A importância da Biossegurança: saiba o que é e cursos relacionados para esse mercado

Para entendermos melhor o assunto, falaremos neste artigo sobre a...

Publicado quarta, 27 de julho de 2022
[Capa A importância da Biossegurança: saiba o que é e cursos relacionados para esse mercado]

Desde que a Covid-19 chegou no mundo no final de 2019 e matou mais de 6 milhões de pessoas, a Biossegurança se tornou um assunto fundamental para ser discutido.

Enquanto boatos diziam que houve uma falha de segurança biológica em Wuhan na China, causando o vazamento do vírus da covid em todo planeta, outros acreditam que o problema é bem mais complexo, com a mutação do vírus, de uma família viral já conhecida há mais de 50 anos. 

Independente de qual a situação real, é notório que tanto este novo vírus quanto os outros milhares de micro-organismos que matam todos os dias, são motivos para termos mais preocupações com o futuro e mostra como é importante a biossegurança para mais saúde e a longevidade da raça humana no planeta.

Para entendermos melhor o assunto, falaremos neste artigo sobre a Biossegurança e todos os cursos que você deve ficar ligado, para começar a atuar nessa carreira que está crescendo cada vez mais no mundo. 

O que é Biossegurança?

A Biossegurança tem o papel de determinar os graus de risco e as diretrizes para evitar o vazamento de substâncias químicas, biológicas, radioativas e físicas, além de ergonômicas. 

A prevenção através da biossegurança é vital para evitar situações graves onde estas substâncias possam contaminar o ar, água e superfícies. Estes riscos de biossegurança são classificados por seu grau de alta importância pela ONU- Organização das Nações Unidas

A Biossegurança como conceito, tornou-se mais popular a partir da década de 70, quando a engenharia genética tomava força e forma.

Como a Biossegurança funciona no dia a dia?

A Biossegurança estabelece normas e a importância de cada situação, ou seja, determinando as mais graves e as com menos riscos. Estas normas analisam cada profissional que faz o manuseio dos materiais, onde ele atua, sua idade, sexo e condições físicas para atuar naquela área. 

Além desses pontos, são avaliados, também, os aparelhos usados e disponíveis, como é feito o descarte dos materiais, além dos micro-organismos envolvidos, seja no manuseio ou que podem aparecer durante a manipulação. 

Nesse caso, é analisado, inclusive, os perigos que esse micro-organismo pode oferecer, como ele pode ser transmitido.

A importância e objetivos da Biossegurança

A Biossegurança estabelece procedimentos que visam a segurança das pessoas, ambientes e a garantia de manejo dos micro-organismos com consciência.

4 pontos de importância são destacados na Biossegurança. São eles:

  1. Exposição dos profissionais aos agentes químicos e biológicos de forma segura;
  2. Treinamento e qualificação adequada destes profissionais;
  3. Infraestrutura adequada com a legislação local e mundial para segurança biológica;
  4. Práticas qualificadas em laboratórios, hospitais e empresas químicas, sejam públicas ou privadas.

Essas práticas visam a segurança de todos os envolvidos no manuseio de micro-organismos, assim como áreas que podem ser acessadas por esses materiais. 

Na maioria dos casos, doenças e a contaminação de locais são os tipos de acidentes mais comuns nesse quesito. 

Em busca de um futuro com menos erros e vazamentos de contaminação do gênero, mostra-se necessário que os profissionais sejam ainda mais capacitados, com conhecimento e treinamento para evitar tais problemas que podem ser letais a toda humanidade. 

Cursos online em Biossegurança

A EW Cursos está sempre a frente da concorrência, oferecendo cursos que estão em alta e possuem longevidade no mercado. 

Se você pretende seguir a carreira em Biossegurança, confira alguns cursos que possuímos que ajudarão em sua profissão:

Curso Genética- Leis de Mendel

Nossas características genéticas são direcionadas através de dois genes que separados, formam os gametas e na fecundação, existe a união de ambos, para o desenvolvimento de uma nova. 

Tal ensino é descrito pelas leis de Mendel, filósofo e estudante do comportamento das plantas e biologia, atuando como professor entre 1843 e 54, onde fez experimentos e criou suas leis tão importantes até os dias atuais. No curso Genética- Leis de Mendel, o aluno entenderá como são essas leis e como são aplicadas atualmente na genética. 

Microbiologia

Neste curso, o aluno terá a opção de escolher um dos 4 tipos de estudos voltados aos micro-organismos:

Hematologia

O curso online Hematologia, trata sobre todas as informações básicas sobre medula óssea, leucócitos e plaquetas, além do hemograma completo. Indicado para enfermeiros e profissionais da medicina e biologia. 

Na EW Cursos, faça todos os cursos gratuitamente e com opção de certificado para seu currículo ficar mais atrativo para o mercado. 

Cursos Biologia online da EW Cursos

A Biossegurança é um fato de suma importância para o mundo atual, até mesmo para qualquer outro momento de nosso planeta e existência, mostrando que o futuro, necessita de uma segurança biológica maior e mais clara, para garantir a cura de doenças e o combate de vírus.

Através dos cursos Biologia online grátis EW Cursos, o aluno terá a seu dispor 13 cursos livres perfeitos para áreas da biologia e saúde, para estar apto para atuar em profissões relacionadas a laboratórios, clínicas e hospitais, além de postos e para pesquisas específicas para saúde. 

A EW Cursos oferece cursos 100% online e gratuitos, perfeitos para você começar na sua carreira profissional ou aperfeiçoar seus conhecimentos, em busca de novas oportunidades dentro de sua área de atuação. 

Aqui, encontre cursos de Interpretação de exames laboratoriais, microbiologia, farmacologia, genética e nutrição. Cursos de curta duração, para você concluir com rapidez e deixar seu currículo mais completo para o mercado de trabalho.

Conte com a EW Cursos que é referência em cursos online no Brasil, com mais de 380 cursos para você escolher e potencializar seus conhecimentos. Alcance seus objetivos profissionais. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online EW Cursos. 

Leia também