiente e desenvolvimento social. A EW Cursos é uma escola online que oferece estes e mais de 600 cursos 100% para seu aprendizado e o melhor, com opção de certificado válido em todo Brasil.

Matricule-se já na EW Cursos e conte com curso online com certificado e feitos para despontar sua carreira profissional. Não deixe o futuro para depois! Invista agora nos cursos online EW Cursos.

Leia também