fazer login

O que faz um Corretor de Imóveis e 6 dicas para a profissão

Profissão com boa margem financeira, tranquilidade em trabalhar e ganho de...

Publicado quinta, 10 de dezembro de 2020
[Capa O que faz um Corretor de Imóveis e 6 dicas para a profissão]

Profissão com boa margem financeira, tranquilidade em trabalhar e ganho de experiência e sucesso, a profissão de Corretor de Imóveis é uma das mais requisitadas nos últimos anos.

A profissão é muito versátil, pois até outros profissionais podem exercê-la. Pesquisas mostram que mais de 80% dos estudantes de corretagem ou que pretendem seguir na carreira, possuem profissões em outras áreas como medicina e advocacia por exemplo.

Isso mostra como a profissão de Corretor de Imóveis é desejada e uma opção para um mercado cada dia mais competitivo. Mas assim como qualquer outra área, é necessário se qualificar e conhecer bem o mercado. Conheça neste artigo como é o mercado da Corretagem de Imóveis, o que faz um corretor de imóveis e 6 dicas para o sucesso na profissão.

O que é o que faz um Corretor de Imóveis

O profissional Corretor de Imóveis, faz a intermediação entre vendedores e compradores de imóveis. Além de divulgar imóveis, o corretor faz todo processo de visitação, documentos e conclusão da venda.

Este profissional está apto a comercializar imóveis na área urbana ou rural, imóveis novos e usados, além daqueles que podem ser financiados ou não. O corretor está apto também, a fazer a intermediação de aluguéis, auxiliando locatários e locadores, de forma legal, dando segurança as ambas as partes.

Qual formação exigida

Ao corretor de imóveis, é exigido a inscrição ao CRECI- Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Esta inscrição é obrigatória, pois o CRECI autoriza, instrui e certifica os profissionais para atuarem no ramo, em qualquer lugar do Brasil.

Além disso, através do Creci, o Corretor de Imóveis passa credibilidade e segurança aos compradores e vendedores, tanto no anúncio de imóveis reais, até a conclusão da compra, venda ou locação, de forma legal e justa.

O Corretor de imóveis pode, também, ter formações a nível de graduação, como é o caso do curso em bacharel de Ciências Imobiliárias. O curso constitui em uma formação em até 4 anos, mas para uma formação mais rápida e com conteúdo similar, o estudante fazer o curso em tecnólogo em Gestão Imobiliária, curso com até 2 anos. O curso técnico em Transações Imobiliárias, possui até 1 ano e meio e cede o CRECI, sendo importante para todos os alunos, independente de sua formação.

O profissional Corretor de Imóveis não é obrigado a ter uma formação em graduação, apenas pelo CRECI, porém, quanto mais qualificações possuir, melhor será seu trabalho, além de ser um profissional cada vez mais completo.

Curiosidades sobre a profissão de Corretor de Imóveis

O que faz um Corretor de Imóveis e 6 dicas para a profissão

A profissão de Corretor de Imóveis não possui salário fixo, salvo em grandes imobiliárias e empresas de empreendimentos imobiliários de grande porte.

Em geral, o corretor de imóveis trabalha e ganha por comissão, ou seja, cada imóveis vendido ou alugado, o profissional recebe proporcional a uma porcentagem previamente definida.

Por esse motivo, o corretor de imóveis precisa estar sempre atento a seus ganhos e gastos, para ter sempre como se manter. Outra curiosidade sobre a profissão, é que o corretor pode trabalhar como corretor independente, tendo flexibilidade de horário e mais tranquilidade em trabalhar.

Dicas para corretores de imóveis iniciantes

Durante o período de curso, o aprendiz em Corretagem de imóveis, deve fazer um estágio para aprender na prática como é o dia a dia de um corretor de imóveis. Para começar na carreira com o pé direito, daremos algumas dicas para corretores de imóveis iniciantes:

1 - Vença a timidez- Para pessoas que sofrem com a timidez, a profissão de corretor de imóveis pode ser um incentivo a investir em mais socialização e deixar de lado a vergonha em dialogar.

É preciso gostar de se relacionar com pessoas diferentes, saber se expressar e ter uma atitude otimista, respeitável e amigável, se quiser conquistar clientes.

2 - Aprenda a negociar- No curso de corretagem, o profissional aprende estratégias e técnicas de negociação, porém é na prática que se aprende como fazer concessões, parcerias e negociar valores e condições.

3 - Crie sua caderneta de contatos- Bons corretores de imóveis possuem uma carteira de clientes, com nome, endereço e dados importantes, para oferecer novas oportunidades ou fazer intermediações. Fazer isto, porém, requer tempo e experiência, além de uma dose de simpatia, que faça com que os clientes tenham total confiança em você.

4 - Tenha sempre um pé de meia- O corretor de imóveis deve saber que para trabalhar nessa profissão, ele deverá ter sempre dinheiro guardado e garantido, principalmente se não receber salário, o que acontece na maioria dos casos.

A profissão geralmente gera ganhos financeiros de média para alto, porém é necessário estar envolvido em muitos empreendimentos, para garantir pelo menos, uma venda por mês.

5 - Atenda seus clientes com o que ele quer e precisa- O cliente que está em busca de um imóvel, muitas vezes não sabe exatamente o que quer em uma casa. Por isso o corretor intermedia mostrando aquilo que ele imagina, mas também opções próximas ao gosto dele, oferecendo valor e qualidade.

Ouça o cliente e faça uma busca dentro do perímetro que ele está focado. Ofereça outras propostas que estejam dentro das condições dele, mas que possam ser mais vantajosas.

6 - Conheça o mercado de sua região- Cada região possui um mercado imobiliário diferente. Por isso é fundamental conhecer bem as necessidades locais e onde estão situadas as melhores oportunidades, dando estas opções aos seus clientes.

Corretor de Imóveis- EW Cursos

Antes de investir na carreira profissional de Corretor de Imóveis, é interessante conhecer como o mercado funciona e as atividades desse profissional. A EW Cursos, escola online com mais de 600 cursos online, oferece o curso online Corretor de Imóveis para você conhecer a profissão e investir da maneira certa.

O curso online Corretor de Imóveis é 100% online e perfeito para quem está começando em uma nova profissão ou se atualizando para novas oportunidades profissionais. Através dele, você se prepara para os cursos profissionalizantes de qualificação.

Matricule-se já na EW Cursos e conte com curso online com certificado válido em todo país! Não deixe o futuro para depois. Invista agora nos cursos online EW Cursos!

Leia também